terça-feira, 29 de março de 2011

Teófilo Otoni contará com unidade da UPA e base do SAMU

Novos serviços trarão maior oferta de consultas de urgência de baixa complexidade e reduzirão a média de tempo para resgates na região
O empenho da Prefeita Maria José Haueisen Freire, em parceria com prefeitos da macro-nordeste e Jequitinhonha, proporcionou uma importante conquista para o município. Em breve será implantado em Teófilo Otoni a central regional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas.
Os dois novos serviços, inicialmente destinados às cidades de médio e grande porte, com população acima de 100 mil habitantes, poderão beneficiar cerca de 85 municípios dos Vales do Mucuri e Jequitinhonha.
Como Teófilo Otoni está tecnicamente habilitado para receber tanto o SAMU quanto a UPA, por atender requisitos como a existência do programa Estratégia Saúde da Família (ESF) e o Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS), a viabilização dos dois programas estão em fase de complementação.
A UPA funcionará no antigo Hospital Vera Cruz
A UPA funcionará no antigo Hospital Vera Cruz, onde os pacientes do SAMU receberão os primeiros atendimentos. Depois do primeiro atendimento, os médicos analisam se é necessário encaminhar o paciente para o Hospital ou mantê-lo em observação por até 24 horas. A UPA também atenderá casos de pronto atendimento como pressão alta, febre, cortes e queimaduras.
Os pacientes socorridos pelo SAMU, receberão os primeiros atendimentos na UPA
O SAMU é um órgão que faz parte do sistema regionalizado e hierarquizado, capaz de atender, dentro da região de abrangência, todo enfermo, ferido, mulheres em trabalho de parto ou pós-parto em situação de urgência ou emergência, e transportá-los com segurança e acompanhamento de profissionais da saúde até o nível hospitalar do sistema, além de intermediar, através da central de regulação médica das urgências, as transferências inter-hospitalares de pacientes graves, promovendo a ativação das equipes apropriadas e a transferência do paciente.
A estrutura do serviço
A sede do SAMU será instalada na Av. Alfredo Sá, em frente a Escola Municipal Sidônio Otoni, numa  uma área edificada de aproximadamente 2.350 metros quadrados, construída em terreno doado pela Prefeitura de Teófilo Otoni. Neste complexo, atuarão médicos e equipes administrativas e de suporte (telefonistas e rádio-operadores), onde serão recebidas todas as chamadas através do telefone 192. Conforme o caso e a localização da chamada, as equipes, inclusive dos bombeiros, polícias e defesa civil, serão acionadas.
A sede do SAMU será instalada na Av. Alfredo Sá, em frente a E. M. Sidônio Otoni
Cerca de 21 ambulâncias conduzidas por para-médicos, serão  usadas para avaliar os casos e orientar o atendimento nos hospitais e unidades de pronto atendimento (UPAs), para onde o paciente deverá ser removido.
Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Eduardo Tertuliano, o SAMU é fundamental para melhorar o serviço prestado pelas redes de urgência e emergência. “O serviço traz mais segurança para toda a população. O paciente vai ter a certeza de um serviço voltado para salvar vidas. Sabemos que um segundo ou um minuto é muito importante para salvar uma vida e o Samu trabalha com essa filosofia, de fazer um atendimento rápido, eficiente e qualitativo. Então os hospitais serão melhores estruturados, pois receberão beneficio para isto, e tem todo um serviço de inteligência que vai trabalhar na central instalada em Teófilo Otoni, garantindo total eficiência no trabalho”, afirmou Tertuliano.
O Secretário disse ainda, que o estado implantou uma política de saúde regional. “Hoje o estado não tem a política de disponibilizar o SAMU local ou municipal, e sim, um SAMU regional, mas com o empenho do governo municipal em parceria com os demais municípios. Conseguimos fazer com que Teófilo Otoni fosse contemplada, neste momento, com a rede de urgência e emergência do SAMU”, ressaltou o secretário.
Notícias relacionadas:
  1. Parceria Pública Privada em prol da saúde em Teófilo Otoni
  2. Teófilo Otoni terá Centro de Órtese e Prótese
  3. Encontro em BH define rumos da saúde em Teófilo Otoni
  4. Teófilo Otoni participa do Dia Mundial de Luta Contra a AIDS
  5. Trabalho conjunto viabilizou a reabertura do Hospital São Vicente

Nenhum comentário:

Postar um comentário