quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

Deputado bolsonarista pede impeachment de Lula: 'Crime de responsabilidade'

 Ubiratan Sanderson (PL-RS) apontou que o presidente 'atentou contra os Poderes e a Constituição' ao dizer que o impeachment de Dilma foi um 'golpe'

26/01/2023 19:23 - atualizado 26/01/2023 20:15

Com 26 dias de governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o deputado federal Ubiratan Sanderson (PL-RS) protocolou o primeiro pedido de impeachment. Apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o parlamentar aponta que o petista cometeu “crime de responsabilidade” ao afirmar que a cassação do mandato de Dilma Rousseff na presidência da República foi um “golpe de Estado 
A declaração de Lula foi feita em uma viagem para a Argentina, quando relembrou o impeachment de Dilma em 2016. “Vocês sabem que depois de um movimento auspicioso, quando governamos de 2003 a 2016, houve um golpe de Estado que derrubou a companheira Dilma Rousseff, a primeira mulher eleita presidente da República do Brasil”, disse o presidente.

Sanderson (PL-RS) afirmou que o discurso do chefe do Executivo “atenta contra os Poderes e contra a Constituição Federal, situação que por si só impõe a abertura de impeachment pela flagrante prática de crime de responsabilidade”. Com isso, ele apresentou o pedido à Câmara dos Deputados. 

 

Agora, fica a cargo do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), julgar se dará prosseguimento ou arquiva o pedido. No entanto, não há um prazo para que seja apreciado. 


Vale ressaltar que Bolsonaro recebeu 158 pedidos de impeachment protocolados em seu mandato.

Ubiratan Sanderson protocolou pedido de impeachment de Lula na Câmara dos Deputados(foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados - Luis ROBAYO/AFP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário