sexta-feira, 15 de março de 2024

Idoso morre atropelado por caminhão em Teófilo Otoni

Veículo fazia conversão para acessar rua Adalberto Holerbarch, quando bateu na lateral da bicicleta que o homem pilotava.

Por g1 Vales de Minas Gerais

Idoso morre após ser atropelado no bairro São Jacinto, em Teófilo Otoni. — Foto: Divulgação/Polícia Militar

Idoso morre após ser atropelado no bairro São Jacinto, em Teófilo Otoni. — Foto: Divulgação/Polícia Militar

Um idoso morreu atropelado por um caminhão na manhã desta quarta-feira (13), no bairro São Jacinto, em Teófilo Otoni.

De acordo com a Policia Militar, um caminhão que presta serviço para a prefeitura da cidade fazia uma conversão para acessar a rua Adalberto Holerbarch.

Neste momento, ele bateu lateralmente na bicicleta que Joaquim Ferreira de Souza pilotava. Ele morreu ainda no local.

O motorista do caminhão passou pelo teste do bafômetro, que deu resultado negativo para embriaguez.

A idade do idoso não foi divulgada. As circunstâncias do acidente vão ser investigadas.

https://g1.globo.com/mg/vales-mg/noticia/2024/03/13/idoso-morre-atropelado-por-caminhao-em-teofilo-otoni.ghtml

                                                                       


                                     

EUA querem processar Allan dos Santos por vários crimes, mas negam extradição


 Atualizado em 13 de março de 2024 
Allan dos Santos atuava na milícia digital de Bolsonaro. Foto: reprodução

O governo dos Estados Unidos comunicou ao Brasil que não poderá extraditar o blogueiro bolsonarista Allan dos Santos. Embora no Brasil seja acusado por calúnia e difamação pela Justiça brasileira, esses delitos são considerados crimes de opinião nos EUA, protegidos pelo direito à liberdade de expressão. No entanto, os estadunidenses estão abertos a dar continuidade ao processo em relação a outras acusações, enquanto o caso permanece estagnado no gabinete do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

O envio de um comunicado oficial ao governo brasileiro foi sucedido por uma reunião com autoridades dos Estados Unidos no segundo semestre do ano passado, marcada por momentos de tensão. O documento não nega explicitamente o pedido de extradição, que se baseava principalmente em acusações de calúnia, injúria e difamação, crimes que não são passíveis de extradição conforme tratado entre os dois países.

Porém, os estadunidenses solicitaram informações adicionais para avançar com o processo referente a crimes como lavagem de dinheiro e organização criminosa. Embora esses questionamentos tenham sido encaminhados ao STF, não houve progresso significativo desde então, e o Supremo não enviou novos dados ao Ministério da Justiça para repassá-los aos Estados Unidos.

Allan dos Santos e Bolsonaro. Foto: reprodução

O pedido de prisão preventiva contra Allan dos Santos, datado de outubro de 2021, está há mais de dois anos sem desfecho, e o blogueiro encontra-se nos Estados Unidos desde o início das investigações. Integrantes do governo Lula afirmam que o bolsonarista pode ter solicitado refúgio nos EUA, considerando o comportamento das autoridades no caso.

O refúgio, concedido por fundado temor de perseguição política, poderia impedir a extradição e deportação do indivíduo. A embaixada dos EUA em Brasília não comentou sobre questões de extradição, e o advogado do blogueiro criticou a alegada ilegalidade e arbitrariedade do processo conduzido por Moraes, ressaltando a falta de acesso aos autos e a ausência de retorno do ministro em relação aos pedidos da defesa.

Allan dos Santos é investigado por suposta participação em uma milícia digital voltada para ataques às instituições e à democracia. Ele era considerado um dos principais influenciadores bolsonaristas e mantém atualmente o portal Revista Exílio, nos Estados Unidos, após ser suspenso das redes sociais.

https://www.diariodocentrodomundo.com.br/eua-querem-processar-allan-dos-santos-por-varios-crimes-mas-negam-extradicao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário