Três ETA's foram interrompidas sem previsão de retorno.
Órgãos ambientais acompanham evolução do óleo diesel na correnteza.
Técnicos fizeram amostras de água no Rio Doce (Foto: Zana Ferreira/G1)
Após o vazamento de cerca de três mil litros de óleo diesel de um posto de gasolina atingir a rede pluvial e desaguar no Rio Doce,
a Prefeitura de Governador Valadares divulgou comunicado na tarde desta
sexta-feira (31) anunciando a interrupção da captação de água em três
Estações de Tratamento de Água (ETA's). Segundo comunicado, o
abastecimento, neste momento, não será interrompido, mas a população
deve economizar água.A captação foi paralisada na ETA Central, ETA do Recanto dos Sonhos e ETA do distrito de São Vitor. No caso da Central, a paralisação teve caráter preventivo, já que o ponto onde o óleo atingiu o rio fica depois do local em que é captada a água. Já as outras duas ETA's estão localizadas após o trecho onde a contaminação iniciou e estão na rota de onde o óleo irá passar.
Diesel vazou até a rede (Foto: Zana Ferreira/G1)
A Polícia Ambiental, o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e técnicos da
Superintendência Regional de Meio Ambiente (Supram) estão acompanhando a
evolução do derramamento do óleo na correnteza. Técnicos da Secretaria
de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) estão
sendo esperados para ajudar nos trabalhos.Foram recolhidas amostras da água em três diferentes pontos do rio, para analisar qual o impacto que o óleo terá sobre a água e quais providências devem ser tomadas. A expectativa é que as análises da água sejam concluídas ainda neste sábado (1º). Enquanto isso, a captação permanece suspensa, e a direção do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) pede ajuda da população, para que economize água, uma vez que ainda não há previsão para o resultado das análises.
Segundo o SAAE, os reservatórios dos distritos de São Vítor e Recanto dos Santos, que são menores, serão abastecidos por caminhão-pipa.
http://g1.globo.com/mg/vales-mg/noticia/2017/03/captacao-de-agua-e-paralisada-apos-oleo-diesel-vazar-no-rio-doce-em-mg.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário