quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Greve de Bancários Em de Governador Valadares.....

Categoria quer reajuste de 12,5%; duas agências foram afetadas.

Índice oferecido foi de 7,35%, mas foi rejeitado pelos bancários.

Do G1 Vales de Minas Gerais

Em Valadares, dois bancos públicos aderiram a greve. (Foto: Davidson Fortunato/G1)Em Valadares, dois bancos públicos aderiram a greve. (Foto: Davidson Fortunato/G1)
Bancários de Governador Valadares e região, no Leste de Minas, aderiram a greve que atinge Minas Gerais e outros estados do Brasil. A decisão foi tomada após reunião nessa segunda-feira (29).
Segundo os bancários, a greve é por tempo indeterminado e começa a partir desta terça-feira (30). Entre as reivindicações está a rejeição de uma proposta de reajuste salarial, feita pela Federação Nacional dos Bancos.
O reajuse é de 7,35%, índice considerado pelos trabalhadores da classe muito aquém do reivindicado, que é de 12,5%. Os bancários ainda reclamam da falta de contratação funcionários, 14º Salário e melhores condições de trabalho.
Presidente do Sindicato Trabalhadores do Ramo Financeiro. (Foto: Davidson Fortunato/G1)Pres. do Sindicato Trabalhadores do Ramo
Financeiro. (Foto: Davidson Fortunato/G1)
Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, Ricardo Pinto, os bancários querem a valorização do piso salarial, inicialmente em média de R$ 1. 600, para R$ 2.969.
''É a valorização do piso, mas nunca vai chegar nisso, é muito difícil. Tanto que estão oferencendo 8% em cima do piso, diferente do que a gente quer, mas ainda existe a possibilidade de aumentar um pouco'' diz Ricardo.
Em Valadares, até o momento, duas agências públicas aderiram a greve, sendo que osbancos privados ainda não deram um parecer sobre o movimento.
Para anteder consumidores, os caixas eletrônicos e telemarketing continuam funcionando. De acordo 
com
 o Presidente do Sindicato, a greve só deve acabar quando a FENABRAN apresentar uma proposta aceitável para os bancários.

''O banco só sai de greve quando não tiver mais jeito de negociar. Desde o dia 28 de agosto, quando foi a primeira rodada de negociação, nós estamos conversando e tentando acertar alguma coisa, mas ainda não conseguimos'', afirma o Presidente do Sindicato.
Em 2013, os trabalhadores do setor promoveram uma greve de 23 dias, que foi encerrada após os bancos oferecerem reajuste de 8%, com ganho real de 1,82%. A duração da greve na época fez a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) pedir um acordo para o fim da paralisação, temendo perdas de até 30% nas nas vendas do varejo do início de outubro..
http://g1.globo.com/mg/vales-mg/noticia/2014/09/bancarios-de-governador-valadares-aderem-greve-nacional.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário