Data coincide com o aniversário da cidade que completa 85 anos de emancipação política
27/01/2023
Objetos indígenas com mais de 300 anos de existência expostos no museu de Governador Valares — Foto: Prefeitura Municipal de Governador Valadares
Governador Valadares tem comemoração em dose dupla no próximo dia 30. Além dos 85 anos de emancipação política do município, no mesmo dia também é comemorado os 40 anos de fundação do Museu da Cidade.
O local guarda um acervo com mais de 4 mil peças, além de uma biblioteca com um rico acervo bibliográfico com livros, revistas, jornais, dissertações de mestrados e doutorados dentre outros, que se encontram a disposição de leitores e pesquisadores.
O Museu possui sete ambientes: galeria de fotos de ex-prefeitos desde a emancipação política da cidade; salas com móveis e objetos que pertenceram aos pioneiros da região; espaço da saúde com objetos que retrata o início da prática da medicina na cidade; sala do comércio com exposição de moedas, notas antigas e máquinas registradoras das décadas passadas; igaçabas com objetos indígenas com mais de 300 anos de existência; sala de exposições temporárias e reservas técnicas.
O acervo do Museu da Cidade é fruto das doações da comunidade.
Para o diretor do espaço, Josmar Coelho, o Museu pode ser melhor explorado pelas escolas e a comunidade em geral para pesquisa e educação.
“Nossa busca a frente do Museu é proporcionar experiências, partilhar conhecimentos, guardar e difundir a memória do desenvolvimento da cidade. Podemos definir o Museu como instrumento fundamental de autenticidade cultural”, afirmou Josmar.
O Museu da Cidade fica na Rua Prudente de Morais, 711, no Centro, próximo a agência dos Correios Central. Funciona de segunda a sexta, das 8 às 18 horas e no sábado das 9 às 13 horas.
Tem entrada gratuita e recebe visitas guiadas (grupos de estudantes, instituições, entidades), com agendamento prévio pelo e-mail museudacidadegv2@hotmail.com ou pelo telefone 3271-8560.
Nenhum comentário:
Postar um comentário