sexta-feira, 4 de julho de 2014

Número de homicídios cresce 40,68% no 1º semestre de 2014 em Valadares

Índice foi divulgado pela Polícia Civil nesta terça-feira (1º).

Em 2014 foram 23 homicídios a mais do que o mesmo período de 2013.

Diego Souza

Do G1 Vales de Minas Gerais

A polícia investiga as circunstâncias do crime que elevou para 72 o número de mortes por assassinato em Valadares. (Foto: Diego Souza/G1)A Polícia Civil já apurou 53% dos 83 assassinatos consumados em Valadares neste ano. (Foto: Diego Souza/G1)
A Polícia Civil de Governador Valadares, no Leste de Minas Gerais divulgou, nesta terça-feira (1º), estatísticas sobre o número de homicídios na cidade durante o primeiro semestre de 2014. Os números mostram que, de janeiro a junho, 83 pessoas morreram vítimas de homicídio, enquanto 59 haviam morrido no mesmo período de 2013. Enquanto isso, as tentativas de homicídio diminuíram, de acordo com os índices divulgados.
Nos primeiros seis meses do ano, o aumento foi de 40,68% dos homicídios em Valadares. A cidade não registrava um índice tão auto de assassinatos, desde 2006, quando 97 mortes foram contabilizadas somente no 1º semestre.
O mês de maio foi o mais violento deste ano. No período, 19 homicídios foram consumados na cidade. Os números de maio só foram superados pelos meses de março e maio do ano de 2006, quando foram registradas 22 e 21 mortes, respectivamente.
Com base nas estatísticas, a polícia tenta evitar que 2014 se torne um dos anos mais violentos. Em apenas seis meses, o número de homicídios deste ano já é quase igual ao número registrado em todo ano de 2008 quando 105 mortes foram contabilizadas. 2006 segue como o ano mais violento dos últimos anos com 196 assassinatos registrados.
O maior número de crimes foi registrado nos Bairros Santa Rita e Turmalina. O delegado responsável pela Delegacia de Homicídios da cidade, Gean Vitor Fanti, revela que a grande maioria pode ter tido como motivação o tráfico de drogas.
“Outro fator presente nos casos, é a participação cada vez maior de adolescentes. Eles são usados por maiores para cometerem crimes. Porém, caso seja comprovada a corrupção do menor para esse crime, o maior também responderá por homicídio. Há ainda carência de policiais para atuar nas investigações. A nossa delegacia de homicídios conta com apenas nove profissionais”, explica o delegado.
Ainda assim, Gean Vitor Fanti destaca que o número de casos apurados em 2014 chega a 53%, número bem maior que a média nacional de 8%.
Tentativas de homicídio
Ao contrário dos homicídios, as tentativas apresentaram redução, de acordo com as estatísticas divulgadas. No primeiro semestre deste ano, a polícia registrou 113 tentativas de homicídio, contra 137 no mesmo período do ano passado, o que representa uma diminuição de 17,52%  no número de tentativas.

Para entrar em comtato com o administrador do site, Aatraves do email Abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário