quinta-feira, 7 de março de 2024

Huawei e SMIC usaram máquinas dos EUA em chips de 7 nm, diz investigação


08 de março de 2024

A Huawei e a SMIC usaram máquinas desenvolvidas e com tecnologia dos Estados Unidos na produção do chipset Kirin 9000s de 7 nanômetros. A informação foi confirmada após uma investigação ser compartilhada por autoridades americanas.

Segundo a Bloomberg, a SMIC usou equipamentos da californiana Applied Materials e da Lam Research para montar o chip da Huawei em larga escala. Máquinas da ASML também foram empregadas na linha de produção.

No entanto, os analistas reconhecem que todos esses maquinários foram comprados pela fabricante chinesa antes das sanções aplicadas por Washington. Ou seja, antes de outubro de 2022.

Imagem/reprodução: acervoTC. A SMIC e a Huawei já trabalham no desenvolvimento de chips de 5 nanômetros e há pesquisas para a tecnologia de 3 nm.r

O relatório divulgado nesta semana também destaca que tanto a SMIC quando a Huawei ainda dependem de equipamentos ocidentais para avançar no desenvolvimento de chips proprietários.

Por isso, por mais que as empresas avancem, as sanções que proíbem a venda de máquinas para ambas deve começar a fazer efeito no médio e longo prazo. Ou seja, quando essas máquinas deixarem de funcionar ou se tornarem obsoletas.

Por esse motivo, a administração Biden tem pressionado a ASML e outras fabricantes a não fornecerem assistência técnica para seus clientes chineses. Essa medida pode acabar atrasando o avanço da China no mercado de semicondutores.

No entanto, Pequim também tem incentivado a produção local desses equipamentos como forma de ter uma produção 100% independente do ocidente.

Ainda não sabemos se a China conseguiu algum avanço nesse segmento, mas a guerra comercial do país com os Estados Unidos segue "a todo vapor" neste ano de 2024.

Veja mais




                                                                                                                           


                 
Espancado por quatro homens, jovem morre em hospital de Teófilo Otoni; vídeo

 Vítima identificada como Gabriel Pereira da Silva, 20 anos, era lavrador e morava na zona rural da cidade.

Por g1 Vales de Minas Gerais

00:00/00:29

Homem é espancado em Teófilo Otoni

Um jovem, de 20 anos, morreu após ser espancado por quatro homens no bairro Grão Pará em Teófilo Otoni, na madrugada desta quarta-feira (6). (Veja vídeo acima)

 

A vítima, identificada como Gabriel Pereira da Silva, 20 anos, foi socorrida e levada para o Hospital Santa Rosália onde não resistiu aos ferimentos.

 

Testemunhas contaram para a polícia que quatro homens agrediram Gabriel, mas nas imagens, apenas um é visto cometendo a ação usando um pedaço de madeira.


"Assim que uma pessoa que estava em um estabelecimento comercial próximo ao local começou a filmar, esses indivíduos cessaram a agressão. Eles montaram em suas motociclistas e evadiram do local. O indivíduo ficou ao solo, devido as agressões em sua face, foi socorrido pelo SAMU e levado ao hospital. Foi verificado que essa vítima tem passagem por ameaça. Não podemos, num primeiro momento, afirmar que foi em decorrência desse fato a agressão, mas essa vítima tem passagem por ameaça", explicou o tenente Gildásio Ferreira Santiago.

Depois do espancamento, os quatro deixaram o local, segundo a polícia.

Gabriel era lavrador e morava na zona rural da cidade.

A motivação está sendo investigada. Os agressores são procurados pela polícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário