sábado, 21 de março de 2020

Filipe Costa defende independência política

O vereador Filipe Costa, presidente da Câmara Municipal e possível pré-candidato a prefeito de Teófilo Otôni, concedeu entrevista ao radialista Aníbal Gonçalves, programa Encontro Marcado, da Rádio 98 FM, ontem (20/01/20). Segundo informou o radialista, Filipe é pós-graduado em Gestão Pública Municipal e advogado, eleito aos 27 anos de idade para seu primeiro mandato, passando a ocupar a presidência da Comissão de Saúde da Câmara Municipal. Também presta serviço à Superintendência Estadual de Saúde de Minas Gerais.
O parlamentar municipal afirmou que nunca havia atuado na política, mas que, por sua família ter algumas raízes no setor, foi candidato. “Nunca fui vereador de estar colado em prefeito, de estar levando vantagens do Executivo” – afirmou, para demonstrar sua independência em relação à linha de atuação, inclusive a respeito de empregos na Prefeitura.
Filipe Costa acrecentou que vê o mandato como um meio para contribuir com políticas públicas para melhorar a sociedade. E lembrou que o vereador é limitado. “O vereador que promete obras está equivocado”, pois ele é fiscal das ações das autoridades municipais do Executivo.
“Não sou adepto nem vinculado a projeto de poder!” – afirmou, para lembrar que política é passageira. “Não vendo a minha alma. Não vou vender o meu caráter!” E esclareceu que não é candidato à reeleição. Não negou, contudo, a possibilidade de se candidatar a prefeito de Teófilo Otôni.
Sobre a ausência do vereador na zona rural, Filipe Costa disse que cada parlamentar tem o seu perfil. Toda semana, contudo, segundo afirmou, se dirige à zona rural. Infelizmente, segundo disse, a gestão municipal não acolhe tal trabalho.
Para o presidente da Câmara, Teófilo Otôni tem uma riqueza enorme, que é a atividade rural, com uma grande bacia leiteira, fruticulura, horticultura, floricultura etc., mas que a Secretaria Municipal de Agropecuária não dá oportunidade ao homem do campo. Para ele, não há formação de mão de obra pelo SENAR, que deveria ser aproveitado. Lembrou, ainda, a necessidade de convênios com o 3º setor, mas que a atual gestão não ampara essa visão.
Sobre o orçamento municipal, Filipe Costa disse que é lastimável, pois lhe falta técnica na formulação, e a maior parte é destinada a custeio da máquina, restando quase nada para os empreendimentos. Assim, “não investimos”. E empresário algum vem para o município a fim de se instalar. Falta uma equipe técnica para elaboração de um projeto sério, segundo ele.
A administraçção pública tem que ser sentida como de resultado, defende o vereador.
Prosseguindo, Filipe Costa afirmou que, “gostem ou não”, o governo Bolsonaro é eficiente, com resultados positivos, e deveria servir de modelo.
Ao final do programa de Aníbal Gonçalves, Filipe Costa respondeu a questionamentos dos ouvintes. (Foto: Reprodução)
Filipe Costa defende independência política - Diário do Mucuri
Homem de 49 anos morre em Capelinha com suspeita de coronavírus
19:26 | 21 de março 
A Prefeitura de Capelinha, no Vale do Jequitinhonha, investiga a morte de um homem,de 49 anos, por suspeita da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. De acordo com a Prefeitura, o paciente procurou a Fundação Hospitalar São Vicente de Paulo por volta das 15h deste sábado (21) apresentando problemas respiratórios graves e febre.
“Menos de uma hora após dar entrada, ele veio a óbito vítima de insuficiência respiratória. Os médicos fizeram avaliação e todos os sintomas são de coronavírus”, disse o Prefeito, Tadeu Filipe Fernandes de Abreu, durante um pronunciamento nas redes sociais.
Foi feita a coleta de material que será enviado para a Vigilância Sanitária do Estado. O caso ainda não foi notificado pela Secretaria Estadual de Saúde e nem pelo Ministério da Saúde. O Estado confirmou que investiga um caso suspeito da doença na cidade.
Em nota, a Prefeitura informou que o paciente não viajou para o Exterior e não teve contato com ninguém que tenha viajado nos últimos dias. Ainda de acordo com a Prefeitura, o homem trabalhava como açougueiro em Capelinha e não tinha histórico de problemas respiratórios.
A ala onde o paciente foi atendido está interditada e a equipe do Serviço Móvel de Urgência (SAMU), que fez o atendimento entrou em quarentena.
O município está tomando uma série de medidas para minimizar os riscos de contaminação e o Prefeito implorou que as pessoas permaneçam dentro de casa.
“Eu peço pelo amor de Deus e por todos nós, fiquem nas suas casas. Não saíam de casa por nada nesta vida, a não ser em caso de extrema necessidade. Essa é a melhor forma de evitar que o vírus se espalhe, preservem as suas vidas. É necessário que estejamos vivos para podermos lutar uns pelos outros”, disse o prefeito.
 (Fonte:G1Vales de MG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário