segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Vitória do PT em Minas Gerais é histórica, diz Miriam Leitão

A maior alegria do PT é a vitória em Minas Gerais, reduto de Aécio Neves.

Em São Paulo, Geraldo Alckmin, do PSDB, foi mais uma vez eleito.










Miriam Leitão:
O eleitor sempre distribui alegrias e tristezas pelos partidos. Vamos falar das alegrias.
A maior alegria do PT é a vitória em Minas Gerais, com Fernando Pimentel, eleito no primeiro turno, exatamente no reduto de Aécio Neves. Dilma Rousseff na frente de Aécio Neves em Minas Gerais.
Mas apesar disso, o Aécio Neves conseguiu eleger o PSDB, o Anastasia para o Senado. Mas essa vitória em Minas Gerais é histórica, importantíssima para o PT. É o segundo maior colégio eleitoral.
E a maior vitória do PSDB é São Paulo, onde Aécio Neves ficou na frente de Dilma. O Geraldo Alckmin mais uma vez eleito. São 24 anos dos tucanos, do PSDB, em São Paulo. Além disso, elegeu com 11 milhões de votos o senador José Serra.
O PSB tem o maior percentual. O Paulo Câmara teve o maior percentual de votos. Então, o PSB teve uma vitória em Pernambuco inquestionável, importantíssima na terra de Eduardo Campos.
E o PC do B tem a comemorar a vitória no Maranhão, o primeiro governador e na terra de Sarney. Então, isso é para falar de algumas vitórias, mas essas são algumas vitórias a se destacar.
Alexandre Garcia:
No Senado, houve pouca a mudança. O PTB perdeu senadores, o PSB ganhou e aí assumiu oposto de quinta força no Senado no lugar do PTB. As demais bancadas importantes permaneceram com poucas modificações.
A gente tem que registrar que as urnas tiraram do Senado figuras como Pedro Simon, do Rio Grande do Sul, e Eduardo Suplicy, de São Paulo.
Já na Câmara, o PT perdeu 18 cadeiras, o PMDB perdeu seis, o PSDB ganhou nove, e o PSB, na campanha de Marina e Eduardo Campos, ganhou dez cadeiras.
Agora, a gente tem que esperar o resultado do segundo turno para presidente da República para saber quem será oposição e quem será governo na Câmara e no Senado.

Fernando Pimentel é eleito governador de Minas Gerais no 1º turno....


Portal EBC05.10.2014 - 20h12 | Atualizado em 05.10.2014 - 23h05
Fernando Pimentel (PT), da coligação “Minas para Você”, foi eleito governador de Minas Gerais. Pimentel registrou 5.362.870 votos, o que representa 52,98% dos votos válidos. Em segundo lugar ficou Pimenta da Veiga (PSDB) com 41,89% dos votos válidos (4.240.706). Os votos brancos somam 8,57% e os nulos 8,36%.
Com 15,25 milhões de eleitores, conforme dados de junho deste ano do Tribunal Superior Eleitoral, Minas Gerais é o segundo maior colégio eleitoral do país – o eleitorado na unidade da federação representa 10,6% do total nacional de votantes e fica atrás apenas de São Paulo.
Tarcísio Delgado (PSB) somou 3,90% dos votos (395.039); Fidélis Oliveira Alcântara (PSOL), obteve 0,67% dos votos (67.785); Tulio Lopes (PCB), 0,26% dos votos (26.023); Eduardo Ferreira (PSDC), 0,23% dos votos (23.017); e Cleide Donária (PCO), 0,07% dos votos (7.590) .
Para o Senado, foi eleito o ex-governador Antonio Anastasia (PSDB) com 56,73%, seguido de Josué Alencar (PMDB) com 40,18% e Margarida Vieira 2,14%.
Perfil do eleito
Fernando Pimentel (PT): Economista e cientista político, aos 63 anos, foi prefeito de Belo Horizonte entre 2003 e 2008, e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior de janeiro de 2011 a fevereiro deste ano. A candidatura de Pimentel tem apoio da coligação “Minas para Você”, que reúne PT / PMDB / PC do B / PROS / PRB. Como vice, apresenta o deputado Antônio Andrade (PMDB).
  • Direitos autorais: Creative Commons - CC BY 3.0

Nenhum comentário:

Postar um comentário