sábado, 1 de junho de 2013

Governo de Minas esconde epidemia e dengue avança!


 Publicado em 19/03/2013
 Em reunião com o deputado Rogério Correia, e demais deputados da bancada do PT, o secretário de Atenção à Saúde, Helvécio Magalhães, relatou a sua preocupação diante do estado de calamidade em que se encontra o Estado de Minas Gerais que já acumula 100 mil casos de dengue esse ano, representando 1/3 dos casos registrados em todo o Brasil. Para Rogério Correia, o governo de Minas está escondendo essa realidade da população, camuflando-a em meio às elaboradas peças publicitárias de uma Minas Fantasia que na verdade valoriza e defende apenas os interesses e projetos eleitorais do senador Aécio Neves em detrimento de todos os mineiros.



Foto de acidentes em bebida é esperança para frear mortes

Projeto que tramita na Câmara Federal é visto como positivo por médicos e parentes de vítimas

Universitário de 22 anos morreu depois que seu carro foi atingido, em 2012, por um motorista bêbado,
Universitário de 22 anos morreu depois que seu carro foi atingido, em 2012, por um motorista bêbado, em uma Land Rover
PUBLICADO EM 01/06/13 - 03h00

Nove em cada dez brasileiros fumantes se arrependeram de acender um cigarro depois de terem visto as imagens fortes de pessoas doentes nos maços do produto. Um projeto de lei que tramita na Câmara Federal quer alcançar resultados semelhantes em outro problema de saúde, a mistura de álcool e direção, obrigando todas as embalagens de bebidas alcoólicas vendidas no país a trazerem fotos de acidentes. As propagandas veiculadas em televisão também terão que exibir as cenas. A ideia, que ainda começará a tramitar, é vista com entusiasmo por médicos e familiares de vítimas, que enxergam na iniciativa uma possibilidade de diminuir o número de acidentes. Motoristas que ainda não criaram o hábito de beber e dirigir são o principal alvo.

Pesquisa do Ministério da Saúde, divulgada neste ano, aponta que uma em cada cinco batidas no Brasil tem relação com bebida. Quem já viveu na pele as consequências da irresponsabilidade de motoristas embriagados aprova a proposta. Manoel Silvino, um dos criadores da ONG Não foi Acidente, perdeu a cunhada e a sobrinha depois que um condutor alcoolizado atropelou as duas. “Quem sabe se o homem que matou minha família tivesse visto uma foto assim, ele não teria pensado duas vezes antes de dirigir bêbado?”.

Para o médico Valdir Campos, da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), esse tipo de legislação surte, sim, efeito, principalmente a longo prazo. “Ela desencoraja os novos condutores, que ainda não têm esse hábito. As pessoas sabem dos riscos, mas, entre saber e agir, há um longo caminho”, avaliou.

A presidente da Comissão de Controle do Tabagismo, Alcoolismo e Uso de outras Drogas, da AMMG, Maria das Graças de Oliveira, avalia que o Projeto de Lei n° 5.050/2013 traz avanços, principalmente por incluir as campanhas televisivas, ampliando o número de pessoas conscientizadas.
“As propagandas associam a bebida, principalmente a cerveja, ao prazer, à sensualidade e ao futebol. Assim como era feito com o cigarro, que mostrava um homem cercado de mulheres lindas, quando, na verdade, o cigarro causa impotência”. Ontem, foi celebrado o Dia Mundial Sem Tabaco.
Tramitação. O texto tramita em caráter de prioridade e será avaliado por uma comissão especial antes de ir a plenário. “As empresas do ramo de bebidas têm responsabilidades sociais e devem contribuir para a mitigação dos efeitos que os seus produtos ocasionam, como os acidentes”, defende o deputado federal Reinaldo Azambuja (PSDB-MS), autor do projeto. 








































































































w.otempo.com.br/

















Nenhum comentário:

Postar um comentário