sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Para ministra, atraso para julgar

Chacina de Unaí “já é impunidade”...

30/08/2013 - 16h49


Alex Rodrigues e Marcelo Brandão Repórteres Agência Brasil
Brasília – Para a ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, a demora de nove anos para que os acusados de participar da Chacina de Unaí – quando foram assassinados três auditores fiscais do Trabalho e um motorista do Ministério do Trabalho - começassem a ser julgados “já é, em si, impunidade”.
O crime ocorreu em 28 de janeiro de 2004, na cidade mineira de Unaí. Somente agora, três dos oito réus da chamada Chacina de Unaí começaram a ser julgados. A expectativa é que o tribunal do júri, iniciado terça-feira (27), seja concluído e tenha a sentença anunciada até a madrugada de amanhã (31).
“Estamos falando de pessoas que estavam a serviço do Estado brasileiro, do governo federal, protegendo brasileiros explorados em um regime de escravidão. Houve uma emboscada e o assassinato desses funcionários federais. Nove anos para o Poder Judiciário dar conta desse julgamento já é, em si, impunidade”, disse a ministra à Agência Brasil. Ela fez o comentário ao abrir a exposição Ausências, ontem (29), no Museu da República.
Os oito acusados foram divididos em dois grupos, o dos que já estão presos em caráter preventivo – e que, por isso, estão sendo julgados esta semana - e o dos que respondem ao processo em liberdade.
Do primeiro grupo fazem parte Rogério Allan Rocha Rios, Erinaldo de Vasconcelos Silva e William Gomes de Miranda. Acusados de executar o crime, os três estão detidos desde 2004 em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. Segundo a acusação, os três foram contratados por Francisco Elder Pinheiro, que morreu em janeiro deste ano, aos 77 anos de idade.
Já o fazendeiro Norberto Mânica; o empresário Hugo Alves Pimenta; o empregado de Pimenta, José Alberto de Castro; e Humberto Ribeiro dos Santos devem ir a júri no próximo dia 17 de setembro. A expectativa é que o fazendeiro Antério Mânica, irmão de Norberto, também vá a julgamento no mesmo dia. Acusados de encomendar e planejar a morte dos quatro servidores públicos, eles respondem ao processo em liberdade.
“Chamamos a atenção da população para que ela fique atenta aos resultados [do júri], a fim de que não se configure, além da morosidade [no julgamento], uma condição de impunidade”, declarou a ministra.
Edição: Davi Oliveira
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil


Domingo Espetacular:...

 A Grande Reportagem traz depoimentos de pistoleiros sobre a chacina de
 Unaí....

 
Publicado em 06/05/2013 

 Veja onde estão os acusados de matar e mandar matar fiscais de governo que investigavam denúncias de trabalho escravo em 2004

  Chacina em Unaí
 
Enviado em 29/01/2008


Assassinato de fiscais e motorista do Ministério do Trabalho em Unaí (MG) completa quatro anos. Saiba como é o clima na cidade hoje em dia Pós Audiência Pública sobre Chacina de Unaí (MG) • 26/08/2013  
Publicado em 26/08/2013

 O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Durval Ângelo, comenta sobre Audiência Pública realizada nesta segunda-feira (26) e julgamento do crime que acontece no dia 27/08. 8 anos do massacre de 4 fiscais do MTE, em Unaí -

 Entrevista com Calazans - 1a parte - 12/01/2012
Enviado em 12/01/2012 Dia 28/01/2012,

 Completar-se-á 8 anos do Massacre de 4 fiscais do Ministério do Trabalho, em Unaí, Noroeste de Minas. O crime hediondo aconteceu às 8:20h do dia 28/01/2004. Ceifaram a vida de Nelson, João Batista, Aristótenos e Ailton. Cf., no vídeo, entrevista que Gilvander L. Moreira gravou com Carlos Calazans, então Delegado Regional do Ministério do Trabalho, em MG. Belo Horizonte, 12/01/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário