Novos serviços trarão maior oferta de consultas de urgência de baixa complexidade e reduzirão a média de tempo para resgates na região
O empenho da Prefeita Maria José Haueisen Freire, em parceria com prefeitos da macro-nordeste e Jequitinhonha, proporcionou uma importante conquista para o município. Em breve será implantado em Teófilo Otoni a central regional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas.Os dois novos serviços, inicialmente destinados às cidades de médio e grande porte, com população acima de 100 mil habitantes, poderão beneficiar cerca de 85 municípios dos Vales do Mucuri e Jequitinhonha.
Como Teófilo Otoni está tecnicamente habilitado para receber tanto o SAMU quanto a UPA, por atender requisitos como a existência do programa Estratégia Saúde da Família (ESF) e o Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS), a viabilização dos dois programas estão em fase de complementação.
A UPA funcionará no antigo Hospital Vera Cruz, onde os pacientes do SAMU receberão os primeiros atendimentos. Depois do primeiro atendimento, os médicos analisam se é necessário encaminhar o paciente para o Hospital ou mantê-lo em observação por até 24 horas. A UPA também atenderá casos de pronto atendimento como pressão alta, febre, cortes e queimaduras.
A estrutura do serviço
A sede do SAMU será instalada na Av. Alfredo Sá, em frente a Escola Municipal Sidônio Otoni, numa uma área edificada de aproximadamente 2.350 metros quadrados, construída em terreno doado pela Prefeitura de Teófilo Otoni. Neste complexo, atuarão médicos e equipes administrativas e de suporte (telefonistas e rádio-operadores), onde serão recebidas todas as chamadas através do telefone 192. Conforme o caso e a localização da chamada, as equipes, inclusive dos bombeiros, polícias e defesa civil, serão acionadas.
Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Eduardo Tertuliano, o SAMU é fundamental para melhorar o serviço prestado pelas redes de urgência e emergência. “O serviço traz mais segurança para toda a população. O paciente vai ter a certeza de um serviço voltado para salvar vidas. Sabemos que um segundo ou um minuto é muito importante para salvar uma vida e o Samu trabalha com essa filosofia, de fazer um atendimento rápido, eficiente e qualitativo. Então os hospitais serão melhores estruturados, pois receberão beneficio para isto, e tem todo um serviço de inteligência que vai trabalhar na central instalada em Teófilo Otoni, garantindo total eficiência no trabalho”, afirmou Tertuliano.
O Secretário disse ainda, que o estado implantou uma política de saúde regional. “Hoje o estado não tem a política de disponibilizar o SAMU local ou municipal, e sim, um SAMU regional, mas com o empenho do governo municipal em parceria com os demais municípios. Conseguimos fazer com que Teófilo Otoni fosse contemplada, neste momento, com a rede de urgência e emergência do SAMU”, ressaltou o secretário.
Notícias relacionadas: