sexta-feira, 30 de março de 2018

Mineradora Anglo American, em MG, registra segundo vazamento em menos de 1 mês


Marina Dayrell
São Paulo

 Ouvir texto

 
0:00
 Imprimir Comunicar erro

Um novo vazamento no mineroduto da Anglo American, no espaço de menos de um mês, foi registrado na última quinta-feira, 29, no município de Santo Antônio do Grama, na Zona da Mata, em Minas Gerais. A mineradora havia voltado a operar na região há dois dias. Suas operações estavam paralisadas por causa de outro ocorrência de despejo de minério.
De acordo com a Anglo American, desta vez o vazamento durou cerca de 5 minutos e já foi estancado. Não houve feridos, mas as operações da empresa foram paralisadas. O abastecimento de água em Santo Antônio do Grama não foi afetado, pois após o primeiro acidente a cidade passou a ser abastecida pelo Rio Salgado, que não foi atingido pelo vazamento.
Após receber autorização do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a mineradora voltou a operar na região na última terça-feira, 27. No dia 12 de março, polpa de minério de ferro foi despejada nos Rios Santo Antônio e Casca, que abasteciam a região.
Segundo a Anglo American, o primeiro vazamento durou cerca de 25 minutos, mas informações preliminares do Núcleo de Crimes Ambientais do Ministério Público Estadual apontam para o despejo de 450 metros cúbicos de minério durante 45 minutos. A interrupção do abastecimento de água foi realizada pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) durante três dias.
Até o fechamento desta matéria, a Prefeitura de Santo Antônio do Grama não havia se pronunciado sobre o assunto. A Anglo American afirma que as autoridades e órgãos competentes foram avisados imediatamente e que está mobilizando esforços para ação imediata de resposta ao ocorrido.

Homem é preso após divulgar ‘blitz’ da PM 
em grupo de WhatsApp no interior de MG

Formiga

Legislação prevê pagamento de multa e prisão de até cinco anos
Por HEITOR MAZZOCO
30/04/18 - 17h04
Facebook
Twitter
Whatsapp
Enviar por e-mail
Imprimir
Formiga
Policiais identificaram homem de 31 anos e conseguiram prendê-lo

Foto: Divulgação / PMMG
Um homem de 31 anos foi preso em Formiga, na região Centro-Oeste de Minas Gerais, após avisar em um grupo de WhatsApp que a Policia Militar realizava uma “blitz” na avenida Magalhães Pinto. O caso ocorreu na noite de domingo (29).

“Blitz em frente à Copasa indo para exposição. Galera do golo fica veiaco. E é blitz das braba. Parando até as ambulâncias do Samu (sic)”, disse ele nas mensagens enviadas às 21h06.

PUBLICIDADE

Os próprios participantes do grupo de populares de Formiga não gostaram das mensagens e disseram que a polícia estava certa em tentar combater motoristas irregulares.

De acordo com a Polícia Militar, o homem começou a criticar o trabalho da Polícia Militar, posicionando-se contra a “blitz”.

Policiais conseguiram identificar o homem, que foi preso em flagrante. Ele vai responder por “atentado contra a segurança de serviço ou utilidade pública”. De acordo com o Código Penal, a pena para o crime é prisão de um a cinco anos ou pagamento de multa.

“Divulgar uma blitz passa a ser crime no momento que interpreta-se que sua divulgação tem o objetivo de permitir que pessoas escapem dela”, de acordo com nota da PM.

A PM informou ainda que divulgar local de “blitz” “estimula pessoas a sentirem-se confiantes para dirigir após beber. Além disso, causa prejuízo para os cofres públicos, que mobilizam operações do tipo, mas possuem sua ação prejudicada pelos avisos prévios”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário