terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Seita religiosa que atua em Minas é alvo de operação a Polícia Federal


postado em 06/02/2018 08:36
A Polícia Federal (PF), com o apoio do Ministério do Trabalhou, cumpre mais de 80 mandados judiciais contra uma seita religiosa que atua em Minas Gerais, Bahia e São Paulo. A chamada operação “Canaã – A Colheita Final” apura os crimes de redução de pessoas à condição análoga à de escravo, tráfico de pessoas, estelionato, organização criminosa, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro que teriam sido cometidos pelos líderes. 

A operação começou na manhã desta terça-feira. São 220 policiais federais e 55 auditores fisais do Ministério do Trabalho cumprindo 22 mandados de prisão preventiva, 17 de interdição de estabelecimento comercial e 42 de busca e apreensão em Minas, São Paulo e Bahia. Eles foram expedidos pela 4ª Vara Federal em Belo Horizonte. 

De acordo com a Polícia Federal, a investigação aponta que os dirigentes da seita teriam aliciado pessoas em sua igreja, com sede em São Paulo, convencendo-as a doarem todos os seus bens para as associações controladas pela organização criminosa. Para isso, eles usavam ardis e doutrina psicológica, com o argumento da convivência em comunidades onde todos os bens seriam compartilhados. Doutrinados, os fiéis teriam sido levados para zonas rurais e urbanas em Minas Gerais (Contagem, Betim, Andrelândia, Minduri, Madre de Deus, São Vicente de Minas, Pouso Alegre e Poços de Caldas), na Bahia (Ibotirama, Luiz Eduardo Magalhães, Wanderley e Barra) e em São Paulo (capital). Lá, as vítimas teriam sido submetidas a longas jornadas de trabalho, sem remuneração, em lavouras e estabelecimentos comerciais de diversos tipos. 

Por meio da apropriação do patrimônio dos fiéis e do trabalho deles no comércio, sem o pagamento da mão de obra, a seita teria acumulado um grande patrimônio, contando com casas, fazendas e veículos de luxo. Os empreendimentos estariam sendo expandidos para o estado do Tocantins, baseados na exploração ilegal. 

Ainda de acordo com a PF, as investigações começaram em 2011, quando a seita estava migrando de São Paulo para Minas Gerais. Em 2013, foi deflagrada a Operação Canaã, com inspeções em propriedades rurais e em algumas empresas urbanas. O nome da ação polícia é uma referência à terra prometida, citada na Bíblia. Em 2015, foi desencadeada a segunda fase, De volta para Canaã, quando foram presos temporariamente cinco dos líderes da seita. A operação de hoje é a terceira fase. Se condenados, os 22 líderes da seita poderão cumprir 42 anos de prisão.

  • Tags
  •  
  • #trabalho escravo
  •  
  • #são paulo
  •  
  • #ministério do trabalho
  • #polícia federal
  •  
  • #betim
  •  
  • #igreja
  •  
  • #contagem
  •  
  • #minas
  •  
  • #operação
  • #seita



  • Polícia investiga morte de fazendeiro no Vale do Rio Doce

    Na manhã de terça-feira (30/01/2018) um fazendeiro foi morto a tiros na rodovia LMG-744, próxima ao município de São José da Safira, no Vale do Rio Doce, enquanto ia a um posto da cidade buscar gasolina. Segundo a Polícia Militar, Ismar Rodrigues Gonçalves, de 59 anos, estava em uma motocicleta carregando vários vasilhames vazios quando foi atingido por dois disparos de arma de fogo na cabeça.
    De acordo com a polícia, duas linhas de investigação foram montadas e alguns suspeitos foram identificados. A vítima possuía diversas propriedades na região e não tinha passagens pela polícia. A motivação do crime é desconhecida.

    Homicídios registrados na região

    Homem de 43 anos é morto a tiros em Timóteo
    Um homem de 43 anos foi morto a tiros na tarde de quinta-feira (01/02) no Bairro Vale Verde, em Timóteo (MG). Segundo a Polícia Militar, moradores do bairro ouviram o barulho de disparos e correram até o local, onde encontraram a vítima, Alexandre Galdino Martins, caída e sangrando.
    De acordo com a PM, os moradores acionaram o Corpo de Bombeiros para prestar socorro, porém a vítima, atingida por três tiros, não resistiu e morreu no local.
    Alexandre Galdino possuía passagem pelos meios policiais, mas os militares não confirmaram por qual crime. A motivação e autoria do homicídio são desconhecidas.
    Corpo é encontrado com marcas de tiros em Governador Valadares
    Um jovem de 20 anos foi encontrado morto no Bairro Chácara Braúna, em Governador Valadares, na noite de quarta-feira (31/01). De acordo com a Polícia Militar, o corpo de Cláudio do Santos Arantes Silva foi achado por moradores com cinco marcas de tiros na cabeça e no braço.
    Ainda segundo a PM, familiares estiveram no local e reconheceram a vítima. Eles disseram à polícia que o rapaz saiu de casa na última terça-feira (30) com um colega e não retornou. A motivação do crime é desconhecida e o caso será investigado pela Polícia Civil.
    Homem de 40 anos é assassinado no Santos Dumont, em Valadares
    Um homem de 40 anos foi morto a tiros no Bairro Santos Dumont, em Governador Valadares, na noite de segunda-feira (29/01). Os bombeiros foram acionados para socorrer Iranildo Barbosa dos Reis, mas quando chegaram no local, ele já estava morto.
    Segundo a PM, a vítima foi atingida por três tiros, sendo um na nuca, outro nas costas e um no braço. Testemunhas disseram à polícia que o crime foi cometido por um homem em uma motocicleta. Ele fugiu e ainda não foi preso. O caso será investigado pela Polícia Civil

Nenhum comentário:

Postar um comentário