quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Morre Maria José Haueisen, ex-deputada e ex-prefeita de Teófilo Otoni





Faleceu Maria José Haueisen, ex-deputada e ex-prefeita de Teófilo Otoni

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
20/02/2018 - 13h03

Maria José foi a primeira mulher a presidir a Sessão de Instalação de uma Legislatura
Maria José foi a primeira mulher a presidir a Sessão de Instalação de uma Legislatura
Morreu, nesta segunda-feira (19), a ex-deputada estadual Maria José Haueisen faleceu, aos 87 anos, devido a problemas pulmonares. O velório foi realizado nesta terça-feira (20), no Salão Nobre da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), e o sepultamento está previsto para acontecer em Teófilo Otoni, Vale do Mucuri, terra natal da ex-deputada.
Maria José Haueisen foi prefeita de Teófilo Otoni por dois mandatos (entre 2004 e 2008) e deputada estadual por cinco legislaturas, entre 1989 e 2004.Formou-se em estudos sociais (1977) e pedagogia (1981) na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Teófilo Otoni. Foi presidente da União dos Trabalhadores no Ensino (UTE) em Teófilo Otoni; fundadora do PT municipal e estadual; participante das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs); e presidente do PT em Teófilo Otoni.
Ainda no Legislativo mineiro, ela foi representante do PT na Comissão Pró-Impeachment de Newton Cardoso. Foi líder da Bancada do PT, Líder da Minoria, integrante das Comissões de Educação, Direitos e Garantias Fundamentais e Constituição e Justiça.
Foi presidente das comissões de Defesa do Consumidor e de Direitos e Garantias Fundamentais, além de ser eleita para compor a Mesa da Assembleia, onde foi 2ª-secretária no biênio 1995/96. Foi também a primeira mulher a presidir a Sessão de Instalação de uma Legislatura (2003). Em 2003/04, presidiu a Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais.
Fonte: ALMG

Morre Maria José Haueisen, ex-deputada e ex-prefeita de Teófilo Otoni - Primeiro Plano - Home




  • Imprimir

UFVJM divulga nota de pesar pelo falecimento da ex-prefeita de Teófilo Otoni

Ter, 20 de Fevereiro de 2018 14:21
A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), por meio da Reitoria, lamenta profundamente o falecimento da ex-prefeita de Teófilo Otoni, Maria José Hauesein Freire, ocorrido ontem (19/2/2018). O reitor Gilciano Saraiva Nogueira ressalta que toda a comunidade de Teófilo Otoni e Vale do Mucuri perde uma grande líder e pessoa, que tem na sua história a marca da luta por mais igualdade e justiça social, especialmente através da oferta de uma educação de qualidade e transformadora para todos.
O reitor da UFVJM destaca, ainda, que a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri só é realidade com um campus em Teófilo Otoni em razão do trabalho incansável de Maria José, que atuou politicamente para levar universidade pública, gratuita e de qualidade para a cidade e região e, por isso, merece todo o respeito, admiração e, mais, que fique como um exemplo de vida, em que o fazer o bem a todos e todas, especialmente aos mais pobres, seja prioridade de vida e de trabalho.
A reitoria da UFVJM deixa suas condolências aos familiares e amigos de Maria José, neste momento de dor e de despedida, reconhecendo o seu importante legado para Teófilo Otoni e região.
Última atualização em Ter, 20 de Fevereiro de 2018 16:26


Portal UFVJM »




Humberto Costa - Maria José, professora e ex-prefeita de... - Facebook

https://www.facebook.com/humbertocostapt/.../887211134781760/
Maria José, professora e ex-prefeita de Teófilo Otoni pelo PT-MG, foi uma das pessoas que lutou por ..









Lula tem discurso emocionado e sem muitos ataques a inimigos no Expominas

Heraldo Leite
hleite@hojeemdia.com.br
21/02/2018 - 21h20 - Atualizado 22h11

Apesar da condenação, Lula lançou a pré-candidatura a presidente
Apesar da condenação, Lula lançou a pré-candidatura a presidente
"O problema não é só o Lula, é que tem milhões de Lula", ironizou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao discursar na noite desta quarta-feira (21), no Expominas, em Belo Horizonte. 
Começando com um discurso inicialmente emocional e sem tantos ataques a seus adversários políticos, o ex-presidente Lula encerrou o lançamento de sua pré-candidatura, após um dia inteiro em Minas Gerais. 
Pela manhã Lula foi a um acampamento do Movimento dos Sem-Terra e também à Colônia Santa Isabel, de hansenianos, em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Lula lembrou seu histórico "de nordestino e com apenas o diploma  de torneiro mecânico" e disse que, por isso, foi "vítima do preconceito e do ódio". Mas, depois, não poupou críticas aos procuradores da "Lava-Jato" e reclamou da "perseguição da mídia".
Lideranças partidárias garantiram que o PT não tem "plano B" e que vai "fazer Lula presidente do Brasil". A posição ganhou eco entre a plateia que espalhou cartazes, botons e camisetas: "Eleição sem Lula é fraude."
O partido sinaliza que vai insistir na inocência do ex-presidente. De acordo com a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffman, presente ao evento, advogados do ex-presidente apontaram, em seus embargos junto ao Tribunal Federal da 4ª Região, em Porto Alegre, "38 omissões, 16 contradições e cinco pontos obscuros".
Críticas ao governo federal
O governador Fernando Pimentel voltou a fazer críticas à intervenção federal no Estado do Rio de Janeiro. "Estão querendo trazer a ditadura de volta", afirmou. "Que intervenção é esta que quebra a autonomia dos estados, o chamado pacto federativo", alertou.
O presidente nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Wagner Freitas, ressaltou que o golpe trouxe uma união inédita da esquerda no Brasil". Também houve discursos de representantes de partidos aliados, como o PCdoB, o PCO e a representação municipal do PSB.
Sucessão mineira
O deputado estadual Durval Ângelo  (PT) afirmou que a adesão da maioria do diretório estadual do MDB à reeleição do governador Fernando Pimentel(PT), esta semana, sinaliza avanços no apoio a Lula. "Foram 44 votos contra 27 dentro do diretório emedebista", acrescentou.
Lula tem discurso emocionado e sem muitos ataques a inimigos no Expominas - Primeiro Plano - Home







Alunos recebem certificados de cursos profissionalizantes

Mais de 60 estudantes receberam a certificação de conclusão de curso: uma etapa requisitada para os que pleiteiam ingressar no mercado de trabalho
A Prefeitura de Teófilo Otoni, através da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, realizou na manhã desta quarta-feira, 21/02, a entrega de certificados aos alunos que concluíram dois cursos oferecidos gratuitamente pelo município em parceria com a Escola Móvel SESI/SENAI. A solenidade aconteceu no Caic, com a presença do prefeito Daniel Sucupira, do secretário municipal de Economia Solidária, Trabalho, Emprego e Renda, Jonas Boa Ventura e do vereador Melquisedeque.


O prefeito Daniel Sucupira destacou que o investimento em educação profissional é uma forma de valorizar a mão de obra da cidade
Foram qualificados 40 profissionais do Curso de Assistente de Mecânica de Motos e 24 alunos do Curso de Costura de Bolsas e Sapatos. O prefeito Daniel Sucupira destacou que o investimento em educação profissional é uma forma de valorizar a mão de obra da cidade. “Eu acredito que esse seja o caminho, a qualificação vai beneficiar vocês na busca por uma vaga de emprego. É por meio do estudo e do conhecimento que as portas se abrem para o crescimento e desenvolvimento profissional, levando mais dignidade às pessoas”, pontuou Sucupira.


O secretário Jonas disse que o poder público está dando um importante passo quanto ao desenvolvimento econômico da cidade
Para o secretário municipal de Economia Solidária, Trabalho, Emprego e Renda, Jonas Boa Ventura, o poder público está dando um importante passo quanto ao desenvolvimento econômico da cidade. “Muitas pessoas perdem a oportunidade de trabalho por falta de qualificação, e nosso governo tem essa preocupação de garantir oportunidades. Já temos alunos que participaram dos cursos ofertados em 2017 que estão inseridos no mercado de trabalho, o que significa que estão tendo uma fonte de renda e  uma qualidade de vida melhor”, salientou Boa Ventura.


