quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

Vídeos mostram pancadaria generalizada na Feira dos Importados

 Nas imagens registradas, é possível ver um homem fugindo de um grupo, entre os quiosques

ATUALIZADO 03/12/2020 12:27

Briga generalizadaREPRODUÇÃO

Lojistas e clientes filmaram uma pancadaria generalizada ocorrida na Feira dos Importados, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), nesta quarta-feira (2/12). A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) foi acionada para atender a ocorrência de vias de fato, por volta das 12h50.

Segundo a corporação, houve uma discussão entre um feirante e um consumidor no corredor central da feira. Já os responsáveis pelo espaço dizem que a briga foi entre dois comerciantes que trabalham no local. Quando a PMDF chegou ao local, as pessoas envolvidas na confusão haviam fugido do local.

Nas imagens registradas, é possível ver um homem correndo entre as bancas, perseguido por um grupo. Logo depois, começa a briga. Um dos envolvidos ficou com o rosto ensanguentado, enquanto algumas pessoas gritavam pedindo ajuda.

1

A administração da feira e os brigadistas não souberam informar o motivo da confusão. A ocorrência foi resolvida no local e não houve registros de novas brigas.

Veja as imagens:


seta-imagem-animada-0182

Diogo Mainardi é condenado a pagar R$ 70 mil por informações falsas sobre ex-diretor da ANP

5 de dezembro de 2020 Por alan.alex@painelpolitico.com

A liberdade de imprensa não é um direito absoluto e deve ser exercida sem abusos, ou seja, no limite a não atingir direito da personalidade constitucionalmente garantido ao cidadão, pena do autor e do propagador da notícia serem civilmente responsabilizados pelo dano decorrente do abuso.

 

Com base nesse entendimento, o juízo da 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Espirito Santo decidiu condenar a editora Abril e o jornalista Diogo Mainardi a pagar uma indenização de R$ 70 mil a Victor de Souza Martins, ex-diretor geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP), a sua mulher, Josenia Bourguignon Seabra, e a empresa Análise Consultoria e Desenvolvimento

 

No entendimento dos desembargadores, a condenação foi justificada por conta da negligência do jornalista com informações consideradas inverídicas. Na ocasião, Mainardi publicou uma série de informações falsas sobre uma suposta operação da Polícia Federal para apurar desvios de royalties da Petrobras e da qual Martins seria alvo.

 

“Não há nenhum documento oficial que revele a iminente deflagração, àquela época, da operação mencionada na matéria jornalística publicada pelos réus ou mesmo que o autor Victor de Souza Martins teria sido investigado por suspeita de comandar esquema de corrupção na Petrobras, utilizando-se da estrutura e do comando da própria ANP”, revela o desembargador relator, Annibal de Rezende Lima em seu voto.

 

O ex-diretor da ANP foi representado pelo advogado Guilherme Domingues de Oliveira.

 

Via Conjur

https://politico.painelpolitico.com/diogo-mainardi-e-condenado-a-pagar-r-70-mil-por-informacoes-falsas-sobre-ex-diretor-da-anp/


                                                                           


#Verificamos: É falso que trecho da Ferrovia Norte-Sul em vídeo viral foi construído por Bolsonaro

Repórter (especial para a Lupa) | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
09.DEZ.2020 | 16H13 |

Circula no WhatsApp vídeo que mostra um trem passando pela cidade de Mara Rosa, em Goiás. A gravação é acompanhada de um texto que diz que essa seria uma “obra de Bolsonaro”. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

“Começam os trens a circular pela ferrovia Norte-Sul”

Trecho de mensagem compartilhada no WhatsApp

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. Os trens não começaram a circular no trecho destacado pelo vídeo neste ano. Desde 1º de agosto de 2019, a Rumo já coordena a circulação de composições no trecho da ferrovia entre Porto Nacional (TO) e Estrela d’ Oeste (SP), região em que fica localizada a cidade de Mara Rosa, citada no vídeo. O Ministério da Infraestrutura e a Rumo confirmaram essas informações em nota.


“Obra de Bolsonaro”

Trecho de mensagem compartilhada no WhatsApp

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. A obra não é do governo atual. O trecho destacado no vídeo foi concluído em 2014. A concessão foi realizada pela atual gestão, porém, ela já havia sido prevista desde 2018. De acordo com o site do Ministério da Infraestrutura, o edital para concessão da ferrovia foi aberto em 30 de novembro de 2018. Conforme o aviso do lançamento do edital, publicado no dia 28 de novembro de 2018 no Diário Oficial da União, o leilão para a concessão do trecho já estava previsto para o dia 28 de março de 2019, como também é informado no site do ministério.

Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco pelo número +55 21 99193-3751.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? CLIQUE AQUI E FALE COM A IFCN

 

https://piaui.folha.uol.com.br/lupa/2020/12/09/verificamos-ferrovia-norte-sul-inaugurado-bolsonaro/

Nenhum comentário:

Postar um comentário