Por G1 Vales de Minas
27/11/2018 10h12
Segundo PC, dois empresários de Caratinga e dois funcionários públicos, um deles secretário municipal de saúde à época, faziam parte de esquema que fraudou licitações entre 2014 e 2015
Três pessoas foram presas na manhã desta terça-feira (27) durante a operação Tarja Preta que investiga fraude na aquisição de materiais hospitalares e medicamentos em Teófilo Otoni entre os anos de 2014 e 2015.
Segundo a Polícia Civil, a fraude teria sido realizada por dois funcionários da prefeitura de Teófilo Otoni, sendo um deles secretário municipal de saúde na época, e por dois empresários do ramo farmacêutico em Caratinga. A ação foi realizada nas duas cidades e a polícia não informou quem são os presos.
De acordo com a órgão, foram expedidos cinco mandados de busca e apreensão e quatro de prisão temporária, mas um dos investigados está fora do país. Também foi expedido mandados de sequestro e bloqueio de bens e valores dos investigados, visando restituição de R$ 1,5 milhão aos cofres públicos.
O delegado regional Washington Souza Filho informou que as investigações começaram há cerca de dois anos. “A medida que nós investigávamos ia revelando o esquema, no qual realizavam fraude nas licitações para a compra de medicamentos. Alguns desses medicamentos possuíam preços superfaturados, outros sequer eram entregues, mas o pagamento era realizado”, revela o delegado
Os investigados podem responder pelos crimes de dispensa de licitação fora das condições previstas em lei, associação criminosa, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro e corrupção passiva e ativa.
O G1 não conseguiu contato com representante da administração anterior.
O governo de Minas Gerais realizará, às 11h de hoje (27), às 11h, no Palmeiras Country Clube, Bairro de São José, em Teófilo Otôni, a cerimônia de entrega da Comenda que leva o nome do político e patrono da cidade. Neste ano, o orador do evento será o secretário de Estado de Cultura, Ângelo Oswaldo.
Instituída em 2007, a honraria deveria homenagear pessoas e instituições que atuam em prol do desenvolvimento político, cultural, econômico e social das regiões Norte e Nordeste de Minas Gerais, e dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri. A cerimônia acontece sempre no dia 27 de novembro, em homenagem ao nascimento de Teófilo Ottoni.
Não se sabe a razão, mas a cerimônia acontecerá sem ter recebido divulgação.
AGRACIADOS DESCONHECIDOS
Com pouquíssimos nomes (apenas cinco) conhecidos na cidade, esta é a vasta lista dos agraciados com a comenda: Gério Patrocínio Soares (defensor público-geral do Estado de Minas Gerais), Marco Antônio de Rezende Teixeira (secretário de Estado da Casa Civil e de Relações Institucionais), Leida Calegário de Oliveira (pró-reitora de Graduação da UFVJM), Fernando Costa Archanjo (pró-reitor de Administração da UFVJM), José Eduardo Terra Vallory (prefeito de Capitólio), Gilnádio Rodrigues da Silva (prefeito de Umburatiba), padre Jaidson Martins Pereira (pároco da Paróquia São Francisco de Assis em Teófilo Otôni), Ivan Luduvice da Cunha (presidente da Associação dos Procuradores do Estado de Minas Gerais), Carlos Capristrano (delegado-geral de Polícia Civil), César Augusto Monteiro Alves Júnior (delegado-geral de Polícia Civil), Elisa Augusta de Andrade Farina (presidente da Academia de Letras de Teófilo Otôni), Guilhermina Brandão Simões (vice-prefeita de Serro), Arthur Maia Amaral (diretor executivo do Servas), Evandro Xavier Gomes (chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Cultura), Sandra Márcia Chagas Brandão (assessora do governador), Lázaro Roberto da Silva (gestor público), Fernando de Carvalho Porto (bacharel em Direito), Marcelo Rocha (administrador), Hermann Paulo Marx (médico), Lúcia de Fátima Santos Ribeiro (médica), Priscila Bernardina Miranda Soares (médica), Marilene Alves de Souza “Leninha” (Bióloga), Fany Moreira (professora), Ana Íris Teixeira Silveira “Titane” (cantora), Coro Meninos de Araçuaí, José Ottoni Soriano de Souza (médico, In memoriam)e Darcy Ribeiro (médico e escritor, In memoriam). (Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo de Minas – Foto: na internet, livre publicação)