Vilma disse estar grata pela Prefeitura ter tido a iniciativa de nos proporcionar o aprendizado de uma profissão
A oportunidade gratuita de profissionalização foi abraçada por diferentes trabalhadores, como Vilma Fernandes da Silva. “Fiquei muito feliz com o curso de costura de bolsas e sapatos, e me sinto muito grata pela Prefeitura ter tido a iniciativa de nos proporcionar o aprendizado de uma profissão por meio da parceria com o SESI/SENAI”, 
Prefeitura de Teófilo Otoni » Alunos recebem certificados de cursos profissionalizantes



PAINEL 20-02-2018

Otimismo
O prefeito Daniel Sucupira estava bastante otimista durante o anúncio da nova configuração de sua gestão, na tarde desta segunda (19), em seu gabinete. Autoridades locais, imprensa, convencionais, integrantes da base aliada, empresários… Foram várias as entidades representadas no evento de anúncio e posse dos novos quadros do primeiro e segundo escalão do governo municipal.
Dinamismo
Segundo o chefe do executivo, Daniel Sucupira, as mudanças seguem tendências de melhorias nos serviços públicos ofertados diretamente à população, principalmente nas áreas de Serviços Urbanos, Transporte de Saúde e planejamento e execução de projetos.
Que tiro foi esse
O deputado estadual Gustavo Santana (PR) não está de brincadeira no nordeste de Minas Gerais. Ele pegou [mesmo e com afinco] para sim a missão de ser o deputado de Teófilo Otoni e o Vale do Mucuri. A busca dele diária, bem como dos seus assessores, é construí-lo na desconstrução do discurso do majoritário da casa, o deputado Neilando Pimenta (PP).
[N]atividade
Para fazer frente ao deputado estadual majoritário da cidade e região, ou mesmo pegar carona como antítese dele, Santana tem marcado mais presença na cidade, se comunicado regularmente pelo celular com moradores locais, e até atendendo está na sala de reuniões do Hotel Palmeiras, um mantra de Neilando desde que entrou na política. Atualmente, além do ex-candidato a prefeito em 2016, Paulo Henrique, Gustavo tem em seu staff os vereadores Gabriel Gusmão (Avante) e Paulo Marreco (PSB). Junto a vários prefeitos e lideranças regionais, como os Capotão (Nem Coelho, Jason), de Novo Cruzeiro e os Barbosa em Setubinha.
Meta 2018
Neste final de semana, além de vereadores aliados, Gustavo visitou o comandante do 19º BPM, tenente-coronel Marinho, na residência do mesmo, no bairro de Fátima. Outra conquista que mostra seu grau de proximidade com a região foi um comunicado do governador, que reconheceu nele, em apenas um ano e dois meses de mandato, o esforço para a implantação da linha aérea entre Nanuque e Belo Horizonte, dentro do projeto Voe Minas. Com pouco mais de 1.300 votos em T. Otoni em 2014, a meta de Santana para o município e região é ambiciosa. No mínimo 5 mil sufrágios na cidade polo, conseguindo votos do seu ‘principal adversário’. Vai conseguir? Fiquemos de olho.
Futebol e política
No sábado (17), logo no jogo de estreia do Módulo II do Campeonato Mineiro, o que mais se viu foi político no campo, já fazendo aquela pré-campanha para as eleições deste ano.
Quem pode, pode
E quem está aproveitando o momento para dar um belo (e bota belo nisso) passeio é o cantor teófilo-otonense Léo Magalhães. O artista prata da casa está em Dubai. Em fotos publicadas em suas redes sociais é possível vê-lo passeando de lancha pelas praias de Dubai, com as praias futuristas e de monumentos paradisíacos ao fundo, tudo embalado ao som de seu mais novo sucesso, Oi, e músicas árabes. Show de bola.
PAINEL 20-02-2018 | Diário de Teófilo Otoni

Resultado de imagem para LEO MAGALHAES NA PAMPULHA MARÇO  2018
Resultado de imagem para LEO MAGALHAES NA PAMPULHA MARÇO  2018
Resultado de imagem para LEO MAGALHAES NA PAMPULHA MARÇO  2018
Resultado de imagem para LEO MAGALHAES NA PAMPULHA MARÇO  2018
Resultado de imagem para LEO MAGALHAES NA PAMPULHA MARÇO  2018
Resultado de imagem para LEO MAGALHAES NA PAMPULHA MARÇO  2018


Nenhum comentário:

Postar um comentário