quarta-feira, 29 de março de 2017

Audiência Pública na Câmara Municipal discutiu Reforma da Previdência

TEÓFILO OTONI – Foi realizada na noite desta quarta-feira (22), no plenário da Câmara Municipal, uma Audiência Pública que discutiu a Reforma da Previdência proposta pelo Governo Federal. A reunião foi convocada a pedido do vereador Filipe Costa (PSD) e aprovada por unanimidade pelos demais vereadores. Os trabalhos foram presididos pela mesa diretora, composta pelo presidente Fábio Lemes (PTdoB), o secretário Gabriel Gusmão (PTdoB), e os vereadores Filipe Costa e Raulino do Sindicato (PT).
Na ocasião, Filipe afirmou que o momento exige que todos tomem posição e conclamou a participação popular para discutir a Reforma da Previdência que, segundo o vereador, é uma afronta à classe trabalhadora. Em seu discurso, Costa destacou que o governo está querendo acabar com a rede de direitos sociais dos trabalhadores.
“Todos serão atingidos com a reforma e, principalmente, a classe trabalhadora, que perderá todos os direitos conquistados ao longo de muitos anos de luta”, destacou.
O presidente da Câmara Municipal, Fábio Lemes, ratificou o discurso do colega, ao enfatizaru a importância de que os vereadores se posicionem oficialmente e se unam contra a reforma da Previdência.
“É importante que cada vereador se apresente diante da população que lhe elegeu, demonstrando que está do lado do povo trabalhador”, pontuou.
Debate
Representantes de associações, sindicatos e movimentos sociais também participaram da Audiência Pública. Entre os presentes, Márcio Barbosa dos Reis, representante da Associação dos Funcionários Fiscais do Estado de Minas Gerais.
“Uma das principais mudanças, e que causa maior controvérsia é a idade mínima para a aposentadoria. Para ter direito a 100% do valor do benefício será necessário somar 49 anos de trabalho. Os servidores públicos e trabalhadores rurais serão afetados pela idade mínima. Também não será admitida aposentadoria acumulada com pensão e aposentadorias em regimes diversos. Esses são alguns dos pontos que trouxemos para discussão durante a audiência”, revelou.
Na sequência, Fábio Lemes ressaltou que o debate sobre a reforma da Previdência vem se intensificado no país, e explicou que este foi o primeiro de uma série de encontros que ainda serão realizados na casa, devido à complexidade do tema e a importância de se levantar o entendimento sobre o assunto. Os integrantes da mesa e demais parlamentares também fizeram breves apresentações sobre o histórico da aposentadoria, as leis trabalhistas, e propostas de mudanças, além, claro, da necessidade de discussão da reforma com toda a sociedade.
Por fim, o vereador Filipe Costa, autor da proposta de realização da Audiência Pública, encerrou os discursos demonstrando satisfação com o resultado final do encontro.
“Tínhamos um objetivo e ele foi cumprido. Além de informar, viemos coletar o máximo de assinaturas dos vereadores para um encaminhamento que será feito aos deputados majoritários e ao Congresso, solicitando que eles avaliem o clamor da população e as propostas discutidas durante esta reunião e votem contra a reforma” finalizou.
(Fotos crédito: Boy Fotógrafo)

 http://www.diariodeteofilootoni.com.br/?p=18165

Nenhum comentário:

Postar um comentário