quarta-feira, 24 de julho de 2013

Papa Francisco chega ao Brasil

Para JMJ em sua 1ª viagem internacional

No primeiro dia, pontífice desfilará de papamóvel e será recebido por Dilma.
Papa preside a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Rio de Janeiro.

Do G1 Rio
GNews - Avião do Papa no Galeão (Foto: GloboNews) 
Avião do Papa pousa no Galeão, no Rio de Janeiro
(Foto: Reprodução/GloboNews)
O Papa Francisco chegou ao Brasil às 15h43 desta segunda-feira (22). O avião Airbus A330 da Alitalia, que saiu do Aeroporto de Fiumicino, próximo a Roma, às 8h55 no horário local (3h55 em Brasília), pousou no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro.
Acompanhe a cobertura em tempo real
Em sua primeira viagem internacional desde que foi escolhido sucessor de Bento XVI, o pontífice argentino vai presidir a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que ocorre no Rio, além de cumprir agendas diplomáticas e ir até Aparecida (SP).
Do Galeão, o Papa irá em carro fechado até a Catedral Metropolitana de São Sebastião, no Centro do Rio. De lá, segundo a agenda oficial, vai de papamóvel até o Theatro Municipal, em seu primeiro desfile pela cidade, percorrendo as avenidas República do Chile, Rio Branco, Rua Araújo Porto Alegre, Avenida Graça Aranha, Nilo Peçanha e novamente a Rio Branco.
Depois, Francisco irá até o 3º Comando Aéreo Regional (Comar) em carro fechado e, na sequência, vai de helicóptero até o Palácio Guanabara, em Laranjeiras, na Zona Sul, onde será recepcionado pela presidente Dilma Rousseff e outras autoridades.
Nos sete dias em que ficará no país, Francisco fará pelo menos 15 pronunciamentos. A expectativa de especialistas é que ele quebre protocolos e faça pregações emblemáticas para reforçar suas posições frente aos desafios da igreja. Cerca de 5,5 mil jornalistas acompanham a visita, 2 mil da imprensa internacional.
Agenda
Nesta terça-feira (23), Francisco passa o dia descansando, sem compromissos oficiais. Na quarta (24), a agenda do Papa começa com uma visita a Aparecida, no interior de São Paulo. Na cidade, ele celebra uma missa no Santuário Nacional e almoça no Seminário Bom Jesus. São esperados 200 mil fiéis.

  •  
Arte mapa trajeto papamóvel papa centro do Rio (Foto: Editoria de Arte/G1)
O retorno para o Rio de Janeiro está marcado para as 16h. No fim da tarde, o pontífice visita o Hospital São Francisco de Assis. O Papa deve inaugurar o Polo de Atenção Integrada da Saúde Mental (PAI) para acolher dependentes químicos, de álcool e drogas.
O primeiro ato da JMJ com participação do Papa será na quinta-feira (25). Pela manhã, o Papa participa de uma missa privada no Sumaré. Depois, vai ao Palácio da Cidade, em Botafogo, para abençoar a bandeira olímpica e paraolímpica. Por volta das 11h, o compromisso é uma visita à comunidade da Varginha, na Zona Norte. Às 17h, vai à Praia de Copacabana, onde será celebrada a Festa da Acolhida com os jovens.
A sexta-feira (26) também começa com uma missa fechada no Sumaré. Após a oração, o Papa vai à Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, encontrar com um grupo de jovens selecionados pela igreja e que vão se confessar com Francisco. Haverá então um breve encontro com alguns jovens detentos no Palácio Arquiepiscopal São Joaquim.
A oração do Ângelus será feita no Palácio São Joaquim, residência do arcebispo do Rio. Também está prevista uma saudação ao Comitê Organizador da Jornada. No fim da tarde, o Papa vai à Praia de Copacabana, onde será realizada a Via Sacra.
No sábado (27), a manhã começa com uma missa com bispos na Catedral de São Sebastião. Por volta das 11h30, o Papa se reúne com membros da sociedade civil no Theatro Municipal. Após o ato, ele almoça com bispos e cardeais. No início da noite, o Pontífice vai a Guaratiba para a Vigília de Oração.
No domingo (28) de manhã, o Papa retorna a Guaratiba para realizar a Missa de Envio, marcada para as 10h. À tarde, após um almoço com sua comitiva, Francisco tem um encontro com a coordenação do Conselho Episcopal Latino-Americano. O Papa se reunirá ainda com voluntários da JMJ, no Riocentro, e participará da cerimônia de despedida, agendada para as 18h30. O embarque para Roma está previsto para as 19h.
Segurança e protestos
Os protestos realizados desde junho pelo país motivaram ajustes nos planos de segurança para a visita, mas o Vaticano assegurou na quarta (17) que não havia motivo para preocupação. Francisco inclusive dispensará o uso de papamóvel blindado.

infograficos_papamovel_papa (Foto: Editoria de Arte/G1)
O Exército informou que estará em todas as áreas da jornada e que pessoas mascaradas ou com os rostos cobertos serão impedidas de entrar na celebração com o Papa no Campo da Fé, em Guaratiba, na Zona Oeste do Rio.
Durante a passagem de Francisco pelo Rio, a Operação Papa mobilizará cerca de 13,7 mil homens, 10,2 mil das Forças Armadas, 1,3 mil homens da Força Nacional de Segurança, além de agentes e policiais dos Órgãos de Segurança e Ordem Pública. A Polícia Militar do Rio afirma que vai empregar 14 mil homens para fazer o patrulhamento da cidade.
No planejamento de segurança adotado pela Secretaria Extraordinária de Grandes Eventos, vinculada ao Ministério da Justiça, Copacabana é considerada a área mais complexa, já que o bairro deve receber cerca de 2 milhões de pessoas na Via Sacra, que será realizada no dia 26 e terá a presença do Papa Francisco. Mais de 10 mil agentes, entre policiais federais, rodoviários federais, civis, bombeiros, trânsito e defesa civil vão atuar no esquema

  G1
JMJ Rio 2013
Papa celebra hoje sua primeira missa pública no Brasil
Pontífice chega a Aparecida, SP, nesta manhã e rezará missa em Basílica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário