quarta-feira, 27 de julho de 2022

Vídeo em que Lula parece ser vaiado ao sair de van teve áudio alterado

 Na gravação original pode-se observar que não há vaias ou gritos proferidos contra o ex-presidente


22/07/2022 21:24 - atualizado 24/07/2022 12:21


Um vídeo que mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) supostamente sendo insultado em sua chegada a Garanhuns (PE) foi compartilhado mais de 2 mil vezes nas redes sociais desde o último dia 20 de julho.


No entanto, o vídeo foi adulterado: na gravação original pode-se observar que não há vaias ou gritos proferidos contra o ex-presidente.

Além disso, o registro não foi feito em Pernambuco, mas no Piauí, durante a caravana do Partido dos Trabalhadores pelo Nordeste em 17 de agosto de 2021.


O vídeo mostra o ex-presidente e sua equipe saindo de uma van sob gritos de 'ladrão'. Um texto sobreposto à gravação aponta que o fato teria ocorrido em 20 de julho de 2022, na cidade de Garanhuns, em Pernambuco.



Captura de tela feita em 21 de julho de 2022 de uma publicação no Facebook ( . / )

 

Apesar de Lula estar, de fato, cumprindo agenda na cidade pernambucana na data citada na postagem, o vídeo não foi gravado na ocasião.

 

 

Através de uma busca por capturas de tela usando a ferramenta InVid-WeVerify, chegou-se ao mesmo vídeo, compartilhado no TikTok no dia 17 de agosto de 2021. A legenda indica que o ex-presidente estaria chegando ao Piauí.

 

Nessa postagem, contudo, não foi possível ouvir o que era dito durante o registro, já que o usuário do TikTok compartilhou a sequência do ex-presidente com a música 'Papai chegou', do músico Mr. Catra, ao fundo.

 

Veículos locais reportaram à época a chegada do ex-presidente a Teresina, no Piauí. A reportagem da TV Cidade Verde, também do dia 17 de agosto de 2021, mostra, a partir de 1 minuto e 35 segundos, o trecho do vídeo que circulou nas redes como sendo de Garanhuns.

 

O site do Partido dos Trabalhadores (PT) registrou, igualmente, no dia 17 de agosto de 2021 a chegada de Lula ao Piauí. O ex-presidente e lideranças do partido visitaram seis estados nordestinos entre os dias 16 e 26 de agosto de 2021.

 

Uma busca no Google pelas palavras-chave 'Lula', 'Piauí' e 'Teresina' levou ao vídeo com áudio original: a gravação, divulgada por uma conta na plataforma Kwai, mostra que, na verdade, não houve insultos durante a chegada do ex-presidente e sua comitiva à Teresina.

 

Alguns elementos evidenciam que o áudio é realmente o original: o barulho do salto que o ex-presidente dá ao sair da van, a toada das palmas que algumas pessoas da comitiva são vistas dando e o som de cumprimentos feitos ao longo do vídeo.

 

O AFP Checamos já verificou outros conteúdos (1, 2, 3) envolvendo o ex-presidente Lula cujo áudio sofreu modificação.

 

Esse conteúdo também foi checado por Agência Lupa, Reuters e pelo Comprova, projeto de verificação colaborativa do qual o AFP Checamos faz parte.

https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/factcheck/2022/07/22/interna_internacional,1382115/video-em-que-lula-parece-ser-vaiado-ao-sair-de-van-teve-audio-alterado.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário