terça-feira, 29 de março de 2011

Prefeita é convidada pelo governo britânico

A Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS é, antes de tudo, uma grande conquista e um grande desafio para a sociedade brasileira. A Lei 12.305 foi promulgada em agosto de 2010 e regulamentada pelo Decreto 7.404, em dezembro do mesmo ano.
Com isso, a realidade brasileira no contexto do gerenciamento dos resíduos vai mudar radicalmente e exigirá adaptação às novas demandas e prioridades. Em apoio a essa política de tratamento dos resíduos sólidos, o governo britânico contemplou 10 cidades brasileiras, dos estados de Minas Gerais – entre elas Teófilo Otoni, e do Goiás para uma visita entre os dias 20 e 24 de março ao Reino Unido.
O objetivo é conhecer de perto as tecnologias mais avançadas usadas no processo de decomposição orgânica, mais conhecido como digestão anaeróbica. A comitiva de Teófilo Otoni embarca na tarde deste sábado, (19), e é composta pela prefeita Maria José, acompanhada da Chefe de Gabinete, Liliane Menezes e do Secretário de Indústria Comércio e Turismo, Bruno Balarine.
Apenas10 cidades brasileiras foram convidadas a participar dessa visita que a embaixada chamou de “missão”. O objetivo dessa missão é auxiliar na Política Nacional de Resíduos Sólidos, conforme a lei sancionada em meados de 2010, que determina que até agosto de 2012 todos os municípios brasileiros elaborarem um plano local de resíduos sólidos.
Teófilo Otoni foi contemplada com esse convite e a comitiva fará visitas as cidades que possuem essa técnica sustentável de manejo do lixo urbano, além de reuniões com especialistas dos setores públicos e privados para estudar a viabilidade de projetos dessa natureza, que usam além da adequação ambiental, a geração de emprego, aumento da competitividade de mercado das empresas e industrias, como também, o recebimento do ICMS Ecológico para os municípios.
A segunda etapa desse programa será no dia 30 de março em Brasília com um workshop técnico que acontecerá para cada membro de cada uma das prefeituras envolvidas na visita ao Reino Unido. O objetivo nessa segunda fase é oferecer subsídios técnicos para a implementação de aterros sanitários usando a técnica de Digestão Anaeróbica nos municípios.
A Digestão Anaeróbia também conhecida como biogasificação ou metanização é um tratamento de resíduos orgânicos por decomposição ou digestão anaeróbica que gera biogás, que é formado por cerca de 50% a 60% de metano e que pode ser queimado ou utilizado como combustível. O resíduo sólido da biogasificação pode ser tratado aerobicamente para formar composto orgânico.

Confira a carta de convite enviada pelo embaixador britânico, Alan Charlton à Prefeita Maria José e a agenda de eventos no Reino Unido:
Agenda da comitiva de Teófilo Otoni em visita ao Reino Unido
20/03 - Birmingham chegada às 17h
21/03 – visita a Scott Wilson TBC, Responsável pela infraestrutura de aterro
sanitário
21/03 - Visita a International Synergies
22/03 – visita Kirk Environmental: Maior especialista em projetos de instalação
de tanques digestão anaeróbica do mundo.
23/03 – Visita e reunião no Biogen Greenfinch: Maior operador de plantas de
digestão anaeóbicas e oferece soluções e alternativas a aterros sanitários
24/03 – Reunião no Departament for Environment, Food and Rural Affairs –
DEFRA – Equivalente ao ministério da agricultura brasileiro.
24/03 - apresentação de tecnologias e soluções em digestão anaeróbica –
Associação de Digestão Anaeróbica e Bio gás do Reino Unido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário