quinta-feira, 26 de março de 2020

Empresa é notificada por manter mais de 400 funcionários em alojamento em Teófilo Otoni

Uma audiência já foi realizada entre a empresa e o Ministério Público do Trabalho para traçar medidas. Ela também mantem funcionários nas mesmas condições em Almenara.


Por Danielle Soares e Victor Duarte, G1 Vales e Inter TV dos Vales


Mais de 400 funcionários de uma empresa de manutenção em torres de transmissão são mantidos em alojamento em Teófilo Otoni — Foto: Victor Duarte/Inter TV dos Vales
Mais de 400 funcionários de uma empresa de manutenção em torres de transmissão são mantidos em alojamento em Teófilo Otoni — Foto: Victor Duarte/Inter TV dos Vales


A Polícia Militar notificou uma empresa responsável por manter mais de 400 trabalhadores em um alojamento, em Teófilo Otoni (MG). Segundo a PM, os operários vivem em situação de aglomeração e condições sanitárias precárias.

Ainda de acordo com a policia, os homens são de vários estados e trabalham com manutenção em torres de transmissão. No alojamento, em cada quarto, dormem cerca de 15 pessoas. Além disso, para o trabalho, todos são transportados em carro e ônibus, contradizendo a ordem de aglomeração.

A notificação foi realizada nessa segunda-feira (23) e, segundo a polícia, na manhã desta terça (24), uma equipe esteve ao local e verificou que as atividades já foram suspensas, porém os homens continuam no alojamento.

Segundo a justiça, foi realizada uma audiência entre a empresa e o Ministério Público do Trabalho. Na ocasião, a companhia informou que já suspendeu as atividades e que está providenciando o retorno dos trabalhadores para a cidade de origem. No entanto, está enfrentando um problema quanto à logística, já que a maioria dos empregados é do Nordeste, onde algumas estradas foram fechadas por determinação do poder público.

A empresa ainda destacou, segundo a justiça, que já mapeou todos o trabalhadores que apresentam sintomas da Covid-19 e estão no grupo de risco, e que pretende colocá-los em isolamento até que o retorno para casa não seja possível.
O Ministério Público deu o prazo de 24 horas para a empresa comprovar todas as medidas estabelecidas e traçar as ações a serem colocadas em prática.

Almenara



Trabalhadores da mesma empresa encontram-se em situação semelhante no município de Almenara, segundo a prefeitura. A administração municipal também já notificou a companhia, em razão do decreto que consiste em evitar aglomeração, por conta do risco de coronavírus.

No documento, o prefeito pede que sejam promovidas todas as medidas sanitárias necessárias, inclusive a suspensão das atividades que permitem aglomerações em pátios e alojamentos.

Segundo a notificação, caso a empresa descumpra a ordem serão adotadas medidas administrativas, cíveis e criminais.

G1 tentou entrar em contato com a empresa, mas até o momento não obteve retorno.

Empresa é notificada por manter mais de 400 funcionários em alojamento em Teófilo Otoni | Vales de Minas Gerais | G1

Família procura por homem desaparecido que teria sido visto pela última vez na Lajinha


16:23 | 24 de março 
André Luiz do Nascimento, 39 anos, está desaparecido. Segundo familiares, ele sofre de confusão mental e teria embarcado no dia 17 de março na rodoviária de Itamaraju(BA) com destino a São Paulo(SP), mas teve uma crise e desceu na Lajinha, Zona Rural de Teófilo Otoni.
Na ocasião André usava bermuda verde e preta, camisa azul e boné preto. Ele tem cabelos e olhos castanho e mede 1,73m de altura.
Qualquer informação ligar para Adriana através do número (11)96043777.
Família procura por homem desaparecido que teria sido visto pela última vez na Lajinha

Trabalhadores da SAE Towers fazem manifestação por dispensa do trabalho devido ao coronavírus










Cerca de 400 funcionários de uma empresa produtora de torres de aço para linhas de transmissão de energia, filial de Teófilo Otoni, realizaram uma manifestação na manhã desta segunda-feira (22) no pátio da empresa situada no Bairro Viriato, reivindicando a paralisação dos serviços devido ao surto de coronavírus. A Polícia Militar esteve no local .
Segundo eles, a empresa os ameaçou de demissão por justa causa caso parassem de trabalhar,mesmo após o decreto da prefeitura municipal de Teófilo Otoni que suspendeu o funcionamento das empresas por tempo indeterminado a partir de hoje.
Os funcionários contaram que dormem em quartos com até 16 pessoas e que a empresa não disponibilizou para eles nenhum material de proteção de contágio como máscaras, luvas e álcool gel.
“ Se a gente for esperar pela empresa nos vamos morrer aqui.Vamos tomar conta dos leitos dos hospitais de vocês , na cidade de vocês,” disse um dos trabalhadores.
A maioria dos funcionários mora fora de Teófilo Otoni e pede dispensa do trabalho para voltar para suas casas até que essa situação do coronavírus seja resolvida.
A direção da empresa foi procurada mas não concedeu entrevista.  

A maioria dos funcionários mora fora de T.Otoni e revindicam a paralisação dos serviços devido ao  coronavírus.(Foto Jerry Santos/Rádio Teófilo Otoni)

A maioria dos funcionários mora fora de T.Otoni e revindica a paralisação dos serviços devido ao  coronavírus.(Foto Jerry Santos/Rádio Teófilo Otoni)
A maioria dos funcionários mora fora de T.Otoni e revindica a paralisação dos serviços devido ao coronavírus.(Foto Jerry Santos/Rádio Teófilo Otoni)
Trabalhadores da SAE Towers fazem manifestação por dispensa do trabalho devido ao coronavírus


Nenhum comentário:

Postar um comentário