terça-feira, 29 de março de 2011

Floricultores de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri.......

 clique na imagem p/ ampliar
Floricultores do Vale do Mucuri recebem capacitação técnica
28/03/2011
17:17



Floricultores de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, começam, na primeira quinzena de abril, os treinamentos de capacitação técnica para aprimorar a qualidade da produção e o nível de tecnologia usada na atividade. A região é um importante polo de plantas ornamentais, com produção anual de 350 mil mudas, que abastecem as regiões Nordeste e Sudeste do país. Entre as principais variedades produzidas, estão diversos tipos de palmeiras, mudas frutíferas e de árvores nativas, além de folhagens ornamentais.
Os cursos de capacitação dos floricultores serão dados por técnicos do sistema da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) e de outras instituições ligadas à atividade. Há mais de três décadas, cerca de 80 famílias de pequenos produtores das comunidades de Lajinha e Liberdade se dedicam à atividade, mas o baixo nível tecnológico era um obstáculo à expansão do setor.
“A proposta é oferecermos cursos de capacitação para os produtores, abrangendo temas que vão desde as técnicas adequadas de produção, controle de pragas e doenças, a importância da qualidade na produção e noções de paisagismo”, explica a assessora técnica da Superintendência de Segurança Alimentar e Apoio à Agricultura Familiar da Seapa, Thyara Rocha Ribeiro, responsável pela organização dos treinamentos e uma das instrutoras.


Importância da qualidade
Para Thyara Ribeiro, melhorar a qualidade da produção é requisito básico para se ter competitividade e ganhar espaço no mercado. “Além disso, o momento é oportuno, em função da Copa do Mundo de 2014, que será realizada no país. Acreditamos que haverá crescimento considerável da demanda por plantas ornamentais, usadas em projetos paisagísticos e arborização de espaços públicos”, afirma.
Os cursos fazem parte das ações implantadas pelas Secretarias de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), por meio do Polo de Inovação de Teófilo Otoni. Para este ano, estão programados sete cursos, com a participação de profissionais da Epamig, Universidade Federal de Viçosa e de Lavras, Sebrae-MG, Seapa e de empresas privadas.
Segundo o Coordenador de Projetos dos Polos de Inovação gerenciados pelas Sectes, Hilton Manoel, as ações vão fomentar as vocações locais, por meio da inovação tecnológica. Para este ano, está prevista também a realização do 1º Seminário de Plantas Ornamentais, que acontecerá em Teófilo Otoni, com a participação de especialistas de outros estados.
Outro reflexo positivo do processo de capacitação dos produtores é a inclusão do grupo na Câmara Técnica de Floricultura da Seapa. As câmaras técnicas apoiam o Conselho Estadual de Política Agrícola na formulação de políticas públicas para o setor. “A participação num fórum como este é importante, tanto para fortalecer o associativismo do grupo, como para a troca de experiências e informações. E isso é resultado de todo esse trabalho”, finaliza Tyara Ribeiro.





Produtores de plantas ornamentais de Teófilo Otoni recebem capacitação sobre cooperativismo

E-mail Imprimir
O Polo de Inovação de Teófilo Otoni, coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), realiza nesta quinta-feira, 19, curso sobre cooperativismo para a comunidade de produtores locais de plantas ornamentais. As atividades ocorrem no campus da Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC), onde ocorrerá também a mobilização inicial para a criação da Associação de Produtores de Plantas Ornamentais de Teófilo Otoni.

Siga a ‘Sectes’ no Twitter e no Facebook

Este é o segundo curso promovido dentro do programa Inovação da Cadeia de Plantas Ornamentais de Teófilo Otoni, articulado pelo Pólo de Inovação. Em novembro de 2010, cerca de 40 produtores foram capacitados com noções de paisagismo e no próximo semestre será organizado um seminário voltado para a área da floricultura. As ações do programa visam o aprimoramento tecnológico da produção, transporte e comercialização das mudas e plantas produzidas pela comunidade da região.

Nesta iniciativa, o Pólo de Inovação de Teófilo Otoni conta com o apoio da Prefeitura, UNIPAC,
Universidade Federal de Viçosa (UFV), a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA) e o Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).
inhotim
Produtores em visita técnica ao museu Inhotim, como parte das atividades
de capacitação em paisagismo.

Minas Gerais: referência na produção de plantas ornamentais
A região de Teófilo Otoni, em especial o município de Lajinha, se destaca nacionalmente na produção de mudas e plantas ornamentais. Cerca de 80 produtores atuam na área produzindo aproximadamente 250 mil mudas por ano. Identificada a vocação local para a floricultura, o Pólo de Inovação mobilizou alunos do curso de agronomia da UNIPAC para diagnosticar as necessidades dos produtores e determinar o conteúdo dos cursos de capacitação a serem organizados. Apesar do clima, solo e localização beneficiarem a produção local, foi verificado que o transporte e a comercialização ainda eram marcados por baixo nível tecnológico. Hilton Manoel, gerente do Pólo articulador do programa Inovação da Cadeia de Plantas Ornamentais de Teófilo Otoni, afirma que “a integração entre governo, empresas, produtores e instituições de ensino no desenvolvimento de projetos de capacitação e transferência de tecnologia amplia a competitividade no mercado dos produtores locais, gerando emprego e renda para a região de Teófilo Otoni”.

Polo de Inovação de Teófilo Otoni

Criado em novembro de 2009, o Pólo de Inovação de Teófilo Otoni promove o desenvolvimento econômico, social e científico da região do Vale do Mucuri. Além do projeto Inovação na Cadeia Produtiva de Plantas Ornamentais, voltado para o desenvolvimento do setor agropecuário, o Pólo realiza ações de empreendedorismo e inovação no setor mineral, por meio da Unidade de Inovação Tecnológica em Gemas e Jóias – UNIT, no setor cultural e artístico, investindo no artesanato e na produção local de mel e cachaça e na capacitação de jovens pelo projeto Tecnologia, Empreendedorismo e Inovação Aplicados (TEIA).

UNIPAC

Rua Engenheiro Celso Murta nº 600
Bairro: Olga Correa – Téofilo Otoni
+55 (33) 3523-6170
 
Conheça mais sobre os projetos do Pólo de Inovação de Teófilo Otoni.  
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário