Caso aconteceu na loja Riachuelo do Shopping Boulevard, em Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador. Funcionária do estabelecimento, que foi demitida, negou as acusações.
Por g1 BA* e TV Subaé
Uma mulher registrou boletim de ocorrência e denunciou nas redes sociais que o filho dela, que é autista, sofreu discriminação de uma funcionária da loja Riachuelo, localizada no Shopping Boulevard, na cidade de Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador.
O caso teria ocorrido na quinta-feira (16) e a mãe da criança, identificada com Karla Gurgel, é natural de Alagoas, mas mora em Feira de Santana. A vendedora apontada como autora foi demitida e nega as acusações. [Veja vídeo abaixo]
A Polícia Civil informou em nota que o caso será
investigado. No vídeo registrado por uma pessoa que acompanhava Karla, é
possível vê-la dizer que após escolher o produto que iria levar e ir ao caixa
para pagamento, ela apresentou uma carteira de identificação de autismo do
filho e solicitou prioridade.
Em seguida, uma funcionária pediu que outra colega recebesse
o pagamento e a trabalhadora, após finalizar o atendimento da mãe da criança,
teria dito para a colega: "não me passe essas bombas não".
"Meu filho não é bomba. Não gostei. Eu exijo respeito
com os autistas, pessoas com deficiência, porque eu sou mãe e ninguém aqui está
livre de ter um filho com deficiência. E eu não aceito, porque já é difícil uma
luta de uma mãe com uma criança que vem em um shopping para comprar uma
roupa", desabafou Karla.
Já funcionária apontada por discriminação contra o filho de Karla Gurgel negou as acusações. Em um vídeo enviado para a produção da TV Subaé, filiada da TV Bahia na região, ela relatou que em nenhum momento destratou Karla e a criança. [Assista ao vídeo abaixo
"A partir do momento que minha colega que estava no
[caixa] preferencial trouxe ela [Karla] para o meu caixa eu perguntei por que
ela [funcionária] estava passando [a cliente] para mim e minha clega
simplesmente virou as costas, sem me responder. Eu atendi super bem ela e a criança",
disse a ex-colaboradora.
Em nota, a Riachuelo informou que lamenta o acontecido e diz
que a colaboradora foi demitida. Disse ainda que o comportamento da funcionária
não condiz com os valores e praticados pela loja. [Veja nota na íntegra no
final da matéria].
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O Shopping Boulevard também emitiu nota de esclarecimento.
Disse que a abordagem da colaboradora não está em conformidade com as
orientações de atendimento ao público e boas práticas adotadas pelo
estabelecimento comercial.
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Nota de pronunciamento da Riachuelo
Nós da Riachuelo lamentamos o ocorrido em nossa loja em Feira
de Santana e pedimos desculpas.
O comportamento da ex-colaboradora no atendimento não condiz
com os valores defendidos e praticados por nós da Riachuelo.
A empresa hoje conta com ciclos obrigatórios e periódicos de
treinamento ao atendimento ao cliente, sempre em evolução e atualização,
reforçando acima de tudo que o respeito a todos é inegociável. A partir desse
caso, e em busca de que situações como essa não voltem a ocorrer, já está em
implantação uma nova rodada extraordinária de treinamentos e capacitação da
nossa força de vendas.
Reforçamos nosso compromisso constante com o cuidado para que todos se sintam bem-vindos e acolhidos em nossos espaços.
*Com a colaboração do repórter Alan Oliveira
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