quarta-feira, 30 de julho de 2014

E. F. Bahia-Minas (1898-1912)

E. F. Bahia-Minas (1898-1912)
Chemins de Fer Federaux de l'Est Bresilien (1912-1936)
E. F. Bahia-Minas (1936-1965)
Viação Férrea Centro-Oeste (1965-1966)
TEÓFILO OTONI 
Município de Teófilo Otoni, MG
E. F. Bahia-Minas - km 376,270 (1960) MG-0197
  Inauguração: 03.05.1898
Uso atual: estação rodoviária sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Bahia a Minas começou a ser aberta em 1881, ligando finalmente Caravelas, no litoral baiano, à serra de Aimorés, na divisa com Minas Gerais, um ano depois. Somente em 1898 a ferrovia chegaria a Teófilo Otoni, e em 1918, a Ladainha. Em 1930 atingiu Schnoor. Em 1941, chegou a Alfredo Graça, e, em 1942, chegou em Arassuaí, seu ponto final definitivo. A ferrovia originalmente pertencia à Provincia da Bahia; em 1897 passou a ser propriedade do Estado de Minas Gerais, para, em 1912, passar a ser administrada pelos franceses da Chemins de Fer Federaux de L'Est Brésilien (por algum tempo). Em 1965, foi encampada pela V. F. Centro-Oeste e finalmente extinta em 1966. Embora tenha havido planos para a união da ferrovia com a Vitória-Minas, tal nunca ocorreu e ela permaneceu isolada.
 
A ESTAÇÃO: A estação foi inaugurada como ponta de linha em 1898. Pelo que se sabe, era "uma construção de madeira, coberta de coqueiros". A cidade, antiga Philadelphia, bem como a estação, tinha agora o nome de Teófilo Otoni, fundador da antiga cidade, que agora estava ligada ao mar por dois dias de viagem. Meu bisavô, Guilherme Giesbrecht, trabalhou na construção do trechoAimorés-Teofilo Otoni como engenheiro residente, entre 1895 e 1898, vindo de quatro anos de trabalho na estação de Jaguary(hoje, Jaguariúna), na Mogiana, em São Paulo. Em 1906, Guilhermevoltou à ferrovia, agora como seu diretor. O prédio de alvenaria foi construído mais tarde e, inicialmente, ainda sem o seu grande relógio na torre. A estação foi fechada em 1966, com o fim das

ACIMA: Estação e pátio originais da estação de Teófilo Ottoni por volta de 1900. Realmente há palmeiras, como se descreve no texto da página, mas ao longe (Acervo do Arquivo Público Mineiro). ABAIXO: A estação "nova", provavelmente anos 1930 (Autor desconhecido).
atividades da ferrovia. "A foto que lhe envio (ver abaixo à direita)foi cedida por Hilda Ottoni Porto Ramos, uma respeitável senhora de 87 anos, avó materna dos meus filhos, para quem a Baiminas foi vivida com intensidade nos veraneios em Alcobaça, BA, dos anos 1930 aos início dos 1960. Pelas lembranças dela a foto é dos anos 1930 - vide o fordinho parado em frente. Deste lindo prédio

ACIMA: Ponte ferroviária em Teófilo Ottoni. Foto possivelmente dos anos 1950 (Autor desconhecido). ABAIXO: Mapa dos anos 1950 mostra a linha passando pelo município de Teófilo Ottoni (mapa parcial) (IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. VII, 1960).
praticamente nada mais resta, pois foi transformado em rodoviária logo depois da extinção da ferrovia. Teófilo Otoni é importante centro do nordeste mineiro na Rio-Bahia, o movimento de ônibus é enorme, um grande número de linhas ligando o nordeste do País ao Rio e a São Paulo. Talvez seja este o lugar onde mais evidente tenha sido a substituição do trem pelo ônibus" (Gutierrez L. Coelho, 04/2004).
(Fontes: Gutierrez L. Coelho; Hilda Ottoni Porto Ramos; Daniel Gentili; Arquivo Público Mineiro; Guilherme Giesbrecht: anotações, 1947; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. VII, 1960; Carlos Cornejo e Eduardo Gerodetti: Lembranças do Brasil - As Ferrovias nos Cartões Postaise Álbuns de Lembranças, 2005; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
   

A estação original por volta de 1900. Realmente, de madeira. Acervo Arquivo Público Mineiro

A estação de Teophilo Ottoni. c. 1920. Foto do livro (em preparação) de Carlos Cornejo e Eduardo Gerodetti, Lembranças do Brasil - As Ferrovias nos Cartões Postais e Álbuns de Lembranças

A estação nos anos 1930. Foto do acervo de Hilda Ottoni Porto Ramos, e cedida por Gutierrez L. Coelho
   

2 comentários:

  1. Nessa Estação da Bahia e Minas, tive oportunidade de pegar o trem por várias vezes, de Teófilo Otoni à Nanuque e vice versa . Saudosa Bahia e Minas ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O comentário foi de Jerônimo Pires Neves, nascido em Nanuque-MG em 05/12/55 .

      Excluir