sexta-feira, 22 de março de 2024

Uniforme de preso e isolamento em cela de 8 m²: como foram as primeiras horas de Robinho no presídio em Tremembé

 O ex-jogador foi levado ao ‘presídio dos famosos’, em Tremembé, no interior de São Paulo, após ser preso por de estupro coletivo. Condenação pela Justiça Italiana é de nove anos.

Por Léo Nicolini, Carlos Santos, Giovanna Madureira, g1 Vale do Paraíba e Região

Robinho foi transferido para a P2 de Tremembé; local é chamado de 'presídio dos famosos'. — Foto: Foto 1: Reprodução | Foto 2: Laurene Santos/TV Vanguarda

Robinho foi transferido para a P2 de Tremembé; local é chamado de 'presídio dos famosos'. — Foto: Foto 1: Reprodução | Foto 2: Laurene Santos/TV Vanguarda

Condenado pelo crime de estupro coletivo, o ex-jogador Robson de Souza, o Robinho, foi transferido para Penitenciária 2 de Tremembé, no interior de São Paulo, na madrugada desta sexta-feira (22).

 

O ex-jogador foi detido em Santos (SP), após a Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidir que ele cumpra a pena de 9 anos pelo crime de estupro coletivo, a partir de condenação da justiça Italiana - leia mais detalhes abaixo. Nesta sexta, o Superior Tribunal de Justiça publicou o acórdão do julgamento que determinou a prisão de Robinho.



Nos primeiros dias no presídio, Robinho ficará isolado dos outros presos. Ele já foi colocado sozinho em uma cela de cerca de oito metros quadrados. Veja uma simulação com base na apuração do g1:

Cela em que Robinho está preso em Tremembé. — Foto: Arte/Rede Vanguarda

Cela em que Robinho está preso em Tremembé. — Foto: Arte/Rede Vanguarda

Antes, porém, passou por procedimentos padrão para ingresso no sistema prisional e precisou trocar a roupa que usava pelo uniforme de presidiário. Confira como foram as primeiras horas de Robinho na prisão:

 

Uniforme de presidiário

Robinho saiu do Instituto Médico Legal de Santos por volta das 23h e chegou na P2 de madrugada, por volta da 1h. Um vídeo mostra o momento da chegada do ex-jogador na cadeia em um carro da Polícia Federal - assista abaixo:

--:--/--:--

Robinho chega à penitenciária de Tremembé (SP) e vai cumprir pena de 9 anos. Crédito: Juliana Sever/TV Vanguarda



Assim que chegou, o ex-jogador passou pelos procedimentos padrões e burocráticos que acontecem quando um novo preso ingressa na unidade.

O ex-jogador precisou trocar a roupa que usava pelo modelo padrão de presidiário. Todos os detentos do local usam um uniforme igual: camisa branca e calça cáqui, como na imagem abaixo.

Uniforme padrão dos presos na P2, em Tremembé — Foto: Reprodução/Funap

Uniforme padrão dos presos na P2, em Tremembé — Foto: Reprodução/Funap

Outro procedimento padrão para todos os detentos é o corte de cabelo. Ele é feito no momento de entrada do detento no presídio: máquina dois na lateral e quatro na parte de cima.

Cela de 8 metros quadrados

Depois dos procedimentos de praxe, Robinho foi colocado em uma cela isolada, em um setor de inclusão, para adaptação e a realização de avaliações necessárias pela equipe da penitenciária.

A cela em que ele está tem cerca de oito metros quadrados e é composta por uma cama, pia e bacia turca, um tipo de vaso sanitário embutido no chão. Veja abaixo uma simulação de como é o espaço:

00:00/00:19

Veja como é a cela em que Robinho está isolado na P2 de Treme

e acordo com apuração do g1Robinho vai ficar isolado em regime de observação entre 10 e 30 dias. Durante o período, todas as atividades são isoladas, como, por exemplo, o banho de sol. As quatro refeições diárias também serão feitas na própria cela, com horários determinados entre 6h e 17h30.

O tempo total em isolamento depende de diversas avaliações, que são feitas por uma equipe formada por médicos, psicólogos e assistentes sociais.

Nardoni, Rugai, Cravinhos e Lindemberg: Detentos são beneficiados pela ‘saidinha’ temporária em Tremembé — Foto: Reprodução

Nardoni, Rugai, Cravinhos e Lindemberg: Detentos são beneficiados pela ‘saidinha’ temporária em Tremembé — Foto: Reprodução

Assim que essas avaliações forem concluídas, no prazo de até 30 dias, Robinho deixará o isolamento e vai para o pavilhão habitacional comum, onde passará a ter contato com outros presos da P2, conhecida por abrigar presos em casos de grande repercussão, como:

  • Alexandre Nardoni, condenado pela morte da filha Isabella Nardoni;
  • Cristian Cravinhos, que cumpre pena por envolvimento no assassinato do casal Richthofen
  • Gil Rugai, preso pela morte do pai e da madrasta;
  • Lindemberg Alves, condenado por matar Eloá Pimentel.

A partir daí, ele também poderá usufruir de um campo de futebol que é usado pelos internos.

Conheça a P2 de Tremembé, para onde Robinho foi transferido em SP; local é chamado de 'presídio dos famosos'. — Foto: Arte/g1

Conheça a P2 de Tremembé, para onde Robinho foi transferido em SP; local é chamado de 'presídio dos famosos'. — Foto: Arte/g1

Prisão

Robinho foi preso pela Polícia Federal por volta das 19h, nesta quinta-feira (21), no prédio em que morava no bairro Aparecida, em Santos, no litoral de São Paulo. O pedido de prisão foi expedido pela Justiça Federal de Santos, após os documentos da sentença serem homologados.

