segunda-feira, 22 de maio de 2023

Cristo Redentor apaga as luzes por 1h nesta segunda em solidariedade a Vini Jr; 'Ação que emociona', diz atacante

Atleta sofreu novamente ataques racistas durante partida na Espanha. A ação é uma cooperação entre o Núcleo de Esporte e Fé do Santuário, a Confederação Brasileira de Futebol e o Observatório da Discriminação Racial no Futebol.

Por g1 Rio

 22/05/2023 17h10  Atualizado há 13 minutos 

Cristo apagado em solidariedade a Vini Jr — Foto: Reprodução/TV Globo


O monumento do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, teve a iluminação apagada nesta segunda-feira (22) em soludariedade ao jogador Vinícius Junior, do Real Madrid, que voltou a sofrer ataques racistas neste domingo (21), durante uma partida em Valência. A previsão é de que as luzes fiquem apagadas entre 18h e 19h.

 

"O Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor repudia os ataques racistas sofridos pelo jogador brasileiro Vinícius Júnior nesse domingo, 21 de maio, durante jogo entre Real Madrid e Valencia. Por isso, nesta segunda-feira, das 18h às 19h, o monumento ao Cristo Redentor terá a iluminação desligada como símbolo da luta coletiva contra o racismo e em solidariedade ao jogador e a todos os que sofrem preconceito no mundo inteiro", comunicou o santuário, em nota.

  

Em suas redes sociais, o atacante se disse emocionado:

 

"Preto e imponente. O Cristo Redentor ficou assim há pouco. Uma ação de solidariedade que me emociona. Mas quero, sobretudo, inspirar e trazer mais luz à nossa luta. Agradeço demais toda a corrente de carinho e apoio que recebi nos últimos meses. Tanto no Brasil quanto mundo afora. Sei exatamente quem é quem. Contem comigo porque os bons são maioria e não vou desistir.Tenho um propósito na vida e, se eu tiver que sofrer mais e mais para que futuras gerações não passem por situações parecidas, estou pronto e preparado".

<blockquote class="twitter-tweet"><p lang="pt" dir="ltr">Preto e imponente. O Cristo Redentor ficou assim há pouco. Uma ação de solidariedade que me emociona. Mas quero, sobretudo, inspirar e trazer mais luz à nossa luta. <br><br>Agradeço demais toda a corrente de carinho e apoio que recebi nos últimos meses. Tanto no Brasil quanto mundo… <a href="https://t.co/zVBcD4eF8k">pic.twitter.com/zVBcD4eF8k</a></p>&mdash; Vini Jr. (@vinijr) <a href="https://twitter.com/vinijr/status/1660771613527224324?ref_src=twsrc%5Etfw">May 22, 2023</a></blockquote> <script async src="https://platform.twitter.com/widgets.js" charset="utf-8"></script>


Cristo Redentor é apagado em solidariedade a Vini Jr — Foto: Reprodução/TV Globo

 


A ação é uma cooperação entre o Núcleo de Esporte e Fé do Santuário, a Confederação Brasileira de Futebol e o Observatório da Discriminação Racial no Futebol.

 

O reitor do Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, Padre Omar, também se pronunciou sobre o caso e lembrou uma passagem bíblica: “Somos todos criados à imagem e semelhança de Deus”.

 

LEIA TAMBÉM

'Não foi a 1ª, nem 2ª e nem 3ª': dez vezes em que Vini Jr foi vítima de racismo na Espanha

 

Vinicius Junior reclama de racismo por parte da torcida do Valencia — Foto: Getty Images 

O episódio

Em partida do campeonato espanhol, o atleta voltou a ser alvo de ataques racistas, desta vez em um jogo do Real Madrid contra o Valencia, no estádio Mestalla, em Valência, no sudeste da Espanha.

 

Neste domingo, o Ministério da Igualdade Racial já havia informado que vai notificar autoridades espanholas e a La Liga, entidade responsável pelo campeonato espanhol.

 

O governo Luiz Inácio Lula da Silva emitiu nesta segunda-feira (22) nota em que "repudia nos mais fortes termos" os ataques racistas sofridos pelo jogador brasileiro Vinicius Jr, do Real Madrid, em jogos da liga espanhola.

 

O comunicado é assinado de forma conjunta pelos ministérios de Relações Exteriores, Igualdade Racial, Esporte e Direitos Humanos e Cidadania.

 

No texto, o governo pede que as "autoridades governamentais e esportivas da Espanha" tomem providências para punir os autores dos atos de racismo e evitar que eles se repitam.

 

O governo brasileiro cita nominalmente, na nota, a Federação Internacional de Futebol (FIFA), a Federação Espanhola e a "LaLiga", como é conhecida a primeira divisão do campeonato espanhol.

 

Mais cedo, a ministra de Igualdade Racial, Anielle Franco, classificou os atos de racismo como "mal" que precisa ser combatido "na raiz".

 

O blog da Andréia Sadi informou que o Itamaraty vai chamar a embaixadora da Espanha no Brasil, Mar Fernández-Palacios, para explicações após o episódio racista deste domingo (21), em que Vini Jr. foi chamado de "macaco" por torcedores do Valência.

https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2023/05/22/cristo-redentor-apagara-as-luzes-por-1h-nesta-segunda-em-solidariedade-a-vini-jr.ghtml

                                                               Sei não, mas eu acho que esse interruptor da luz do cristo redentor e seletivo.. pois não apagou em outros fatos da mesma natureza ...


O âncora do Jornal da Globo, William Waack, aparece ao lado de um comentarista, à frente da Casa Branca, em Washington (EUA), ...
YouTube · TV Fórum · 8 de nov. de 2017

Marcão comanda o programa "Balanço Geral", em Brasília.
YouTube · O Dia Online · 17 de jan. de 2017


João Alberto é espancado e asfixiado até a morte por seguranças no Carrefour SJ 20/11.
YouTube · Rede TVT · 20 de nov. de 2020


Um vídeo que mostra um casal negro sendo agredido depois de supostamente tentar furtar um supermercado do Grupo Carrefour, em Salvador (BA), ...
Poder360 · Poder360 · 2 semanas atrás


No final da partida contra o Grêmio, nessa quarta-feira, pela Copa do Brasil, o goleiro santista Aranha foi alvo de mais um episódio ...
YouTube · Alterosa Esporte · 29 de ago. de 2014


“Como negro e presidente da Câmara tenho lutado com todas as forças contra o racismo, crime que insiste em ser cometido dentro de uma Casa de ...
CNN · CNN Brasil · 3 de mai. de 2022


ÁUDIO DA PROCURADORA GERAL DE MESQUITA EM TOM DE RACISMO CONTRA BENEDITA DA SILVA(PT). Vamos conhecer um pouco mais da Procuradora Geral do ...
Facebook · VOZ da Coréia . Mesquita - RJ · 8 de jul. de 2022

                                                                           


              

ÁUDIO | Presidente da Fundação Palmares chama o movimento Negro de “escória maldita”

03 jun 2020 - 09:00

Redação Em Dia ES

Ouça trecho do áudio:


Nenhum comentário:

Postar um comentário