A queda de preços é reflexo da medida adotada pela Petrobrás, que reduziu os preços dos combustíveis para as distribuidoras
Após o anúncio da redução de preços dos combustíveis às distribuidoras, feito ontem (18) pela Petrobras, alguns postos em Itabira já começam a registrar queda dos valores nas bombas. A DeFato esteve nesta quarta-feira (19) em 10 estabelecimentos, por diferentes pontos da cidade e observou em seis deles a queda de R$0,30 por litro de gasolina. Em outro posto, os funcionários avisaram que fariam a mudança nos preços ainda nesta tarde. No entanto, em outros três locais os frentistas informaram não saber quando haverá a redução para os clientes, nem qual deverá ser o novo valor.
A queda de preços é reflexo da medida adotada pela Petrobrás, que reduziu os preços dos combustíveis para as distribuidoras em 21,3% no valor do gás de cozinha (R$8,97), 12,6% na gasolina (R$0,40) e 12,8% no diesel (R$0,44). A reportagem da DeFato tentou contato junto ao Procon para saber se o órgão estará fiscalizando os postos de combustíveis, avaliando se o valor da redução está sendo cumprido. No entanto, não obteve retorno.
Confira alguns postos onde já houve redução aplicada
Nos três postos abaixo os funcionários não souberam informar quando haverá a redução, nem qual deverá ser o valor aplicado.
No estabelecimento abaixo, os funcionários informaram que a redução aconteceria ainda hoje.
Mudanças na estratégia comercial
A Petrobras também informou que sua Diretoria Executiva aprovou, na última segunda-feira (15), nova estratégia comercial para definição de preços de diesel e gasolina da estatal, em substituição à política que vinha sendo usada em suas refinarias. A nova estratégia usa referências de mercado como: o custo alternativo do cliente, que será priorizado na precificação; e o valor marginal para a Petrobras.
Em fato relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a estatal explica que o custo alternativo do cliente contempla as principais alternativas de suprimento, sejam fornecedores dos mesmos produtos ou de produtos substitutos; já o valor marginal para a Petrobras é baseado no custo de oportunidade dadas às diversas alternativas para a companhia dentre elas, produção, importação e exportação do referido produto e/ou dos petróleos utilizados no refino.
Segundo a Petrobras, “os reajustes continuarão sendo feitos sem periodicidade definida, evitando o repasse para os preços internos da volatilidade conjuntural das cotações internacionais e da taxa de câmbio”.
Além disso, as decisões relativas à estratégia comercial continuam sendo subordinadas ao Grupo Executivo de Mercado e Preço, composto pelo presidente da companhia, o diretor executivo de Logística, Comercialização e Mercados e o diretor Financeiro e de Relacionamento com Investidores.
A estratégia comercial está alinhada com a Diretriz de Formação de Preços no Mercado Interno aprovada pelo Conselho de Administração em 27 de julho de 2022 e tem como premissa preços competitivos por polo de venda, em equilíbrio com os mercados nacional e internacional, levando em consideração a melhor alternativa acessível aos clientes.
“Essa estratégia permite a Petrobras competir de forma mais eficiente, levando em consideração a sua participação no mercado, para otimização dos seus ativos de refino, e a rentabilidade de maneira sustentável”, afirma a estatal, acrescentando que passará a ter mais flexibilidade para praticar preços competitivos, se valendo de suas melhores condições de produção e logística e disputando mercado com outros atores que comercializam combustíveis no Brasil, como distribuidores e importadores.
O fato relevante ainda afirma que a precificação competitiva mantém um patamar de preço que garante a realização de investimentos previstos no Planejamento Estratégico, sob a premissa de manutenção da sustentabilidade financeira da companhia.
“A Petrobras reforça seu compromisso com a geração de valor e com sua sustentabilidade financeira de longo prazo, preservando a sua atuação em equilíbrio com o mercado”, completa a petroleira.
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