Depois, Robinho foi levado à sede da Polícia Federal. Posteriormente, ele foi submetido a uma audiência de custódia no fórum, passou pelo exame de corpo de delito no IML e foi encaminhado para a penitenciária.


Ativar som

Robinho cumpre pena em presídio com 74% de ocupação




LEIA TAMBÉM


  • PASSO A PASSO: Saiba como foram as últimas horas de Robinho antes da prisão

    MUNDO: Daniel Alves pode deixar prisão nesta sexta se pagar fiança de 1 milhão de euros

    A defesa de Robinho informou que vai entrar com recurso no STF pedindo que o caso seja encaminhado ao plenário do tribunal ou turma e defendeu a possibilidade de prisão apenas depois do trânsito em julgado, ou seja, quando não houver mais chances de recursos.

Robinho dentro do prédio da Polícia Federal em Santos (à esquerda) e carro da PF deixando o prédio do ex-jogador — Foto: Fábio Pires/TV Tribuna e Daniela Rucio/TV Tribuna

P2 de Tremembé

Na P2 de Tremembé, cumprem penas detentos como Alexandre Nardoni, Cristian Cravinhos, Lindemberg Alves e Gil Rugai. O local já recebeu também Mizael Bispo, que cumpriu pena por matar Mércia Nakashima, e Edinho, filho de Pelé.

A P2 de Tremembé tem capacidade para 584 presos entre o regime semiaberto e fechado, mas atualmente abriga 434. O local é dividido em dois pavilhões de regime fechado e um alojamento para os presos do semiaberto.

Penitenciária Dr. José Augusto César Salgado, a P2 de Tremembé, no interior de São Paulo — Foto: Laurene Santos/TV Vanguarda

Penitenciária Dr. José Augusto César Salgado, a P2 de Tremembé, no interior de São Paulo — Foto: Laurene Santos/TV Vanguarda

 

Mesmo no regime fechado, os presos podem trabalhar na unidade. Dentro da P2 funcionam fábricas de carteira e cadeiras escolares, fechaduras e de pastilhas desinfetantes para vaso sanitário, por exemplo.

 

Os presos também têm acesso a cursos de teatro e oficinas, como leitura e origami, e uma biblioteca equipada com mais de 7,5 mil títulos.

 

LEIA TAMBÉM

 

P2 de Tremembé, para onde Robinho foi transferido, é chamado de 'presídio dos famosos'

Preso em Santos, Robinho é transferido e vai cumprir pena por estupro em cadeia de Tremembé


  • Polícia Federal prende Robinho em Santos

Decisão do STJ

O julgamento do pedido da Justiça Italiana pela Corte Especial do STJ começou por volta das 14h desta quarta-feira (20) e foi realizado remotamente. Os ministros do Superior Tribunal de Justiça votaram em três quesitos: a condenação, o regime e a aplicação.

Em maioria, decidiram pela condenação a 9 anos por estupro coletivo, em regime fechado e com homologação da decisão, ou seja, prisão imediata.

Corte Especial do STJ discute caso de Robinho — Foto: Gustavo Lima/STJ

Corte Especial do STJ discute caso de Robinho — Foto: Gustavo Lima/STJ

Os advogados de Robinho também ingressaram com um habeas corpus ao Supremo Tribunal Federal (STF), na manhã desta quinta-feira (21), para impedir a prisão até que se encerrem as possibilidades de recurso.

O ministro Luiz Fux foi sorteado relator do pedido e negou o pedido de liminar. No entanto, a defesa de Robinho entrou com novo recurso, em que solicita análise pelo plenário ou um colegiado com mais de um ministro.

Robinho dentro do prédio da Polícia Federal em Santos — Foto: Fábio Pires/TV Tribuna

Robinho dentro do prédio da Polícia Federal em Santos — Foto: Fábio Pires/TV Tribuna

Crime

O crime de violência sexual em grupo aconteceu em 2013, quando Robinho era um dos principais jogadores do Milan, clube de Milão, na Itália. Nove anos após o caso, em 19 de janeiro de 2022, a justiça daquele país o condenou em última instância a cumprir a pena estabelecida.

Robinho foi condenado após ter estuprado, junto com outros cinco homens, uma mulher albanesa em uma boate em Milão. A vítima, inclusive, estava inconsciente devido ao grande consumo de álcool. Os condenados alegam que a relação foi consensual.

Robinho deve cumprir pena de 9 anos por estupro. — Foto: PAUL ELLIS / AFP

Robinho deve cumprir pena de 9 anos por estupro. — Foto: PAUL ELLIS / AFP

Pedido da Justiça italiana

Robinho vive no Brasil, que impede a extradição de brasileiros natos para cumprimento de penas no exterior. Em novembro, o Ministério Público Federal (MPF) defendeu, em manifestação ao STJ, que ele cumprisse a pena em solo brasileiro.

 

Em fevereiro, o governo do país europeu apresentou um pedido de homologação de sentença estrangeira, que condenou o ex-jogador em novembro de 2017. O pedido foi encaminhado ao Ministério da Justiça ao Superior Tribunal de Justiça.

00:00/12:51

Robinho é condenado a 9 anos de prisão pelo STJ


No conteúdo do processo, a defesa de Robinho alegou que a homologação da sentença viola a Constituição, já que a Carta Magna proíbe a extradição de brasileiro nato. Diante disso, para os advogados de Robinho, ele não deveria cumprir uma pena estabelecida por outro estado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário