terça-feira, 29 de março de 2011

Cruzeiro vence América e consolida liderança no Mineiro

clique na imagem p/ ampliar

28/03/2011
10:22


Time celeste assegurou, matematicamente, sua presença nas semifinais do Estadual


Foram 90 minutos dignos de um confronto tradicional de Minas Gerais, que completará 90 anos em 2011. Ao final, com uma atuação segura e melhor pontaria, o Cruzeiro venceu o América de virada, por 3 a 2, e se consolidou como o líder isolado do Campeonato Mineiro, com seis pontos de frente sobre o Coelho, que tem um jogo a menos no torneio.

O triunfo no estádio Dilzon Melo, em Varginha, também valeu aos estrelados a classificação matemática para as semifinais do Estadual. Agora, a briga do time de Cuca será para manter a condição de líder até o final da primeira fase, para levar vantagem nos jogos decisivos.

O time de Mauro Fernandes não foi batido facilmente e pecou apenas nos 15 minutos finais da etapa inicial, quando se encolheu no gramado. No segundo tempo, o jogo foi ainda mais emocionante, com chances diversas de ambos os lados.




O jogo

Os dois lados do duelo entraram em campo com a certeza de que o clássico deste domingo era mesmo decisivo. O Cruzeiro queria manter a liderança da tabela e o América estava determinado a permanecer na briga pelo primeiro lugar da fase de classificação do Campeonato Mineiro 2011, de olho na vantagem de entrar nas semifinais com o direito de jogar por resultados iguais até a grande final do torneio.

A quatro rodadas do fim da primeira fase do Estadual, o embate entre os rivais começou movimentado. Mauro Fernandes mostrou uma escalação com surpresas e um meio campo mais focado na marcação, com três volantes. Leandro Ferreira, que era dúvida, entrou em campo.

Logo na segunda volta do relógio, o Cruzeiro avançou pela esquerda. Gilberto escapou bem pela lateral, chegou à linha de fundo e cruzou. A bola percorreu toda a extensão da área, até que a defesa americana desviou para escanteio.

A resposta alviverde não demorou e foi mais efetiva. Depois de uma cobrança de falta no campo estrelado, num lance bobo de Gilberto, a bola sobrou limpa para Leandro Ferreira, na entrada da área. O volante foi mais rápido que a zaga e bateu forte, sem chances para Fábio: 1 a 0 no estádio Dilzon Melo, em Varginha, aos quatro minutos de jogo.

O jogo era lá e cá. Aos 05, na saída de bola, depois do América mexer no placar, o Cruzeiro teve chance de empatar com Thiago Ribeiro. O atacante escorou uma bola debaixo das traves, mas mandou pra fora. Quatro minutos depois, nova chance americana. Depois da cobrança de um escanteio pela esquerda, a bola ficou passeando pela área estrelada, até que Gil conseguiu dar um chutão e afastar o perigo.

O apetite das duas equipes era proporcional à importância da partida e o jogo era emocionante no Sul de Minas. O Cruzeiro explorava bem o lado direito do gramado e dali surgiam as principais chances, como aos 24 minutos, quando Pablo pegou bem na bola e exigiu reflexo do goleiro Flávio, que segurou firme.

O América passou a jogar num ritmo mais lento, tentando aproveitar os erros celestes. A opção acabou atraindo ainda mais o Cruzeiro, que pressionava bastante e rondava a meta verde e branca. Aos 29 minutos, a Raposa quase marcou. Numa cobrança de falta ensaiada, Roger rolou para Montillo, que bateu forte. Flávio soltou a bola na pequena área, mas a zaga conseguiu afastar antes da chegada de um cruzeirense para nova conclusão.

A insistência azul surtiu efeito ainda no primeiro tempo, fruto do acanhamento do América em seu campo de jogo depois dos 30 minutos. Aos 41, Montillo cruzou uma bola pela direita e encontrou Thiago Ribeiro pronto para o bote. O atacante não perdoou e mandou para as redes: 1 a 1 em Varginha.




Segunda etapa empolgante

O Cruzeiro voltou para a etapa complementar com a mesma formação do primeiro tempo. No América, Mauro Fernandes promoveu uma alteração no ataque: sacou Luciano e colocou Thiago Silvy em campo.

Buscando uma situação ainda mais confortável na tabela, a Raposa logo tomou a iniciativa. No primeiro minuto, Montillo escapou pela direita e cruzou da linha de fundo, mas não encontrou nenhum companheiro para o arrematar dentro da área. O América deu o troco logo depois. Na meia-lua, Fábio Júnior dominou uma bola e serviu Irênio, que bateu para o gol, mas carimbou a zaga.

No início do segundo tempo, o jogo era uma reprise dos primeiros momentos da etapa inicial: franco e muito disputado. Aos quatro minutos, depois de uma bela jogada individual de Roger, a bola sobrou para Leo dentro da área e o zagueiro desviou com facilidade: 2 a 1 e a virada cruzeirense em Varginha. A alegria celeste com o placar durou pouco. Aos 06, Leandro Ferreira, que era dúvida até este domingo e por pouco não ficou fora do clássico, resolveu arriscar de longe e soltou um torpedo pela direita. Fábio nem se mexeu: 2 a 2.

Depois de decretar o empate, o Coelho teve ótima chance para ampliar, aos nove minutos. Thiago Silvy foi lançado e entrou livre no território de Fábio, de frente para o camisa 1, mas desperdiçou uma oportunidade incrível, batendo à esquerda do goleiro.

Logo depois dos 20 minutos, os dois treinadores resolveram mexer nas equipes, ao mesmo tempo. Cuca sacou Roger e Gilberto para as entradas de Wellington Paulista e Everton. Já Mauro Fernandes tirou Irênio do gramado e colocou Netinho no jogo.

Ao contrário da primeira etapa, quando resolveu se encolher depois dos 30 minutos, o América era efetivo no terço final do segundo tempo e, ao lado do Cruzeiro, buscava o gol o tempo todo. O clássico era aguerrido e ambas as equipes tinham chances para desempatar.

Aos 33 minutos, os celestes tiveram duas chances seguidas para marcar. Na primeira, Wallyson invadiu a área e tentou acionar Wellington Paulista, mas a zaga interceptou o lance. Depois, após um cruzamento da direita, Flávio deu um tapa na bola, mas Everton emendou o rebote de bicicleta e quase deixou sua marca nas redes americanas.

Como nos primeiros 45 minutos, a insistência estrelada foi premiada. Aos 39, Wallyson partiu rápido pela direita e cruzou na medida para Montillo escrever 3 a 2 no placar do Dilzon Melo e decretar a festa da torcida azul no Sul de Minas.



América 2 x 3 Cruzeiro

América
Flávio; Marcos Rocha, Otávio, Gabriel Santos e Jean Batista; Dudu (David Ceará), Leandro Ferreira, Nando e Irênio (Netinho); Luciano (Thiago Silvy) e Fábio Júnior.
Técnico: Mauro Fernandes

Cruzeiro
Fábio, Pablo, Gil, Leo e Gilberto (Everton); Marquinhos Paraná, Leandro Guerreiro, Roger (Wellington Paulista) e Montillo; Wallyson e Thiago Ribeiro (Ortigoza).
Técnico: Cuca

Motivo: 8ª rodada do Campeonato Mineiro
Estádio: Melão, em Varginha
Data: 27 de março de 2011

Gols: Leandro Ferreira, aos 04 minutos, e Thiago Ribeiro, aos 41 minutos do 1º tempo; Leandro Ferreira, aos 04 minutos, Leo, aos 06 minutos, e Montillo, aos 39 minutos  do 2º tempo

Árbitro: Émerson de Almeida Ferreira (CBF/FMF)
Assistentes: Helbert Costa Andrade (CBF/FMF) e Pablo Almeida Costa (CBF/FMF)

Cartões amarelos: Gilberto, Gil, Roger e Marquinhos Paraná (Cruzeiro) ; Nando, Jean Batista, Thiago Silvy, Irênio, Leandro Ferreira e Gabriel Santos (América)

Público pagante: 13.152
Renda: R$ 385.850,00



Fonte: Superesportes

Nenhum comentário:

Postar um comentário