terça-feira, 28 de novembro de 2023

Veja o que se sabe sobre a brasileira que denuncia ter sido presa por engano na Espanha

 Maísa da Rocha passou quatro dias detida, mesmo tendo apresentado à polícia evidências de que não tinha relação com o crime. Ela perdeu o emprego e diz que pretende processar o estado.Por Larissa Feitosa, g1 Goiás 28/11/2023 

Goiana diz que foi presa na Espanha após ser confundida com suposta sequestradora

Goiana diz que foi presa na Espanha após ser confundida com suposta sequestrador

A brasileira Maísa da Rocha, de 23 anos, denuncia ter sido presa por engano na cidade de Oviedo, na Espanha. Ela passou quatro dias detida, mesmo tendo apresentado à polícia local evidências de que não tinha relação com o crime. Entenda abaixo por qual motivo se deu a prisão da brasileira e como ela conseguiu voltar à liberdade.

 

Veja o que se sabe sobre a brasileira presa por engano na Espanha:

Quem é a brasileira?

O que aconteceu?

A prisão

Como foi solta?

Traumas e prejuízos

Mídia espanhola repercute caso

1. Quem é a brasileira? 

 

Maísa da Rocha tem 23 anos e é natural da cidade de Itapuranga, no noroeste de Goiás. Ela é branca, magra e tem cabelos ruivos alaranjados. 

Em entrevista à TV Anhanguera, ela contou que se mudou para a cidade de Oviedo, na Espanha, junto com a mãe e a irmã caçula há 6 anos. A jovem trabalhava como garçonete na cidade. 

LEIA TAMBÉM:

 

Brasileira diz que foi presa por engano na Espanha após ser confundida com suposta sequestradora: 'Traumatizada'

Prisão de brasileira por engano repercute em jornais da Espanha

Maísa da Rocha e a família na Espanha — Foto: Reprodução/TV Anhanguera 

2. O que aconteceu? 

Maísa conta que, no dia 6 de outubro, uma mulher estava com o neto, de 5 anos, em uma praça da cidade de Oviedo. Em determinado momento, a mulher se afastou da criança e ao retornar viu uma jovem ruiva, branca e magra conversando com o menino na área infantil.  

A avó entendeu que a mulher estava tentando sequestrar o menino e, imediatamente, impediu a interação e procurou a polícia, para denunciar o caso. Segundo Maísa, a polícia começou a fazer buscas e juntar fotos de mulheres com essas características. 

O g1 tentou contato por e-mail nesta segunda-feira (27) com a polícia de Oviedo, mas não teve retorno até a última atualização desta reportagem. 

3. A prisão 

Segundo Maísa, a casa em que ela mora com a família fica próxima à praça onde o caso aconteceu. No dia seguinte ao ocorrido, enquanto voltava do trabalho, foi abordada por policiais locais. 

A brasileira conta que os policiais começaram a questioná-la sobre a tentativa de sequestro, perguntando por qual motivo ela queria levar o menino embora da praça. 

Maísa negou qualquer crime e disse aos policiais que na tarde em que o caso aconteceu ela estava em casa, gravando vídeos com a irmã. As gravações, segundo ela, tem data e hora e comprovam que ela não tem nada a ver com o ocorrido.

 

Maísa da Rocha diz que foi presa por engano na Espanha — Foto: Reprodução/TV Anhanguera 

“[A tentativa de sequestro] foi às 17h30. Essa era a hora que eu estava me arrumando para ir para o meu serviço. Mostrei para ele vídeos que tinha feito com minha irmã no Tik Tok naquele horário”, lembra. 

O g1 pediu à Maísa o vídeo em questão, mas o celular da jovem continua apreendido pela polícia espanhola até a tarde de segunda-feira (27), e por esse motivo, ela não tem mais acesso à gravação.

 Apesar de ter apresentado o vídeo, Maísa foi levada para a delegacia. Lá, a avó da criança e outras duas pessoas reconheceram a brasileira como suspeita do crime. 

“A avó da criança foi quem denunciou. Depois, a mãe da criança, que nem estava lá, disse que fui eu. Depois, uma mulher que tem um estabelecimento aqui perto ligou para a mãe da criança e disse que tinha sido eu”, diz Maísa. 

A brasileira passou três dias presa na delegacia. Depois, foi transferida para um presídio, onde passou mais um dia. 

4. Como foi solta? 

Maísa afirma que só foi solta depois que uma garota ruiva procurou a polícia e disse que ela era a pessoa que tinha se encontrado com a avó da criança, que supostamente foi vítima de tentativa de sequestro. 

“A menina que realmente teve a discussão com essa senhora, que tem o cabelo da cor do meu, falou para a mãe dela que quem tinha brigado com a senhora era ela. Elas foram e falaram a verdade para a polícia, que ela tinha discutido com a senhora, mas não queria levar o menino, estava só chamando ele para brincar”, contou. 

Maísa se questiona quanto tempo teria ficado presa por engano se a verdadeira envolvida não tivesse se pronunciado. 

Em nota, o Itamaraty disse que acompanha o caso, mas não pode fornecer informações sobre a assistência a cidadãos brasileiros.

 


Maisa da Rocha conta que foi presa na Espanha por engano ao ser confundida com suposta sequestradora — Foto: Reprodução/TV Anhanguera 

5. Traumas e prejuízos 

A brasileira conta que a situação a deixou traumatizada. Maísa diz que dividiu cela com outras duas mulheres, mas que no presídio havia também mais de 200 homens. 

A jovem afirma que, durante os quatro dias em que ficou presa, chorava constantemente, sentia fome, sede e era privada até de ir ao banheiro. 

“Eu não tinha nem comido nada. Pedia água e elas não davam, não queriam nem deixar eu ir ao banheiro. Uma coisa fora do normal”, lembra.

Por conta da prisão, Maísa também perdeu o emprego. Ela diz que contratou advogados e pretende processar o estado. 

“[Estou] Traumatizada, dá até vontade de ir logo embora. A gente vem para cá em busca de melhorias e acontece isso”, disse.

6. Mídia espanhola repercute caso

Prisão de brasileira por engano repercute em jornais da Espanha
00:00/00:40

Prisão de brasileira por engano repercute em jornais da Espanha

A imprensa espanhola acompanhou a história desde o início, tendo noticiado quando a brasileira foi presa e ainda era a principal suspeita do crime e, principalmente agora, em que Maísa cobra por explicações e reparações pelo trauma que sofreu. 

“Jovem acusada de raptar criança em Oviedo pede responsabilidade por ter ido para a prisão ‘sem motivo’”, diz uma das manchetes. “Maisa sempre negou sua culpa, mas ninguém acreditou nela”, reforça outro portal.

 https://g1.globo.com/go/goias/noticia/2023/11/28/veja-o-que-se-sabe-sobre-a-brasileira-que-denuncia-ter-sido-presa-por-engano-na-espanha.ghtml

                                                                         


           

PRF e PF prendem homem transportando grande quantidade de ecstasy na BR-040 em Duque de Caxias/RJ

A droga seria distribuída em comunidades do Rio de Janeiro

Publicado em 28/11/2023 

a noite desta segunda-feira (27), a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Federal prenderam um homem com quase 70 mil comprimidos de ecstasy. Esta foi a maior apreensão desse tipo de droga realizada pela PRF no Rio de Janeiro. 

A abordagem, realizada por policiais rodoviários federais em conjunto com policiais federais da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), ocorreu após informações de inteligência de um possível carregamento de drogas na BR-040, altura de Duque de Caxias/RJ. Ao todo foram 67 mil comprimidos apreendidos em 4 caixas de papelão. 

A ação faz parte da "Operação Palladium" da PRF com intuito de combater o roubo de cargas e crimes conexos no Rio de Janeiro. 

O preso, o veículo e a droga foram encaminhamos à Superintendência da PF, na Praça Mauá. 

Categoria

Justiça e Segurança

https://www.gov.br/prf/pt-br/noticias/estaduais/rio-de-janeiro/2023/novembro/prf-e-pf-prendem-homem-transportando-grande-quantidade-de-ecstasy-na-br-040-em-duque-de-caxias-rj

Nenhum comentário:

Postar um comentário