A Prefeitura de Teófilo Otoni, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta sexta-feira, (25), a 1ª capacitação de monitores do Programa Mais Educação. O evento aconteceu na sede do Centro Educacional, no SESC, e o objetivo é oferecer subsídios para que os monitores possam desenvolver as atividades dentro da sala de aula da melhor maneira possível, compreendendo o que é a política educacional dentro do Programa Mais Educação.
O programa é uma estratégia do Governo Federal, em parceria com a Prefeitura de Teófilo Otoni, para a ampliação da jornada escolar e a organização curricular, na perspectiva da Educação Integral.
A Secretária Municipal de Educação e Cultura, Maria Helena Costa Salim, falou que o objetivo é para que o contato com o aluno possa ser mais produtivo, e que se obtenha crescimento, aprendizagem e que seja prazeroso. “Nós estamos trabalhando vários temas com os professores para ajudá-los na metodologia, na organização do planejamento e no plano de aula, para que estes momentos satisfação os alunos”.
A coordenadora do Programa, Vanessa de Souza Cabral, falou sobre os temas que são trabalhados nas oficinas. “Estaremos aqui durante todo o dia abordando os seguintes temas: ética, didática geral, didática desportiva, inclusão digital, capoeira, além de questões sobre o perfil do educador social, bem como o planejamento das atividades ministradas”, ressaltou Vanessa.
No município há seis escolas e 740 alunos atendidos pelo programa com a jornada educativa ampliada para no mínimo sete horas diárias, com oficinas de dança, software educacional, informática e tecnologia da informação, capoeira, Yoga, matemática, letramento, xadrez tradicional, leitura, horta escolar, pintura, desenho, banda fanfarra, recreação e lazer, futsal, futebol, taekwondo, voleibol, canto coral e atividades de prevenção e promoção da saúde.
Notícias relacionadas: