sábado, 19 de dezembro de 2020

Galo não joga e pode perder a vice-liderança para o Flamengo no domingo

 Se vencer no domingo, o Flamengo toma a segunda colocação do Galo, que vai ter ao todo 10 dias de preparação para enfrentar o Coritiba, que está no Z-4.

Vargas

A derrota por 3 a 0 para o São Paulo, na quarta-feira (16), foi como um balde de água fria para o torcedor atleticano. O Galo viu o líder São Paulo disparar na liderança com sete pontos de vantagem e, ainda, precisa se preocupar com o Flamengo que está na cola. O time carioca tem dois jogos e um ponto a menos que o Atlético no Campeonato Brasileiro. O Flamengo enfrenta o Bahia, que briga para não cair, neste domingo (20). Uma vitória tira a vice-liderança do Galo.

O Atlético tem apenas um ponto a mais que o Flamengo, mas, por ter uma vitória a mais, que é o primeiro critério de desempate, um empate do rubro-negro não tira a segunda colocação do Galo. O Flamengo está há quatro partidas sem perder e a última derrota foi justamente para o time mineiro. No segundo turno, levou uma goleada de 4 a 0, no Mineirão.

O São Paulo, líder isolado com 53 pontos, é o principal time a ser batido e, de acordo com o Departamento de Matemática da UFMG, tem 65,5% de chances de ser campeão. A vitória em cima do Galo fez a probabilidade de título tricolor aumentar e, a do Atlético, diminuir. O Galo tem agora apenas 7,7% de chances. Apesar de estar na terceira colocação, o Flamengo, que tem dois jogos a menos, tem maior chance de título. Segundo a UFMG, o rubro-negro tem 16,3% de probabilidade de conseguir o bicampeonato.

Apesar da desvantagem estatística, o Galo tem um caminho mais tranquilo do que os adversários, pelos menos quando o assunto é o número de jogos.  O São Paulo, que também disputa a Copa do Brasil, vai ter, pelo menos, 14 jogos até o fim do Brasileirão. O número de partidas pode ser maior, se o tricolor se classificar para a final da outra competição nacional.

O Flamengo, assim como o Galo, disputa apenas o Brasileirão, então se dedica com exclusividade ao campeonato, porém, diferente do Atlético, ainda vai disputar a partida da 26ª rodada, contra o Bahia, no Maracanã e, ainda, precisa fazer uma partida adiada da 23ª, com o Grêmio, também no Maracanã. O jogo será apenas em 27 de janeiro de 2021, entre a 32ª e a 33ª rodada do Brasileiro.

Dos três primeiros colocados, clubes que têm maiores chances de título, o Galo é o que vai fazer menos jogos. Com dois confrontos a menos que o Flamengo até fevereiro, o Atlético tem 12 duelos pelo caminho. Essa “tranquilidade” no calendário pode ser boa para evitar o desgaste físico do elenco, mas também pode prejudicar a equipe de Sampaoli em relação ao ritmo de jogo, já que ficará um longo período sem entrar em campo. 

O próximo desafio do Atlético é só no sábado (26), contra o Coritiba, no Mineirão. A partida do primeiro turno terminou com uma vitória do Galo por 1 a 0, no Couto Pereira. O Coxa está na zona rebaixamento, sete pontos atrás do Bahia, primeiro fora do Z-4

Galo não joga e pode perder a vice-liderança para o Flamengo no domingo | SUPERFC

Nenhum comentário:

Postar um comentário