segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Credibilidade da imprensa está ameaçada


MDN Jorge FurtadoPassando pelo
twitter
 me deparei com um post de Bob Fernandes, o Editor-chefe da revista eletrônica Terra Magazine, que a seguir reproduzo:

Bob Fernandes anuncia MDN

Cliquei no link que o Bob Fernandes indica e passei mais de três horas lendo, pesquisando, estudando e ampliando conhecimento. Fiquei tão impressionado com a atualidade da entrevista do cineasta Jorge Fernando que resolvi fazer esta divulgação.

Ainda não assisti ao filme, O Mercado de Notícias, o que farei já nesta segunda-feira nas últimas sessões.Querendo saber onde está passando o filme em sua cidade, clique aqui.

Disponibilizamos abaixo um vídeo de apenas 2 minutos:
O Mercado de Notícias - Trailer Oficial - Documentário 

O Mercado de Notícias - Trailer Oficial - Documentário


Publicado em 20/03/2014 O MERCADO DE NOTÍCIAS (94min, 2014) Roteiro e Direção: Jorge Furtado O MERCADO DE NOTÍCIAS é um documentário sobre mídia e democracia, que intercala depoimentos de treze jornalistas brasileiros com trechos da peça "The Staple of News", escrita pelo inglês Ben Jonson em 1625, quando do surgimento do jornalismo, e traduzida por Jorge Furtado e Liziane Kugland. A comédia de Jonson, montada e encenada especialmente para a produção do FILME, revela sua espantosa visão crítica, capaz de perceber na imprensa de notícias, recém-nascida, uma invenção de grande poder e grandes riscos. O FILME traz entrevistas com importantes nomes do jornalismo brasileiro: Bob Fernandes, Cristiana Lôbo, Fernando Rodrigues, Geneton Moraes Neto, Janio de Freitas, José Robert Toledo, Luis Nassif, Leandro Fortes, Paulo Moreira Leite, Maurício Dias, Mino Carta, Raimundo Pereira, Renata Lo Prete. www.omercadodenoticias.com.br


Para este documentário, Jorge Furtado entrevistou 13 renomados jornalistas brasileiros: Bob Fernandes, Cristiana Lôbo, Fernando Rodrigues, Geneton Moraes Neto, Janio de Freitas, José Roberto de Toledo, Leandro Fortes, Luis Nassif, Maurício Dias, Mino Carta, Paulo Moreira Leite, Raimundo Pereira e Renata Lo Prete.

Ao final da entrevista de Jorge Furtado existe um link (clique aqui) que nos remete a um tema que está na ordem do dia atualmente, a escandalização de tudo que diga respeito ao governo federal. Trata-se de um fato ocorrido em 2004, o "Picasso do INSS". Diversos veículos da velha mídia afirmavam que o então governo Lula estaria sendo displicente com o patrimônio público, pois teria sido descoberto por acaso uma obra "muito valiosa" de Picasso dentro das dependências do INSS.

Clique e leia o que disse o jornal FolhaSP que deu a seguinte manchete: INSS encontra por acaso obra de Picasso

Naquele link acima mencionado (o do final da entrevista), Jorge Furtado faz a seguinte afirmação: "A chance do Picasso do INSS ser de autoria de Picasso é zero. Os especialistas que dizem o contrário não examinaram atentamente a cópia e o original ou não sabem raciocinar. A pergunta "Quanto o INSS - isto é, eu e você - pagou por uma cópia sem valor de um Picasso?" continua sem resposta. Jornalismo ainda precisa de bons repórteres."

No site oficial do filme são apresentados alguns casos de escandalização midiática. Vale uma leitura atenta (clique aqui).

Como disse no início deste post, li, pesquisei e estudei durante algumas horas todos os links disponibilizados e percebo que o filme de Jorge Furtado promete ser um excelente estimulante para o debate acerca da credibilidade da imprensa.


CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS SOBRE O FILME O MERCADO DE NOTÍCIAS

rch

Nenhum comentário:

Postar um comentário