sábado, 20 de maio de 2023

Qual foi um dos atos mais corajosos que você viu ou conhece?

 

 · 
Seguir

Era o ano de 1960, o auge da segregação racial nos Estados Unidos, Dion Diamond, um homem afro-americano, estava cansado de ter seus direitos constantemente pisoteados.

"Crazy Diamond" disseram-lhe na altura, este homem, entrou no local e foi directamente para a zona branca, sentou-se e lá permaneceu sem se abalar. Às vezes, grupos de pessoas se reuniam ao redor dele, ameaçando e insultando-o e "Crazy Diamond" ainda se sentava sem se mover um centímetro.

“Eu me sentava e eles me diziam que não podiam atender e eu não me movia, grupos de até 15 ou 20 pessoas vinham me dizer para sair e eu não seria incomodado, só sairia se ameaçassem chamar a polícia”

Dion Diamond disse com uma risada

Apenas por se sentar, esse ativista fez muitas pessoas se levantarem e lutarem pela mudança, com um ato tão simples como sentar.

Impressiona-me ver como esta história é tão pouco conhecida, na verdade foi recentemente que li e pesquisei este ativista dos direitos civis. Pareceu-me corajoso porque agora vemos as fotos e isso chama a nossa atenção, é digno de admiração, mas naquela época essas fotos circularam nos jornais locais e garanto-vos que causaram mais do que um olhar de ódio ou desprazer.

Referências:

Freedom riders: 1961 e a luta pela justiça racial: Arsenault, Raymond: download gratuito, empréstimo e streaming: arquivo da Internet

O ativista dos direitos civis cujo nome você provavelmente nunca ouviu

Nenhum comentário:

Postar um comentário