E para lembrar a data, a Prefeitura de Teófilo Otoni através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura/ Divisão de Cultura em parceria com Copasa, Instituto Estadual de Florestas (IEF), 15ª Companhia de Policia Militar Independente Meio Ambiente e Trânsito e o Grupo In-Cena, realizaram nesta terça-feira no Anfiteatro da Praça Tiradentes a comemoração do dia internacional da água com o tema “Água – Uma questão cultural”. O evento teve como o intuito a conscientização a população da importância de preservar o meio ambiente.
A Secretária Municipal de Educação e Cultura, Maria Helena Costa Salin, falou que a secretaria tem investido muito na educação ambiental. “Hoje no dia mundial da água reunimos com os grandes parceiros para sensibilizar toda a população do cuidado que nós temos que ter para conservar essa riqueza, então o nosso trabalho aqui hoje é de conscientizar toda sociedade para preservar as nossas águas”, ressaltou Maria Helena.
O Sargento da 15ª Companhia de Policia Militar Independente Meio Ambiente e Trânsito Natalino Bonfim, falou que esta é mais uma grande parceria dos órgãos municipais e estaduais para uma ação educativa. “Não poderíamos deixar passar em branco um dia como este. Estaremos também em todo Vale do Mucuri e Jequitinhonha e parte do Vale de São Mateus que pertence à jurisdição da 15ª Companhia de Meio Ambiente, realizando um trabalho de educação ambiental voltado para a preservação da água”, afirmou Bonfim.
O Chefe do Departamento Operacional Nordeste da Copasa de Teófilo Otoni, Sérgio Ramos, disse que este dia foi criado com o objetivo de conscientizar as pessoas para poupar esse bem precioso. “Este é um momento de reflexão para que todos possam analisar a situação da degradação do meio ambiente, para que haja realmente um movimento mundial que todos possam poupar um bem natural tão importante para a vida das pessoas”, falou Sérgio.
Na ocasião foram distribuídas 150 mudas de árvores de espécies variadas como: Ipê, palmeira australiana, açaí, caju, romã, acerola, uva, tamarindo e Ipê branco, através do Instituto Estadual de Florestas (IEF). A bióloga Hellen Karine Campos Teixeira, falou que o verde é um aliado para manter o ciclo da água, “então escolhemos estes tipos de plantas porque pode ser cultivado em pequeno espaço e atendem o nosso público aqui hoje”, concluiu Hellen.
(Fotos Sérgio Guimarães)
Notícias relacionadas: