COLUNA MG
Rede de Notícias do Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br
Procon de Teófilo Otoni fiscaliza postos
O Procon de Teófilo Otoni monitora e fiscaliza o mercado de revendas de combustíveis da cidade. Na semana que passou foi possível observar que a gasolina já é vendida a R$6,19 em alguns postos. Segundo o órgão, a baixa é decorrente da lei que zerou impostos federais, relativamente a gasolina e etanol, até dezembro de 2022, acompanhando a mesma regra para o diesel. Aliado a essa legislação, decreto estadual reduziu a alíquota de ICMS de 31% para 18% para a gasolina. O Procon recomendou aos consumidores a baixarem o aplicativo: Educação Fiscal MG, ferramenta importante para pesquisa de preços e escolha da melhor opção num raio de 20 Km. (Diário Tribuna - Teófilo Otoni).
Uberlândia amplia hospital
O contrato e a ordem de serviço que dá início às obras de ampliação do Hospital e Maternidade Municipal de Uberlândia foram assinados. A expectativa é expandir a capacidade de atendimento do hospital em 16 leitos, além de centralizar na unidade a assistência ao pré-parto, cujo processo ocorre hoje na Unidade de Atendimento Integrado (UAI) do bairro Martins. A previsão é que a ampliação seja entregue em maio de 2023. Orçada em R$ 7 milhões, a obra será realizada pela empresa licitada ABF Construtora e vai contemplar uma área estimada em 1.500 m². (Diário de Uberlândia – Uberlândia)
Ituiutaba com alto risco de dengue
Equipes do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Ituiutaba realizaram, entre os dias 27 de junho e 1º de julho de 2022, o Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti – LIRAa em 69 bairros do município, com o levantamento de informações a partir de visitas em 1.816 imóveis e focos encontrados em 32 dos bairros analisados. O resultado foi de 3,0% e mantém o alerta para que a população tijucana reforce as medidas que combatem a proliferação do mosquito, pois a situação é considerada de alto risco. (Gazeta do Pontal de Minas – Ituiutaba)
Mineração apresenta Festival Sabor 2022
A praça Miguel Henriques está recebendo o Festival Igarapé Sabor 2022 – Mestras e seus Temperos. O evento, patrocinado pela Mineração Usiminas, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, é tradicional em Itaúna e, além de valorizar a gastronomia da região da Serra Azul, contribui para o fomento da economia, por meio da geração de emprego e renda. A festa, que segue até domingo, 10, promete movimentar a cidade, colocando a típica comida mineira mais uma vez como protagonista. Por trás dos belos pratos que fazem parte do cardápio da festa estão membros importantes da cultura igarapeense. (Integração – Itaúna)
Projeto para prevenção da leishmaniose
A cidade de Ipatinga foi contemplada com um projeto-piloto para auxiliar na prevenção e controle químico da leishmaniose visceral canina. O objetivo do programa é diminuir a prevalência da leishmaniose visceral nos cães e, consequentemente, o número em casos humanos. O projeto, por meio da Seção de Controle de Zoonoses, está sendo realizado em alguns quarteirões do bairro Esperança e visa o encoleiramento canino. Segundo a prefeitura de Ipatinga, para definição da área a ser atendida foi realizado um estudo epidemiológico, levando em consideração o maior coeficiente de incidência de casos tanto em humanos quanto em animais. (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)
Parte das obras de expansão do Cemitério Parque da Saudade deve ser concluída em 90 dias
Questões burocráticas atrapalharam o andamento das negociações da área vizinha ao Cemitério Parque da Saudade de Formiga, agora finalmente terminadas. O atraso gerou com o aumento do número de óbitos nos últimos tempos, provocado em razão da pandemia, a falta de espaço pare a abertura de novos túmulos. A solução encontrada foi a de se construir gavetões para que, provisoriamente, se pudesse atender a demanda. A Secretaria espera que em 90 dias estejam disponibilizados, para a população, pelo menos 100 novos túmulos dos 1.000 projetados e que, estão em processo de construção na área recentemente adquirida. (Últimas Notícias – Formiga)
Alunos participam de olimpíada
Com o objetivo de despertar o gosto e descobrir talentos para a área de tecnologia, alunos de 22 escolas municipais de Araxá participaram da 1ª fase (local) da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). Com o apoio da Prefeitura de Araxá, as provas foram aplicadas nas próprias escolas. No total, 152 estudantes do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental, com idades entre 9 e 16 anos, se classificaram para a 2ª etapa do torneio. A competição é organizada nos moldes das outras olimpíadas científicas brasileiras, como Matemática, Física e Astronomia. O intuito é fazer com que os alunos tenham o interesse por uma importante área na formação básica (ciência da computação), por meio de uma atividade que envolve desafio, engenhosidade e uma saudável dose de competição. (Correio de Araxá)
Nenhum comentário:
Postar um comentário