terça-feira, 23 de julho de 2013

Teófilo Otoni: o homem que queria ligar

Minas ao mar...


por Matheus Mourão
Igreja Nossa Senhora da Imaculada Conceição
Igreja Nossa Senhora da Imaculada Conceição, em Teófilo Otoni
Princesinha do Vale do Jequitinhonha, ou simplesmente Teófilo Otoni – como é mais conhecida por todos –, tem hoje em sua cultura uma certa falta de incentivo em relação ao entretenimento e ao lazer proporcionados aos seus habitantes, pelo descaso da administração municipal. Entretanto, a cidade possui uma rica história, que mostra como ocorreu odesenvolvimento das Minas Gerais.
Paulo Miguez, cidadão teófilo-otonense, nos contou um pouco mais sobre a cronologia do município: ‘Quando o deputado Teophilo Benedicto Ottoni renunciou seu mandato em 1849, iniciou uma expedição em Minas Gerais, saindo da cidade do Serro, a fim de buscar uma forma de ligar o estado ao mar, encontrou najunção dos Vales do Mucuri, Jequitinhonha e São Mateus uma boa topografia para construir um centro propulsor e distribuidor do progresso no norte de Minas’.
A topografia plana fez com que o deputado construísse na região a cidade de Filadélfia, em homenagem a homônima norte-americana, tendo ocorrida a mudança de nome após a morte do político.  Como não conseguiu ligar Minas ao mar, Otoni construiu a primeira estrada de rodagem do Brasil, ligando Minas ao litoral da Bahia e transformando a indústria e economia da região, a colocando como ponto estratégico do comércio local.
Os primeiros habitantes a povoarem a cidade foram imigrantes alemães, trazidos por uma excursão feita por Teófilo a Europa para colonizarem a região, e índios que foram aos poucos sumindo, restando hoje algumas tribos como a dos Maxacalis. Os alemães trouxeram muito progresso ao município, e deixaram a sua marca principalmente na religião, e por isso existem muitas igrejas luteranas pela cidade.
Tchó Tchó, como é apelidada pelos habitantes, cresceu muito desde então e se tornou grande influência para a região do Vale do Mucuri. Contudo, nos últimos tempos, a cidade tem sofrido muito não só com a falta de recursos para a cultura, como para a saúde, educação e saneamento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário