terça-feira, 31 de março de 2020

Hospital de campanha começa a ser estruturado em Teófilo Otoni para atender pacientes com suspeita de Covid-19

Os 22 leitos serão erguidos na pousada do Sesc, no Centro de Teófilo Otoni. O Hospital Municipal Raimundo Gobira também receberá mais leitos.


Por Leonardo Almeida* e Victor Duarte, G1 Vales e Inter TV dos Vales

Um hospital de campanha está sendo estruturado em Teófilo Otoni para atender pacientes com suspeita da Covid-19. O projeto será montado na pousada do Sesc, no Centro, cujo espaço foi cedido pela instituição para a prefeitura da cidade.

De acordo com o secretário de Planejamento e Gestão (Seplag), Tarcilei Brito, o espaço está sendo estruturado em conformidade ao Plano Estadual de Contingência para emergência em saúde pública do Governo de MG.



“Aqui, a gente está montando para ele atender o que o plano de contingência de combate à Covid-19 do Estado preconiza, como nível três de atendimento e cenários três e quatro. Esses cenários três e quatro são aqueles pacientes com sintomas avançados, com fortes suspeitas e que precisam de isolamento e que não conseguem fazê-lo em domicílios por algum motivo”, informou.


Segundo o secretário, o local já oferece quartos com banheiros, ar condicionado e camas. Agora, o espaço vai receber colchões, equipamentos médicos hospitalares e recursos humanos.



“Temos 22 leitos aqui nessa fase inicial de estruturação, que é o térreo da unidade. Tendo necessidade, nós já temos um plano a curto, médio e longo prazo, de ampliar para os andares de cima e, também, usando as outras estruturas do Sesc, como o salão da parte administrativa e os casarões antigos”, disse Tarcilei.

A conclusão da estruturação do hospital de campanha de Teófilo Otoni está prevista para o dia 20 de abril, conforme a Seplag.


Hospital Municipal Raimundo Gobira




A Seplag informou ainda que o Hospital Municipal Raimundo Gobira também receberá mais 26 leitos, sendo seis para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e outros 20 para casos moderados. Entretanto, a unidade só vai receber pacientes da atenção básica.


Os pacientes que aqui chegarem, serão encaminhados da atenção básica. Então, ao sentirem os primeiros sintomas, a população deve procurar as unidades do posto de saúde e os telefones do CAC (Central de Atendimento ao Cidadão) que foram montados aqui em Teófilo Otoni para atendimento à população”, advertiu Tarcilei.

Evolução do coronavírus em Teófilo Otoni




De acordo com os últimos dados da Secretaria Municipal de Saúde de Teófilo Otoni, a cidade possui 27 casos suspeitos da doença. Já a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG) reconhece 24 casos. Em ambos os órgãos, nenhum caso ainda foi descartado ou confirmado.


O que é um hospital de campanha



O hospital de campanha é uma unidade provisória e conta com equipamentos, médicos e outros profissionais de saúde para atender apenas casos específicos de pacientes que tiveram a saúde afetada por alguma situação ou doença, como é o caso do coronavírus.

Normalmente, esses hospitais são construídos para dar apoio a outras unidades de saúde do estado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário