segunda-feira, 1 de novembro de 2021

Veja a programação para o Dia de Finados no Vale do Aço e Governador Valadares

 Cemitérios terão programação religiosa para a população homenagear os entes queridos. Em todos haverá protocolos de segurança contra a Covid-19.


Por g1 Vales de Minas Gerais — Ipatinga


O Dia de Finados, celebrado nesta terça-feira (2), será marcado por vários eventos religiosos no Vale do Aço e Governador Valadares. Em todos os cemitérios haverá protocolos de segurança contra a Covid-19.

Timóteo foi a única cidade que não divulgou a programação religiosa para o dia. Contudo, informou que o cemitério ficará aberto à visitação das 7h às 17h30.


Veja, a seguir, os municípios que divulgaram a programação de celebração.

Governador Valadares



Servidores fazem a limpeza de cemitérios de Governador Valadares — Foto: Prefeitura de Governador Valadares


O município iniciou os trabalhos de limpeza no dia 22 de outubro pelo Cemitério Santa Rita, passando pelo Cemitério da Paz e Cemitério Santo Antônio.



Além disso, a Prefeitura estima que cerca de 30 mil pessoas participarão das visitas e celebrações. Por isso, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos preparou um itinerário especial para os ônibus e criou mecanismos para a entrada de pessoas no Cemitério Santa Rita.

Os locais estarão abertos para visitação das 6h às 18h.




Confira a programação religiosa em Governador Valadares:




Cemitério Santo Antônio

HorárioProgramação
8hMissa com Padre Francisco Vidal
16hTerço com os Vicentinos da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP)
17hMissa com Padre Luiz Márcio da Catedral Santo Antônio



Cemitério Santa Rita

HorárioProgramação
7hMissa da Paróquia Santa Rita de Cássia
9hCulto com o Pastor Marco Antônio da Igreja Metodista
10hMissa da Paróquia Santa Rita de Cássia
12hTerço com os Vicentinos da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) sob a coordenação de Adelson Feitosa
16hMissa da Paróquia Santa Rita de Cássia



Cemitério da Paz

HorárioProgramação
8hMissa com Padre Marcos Alves da Paróquia Santana
9hCulto com o Pastor Edgar da Igreja Metodista
16hCulto com o Pastor Edgar da Igreja Metodista



Cemitério Memorial Park

HorárioProgramação
9hMissa da Paróquia Santa Rita de Cássia
15hTerço com os Vicentinos da SSVP
16hMissa da Paróquia Santa Rita de Cássia



Ipatinga



Cemitério do bairro Veneza passou por limpeza — Foto: Prefeitura de Ipatinga



Em Ipatinga, a expectativa é de que 30 mil pessoas passem pelos quatro cemitérios instalados nos bairros Veneza, Bom Jardim, Ipaneminha e Barra Alegre. Todas as estruturas passaram por limpeza para receber o público no Dia de Finados.


Todos os quatro cemitérios estarão abertos a partir das 7h.



Veja a programação religiosa em Ipatinga:


Dia de Finados - Ipatinga

CemitérioHorárioProgramação
Parque Senhora da Paz9hMissa da Paróquia Cristo-Rei
Parque Senhora da Paz16hCelebração com a reunião de todos os párocos




Coronel Fabriciano


Cemitério Senhor do Bonfim em Coronel Fabriciano — Foto: Prefeitura de Coronel Fabriciano
A Prefeitura de Coronel Fabriciano finalizou os trabalhos de preparação do Cemitério Senhor do Bonfim para receber os visitantes no Dia de Finados.
Segundo o município, funcionários do cemitério orientarão os visitantes quanto à localização de jazigos, e agentes de trânsito controlarão o trânsito nas ruas do entorno. Os locais estarão abertos para visitação das 7h30 às 17h.
Confira a programação religiosa em Coronel Fabriciano:

Cemitério Senhor do Bonfim

HorárioProgramação
8hCelebração com Padre Willian (Paróquia Santo Antônio)
16hCelebração com Padre Thiago (Paróquia São Francisco Xavier)






Cemitério do Cocais de Cima

HorárioProgramação
8h30Celebração com Padre Thiago (Paróquia São Francisco Xavier)





Capela Velório (Igreja do Cocais de Baixo)

HorárioProgramação
7h30Celebração com Padre Thiago (Paróquia São Francisco Xavier)

https://g1.globo.com/mg/vales-mg/noticia/2021/11/01/programacao-dia-de-finados-vale-do-aco-e-governador-valadares.ghtml


Previsão climática para o mês de novembro é de bastante chuva em Valadares e região

por Eduardo Lima  novembro 1, 2021 dentro VALADARES & REGIÃO Reading Time: 4 mins read

Previsão climática para o mês de novembro é de bastante chuva em Valadares e região

Para o mês de novembro, os volumes médios de chuva aumentam consideravelmente em toda a região da bacia - FOTO: Juninho Nogueira

 

O mês de novembro será bastante chuvoso nas cidades da bacia do rio Doce. É o que aponta a área de climatologia do campus do Instituto Federal de Minas Gerais em Governador Valadares (IFMG-GV), ao interpretar todos os dados produzidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). A interpretação/análise do clima do mês de outubro foi feita pela professora Daniela Martins Cunha, da área de geografia/climatologia do IFMG Campus Governador Valadares, com base no INMET.

 

Governador Valadares e região

De acordo com relatório da área de geografia/climatologia do IFMG (Campus Governador Valadares), a tendência é de chuva acima da média prevista em toda a bacia, com variação de 10 a 50 mm de chuva sobre o total previsto.

 

Para o mês de novembro, os volumes médios de chuva aumentam consideravelmente em toda a região da bacia. Os dados da Normal  Climatológica do Inmet de 1981-2010 das estações meteorológicas localizadas em municípios da Bacia do Rio Doce indicam uma variação pluviométrica de cerca de 170 mm a 258 mm. Já o mapa de precipitação total prevista para o mês de novembro de 2021, também elaborado pelo Inmet, indica uma variação pluviométrica na bacia do rio Doce de 160 mm a 260 mm.

 

Segundo Daniela Martins, as chuvas registradas neste período são causadas, principalmente, por três sistemas atmosféricos: a Zona de Convergência do Atlântico Sul e a Zona de Convergência  de Umidade – ZCOU, que transportam muita umidade da região amazônica para a região Sudeste; e as frentes frias, que passam especialmente sobre a região oceânica próxima ao litoral da região Sudeste, ocasionando, assim, o transporte de umidade para a área continental.

 

Professora Daniela Martins Cunha, da área de geografia/climatologia do IFMG – Campus Governador Valadares

Conforme o mapa de temperatura na bacia do Rio Doce, haverá uma variação de 20º a 25º C para o mês de novembro, sendo que a maior probabilidade é de que as temperaturas, em grande parte da bacia, fiquem um pouco abaixo da normal, devido aos maiores volumes de chuva – acima da média -, previstos para o mês. Assim, a tendência é de um novembro com um pequeno decréscimo de temperatura, variando de -0,2 a -1,5º C, abaixo da média, conforme a região da bacia, sendo que há também região na bacia em que essa variação poderá ficar entre 0,2 a -0,2º C.

 Vale do Mucuri

De acordo com o balanço da área de geografia/climatologia do IFMG Campus GV, o Vale do Mucuri terá chuva, com registro de cerca de 166  mm a 188 mm. E de acordo com o mapa de precipitação total prevista no Inmet para o mês de novembro, é esperado o registro de 200 mm a 260 mm de precipitação na região da bacia do Mucuri. Além disso, a probabilidade para este mês é de que as chuvas fiquem acima da normal climatológica. Espera-se uma anomalia de chuva positiva, com variação de 10 a 50 mm de chuva sobre o total previsto para toda a bacia, com alguns locais podendo chegar a 75 mm.

 

Além disso, no mês de novembro as temperaturas médias da região variam de 22,5º a 25º C , sendo que a previsão de anomalias apresenta a tendência de que os municípios da bacia poderão registrar médias um pouco mais baixas com decréscimo de -0,2º a -0,6º C.

 

Bacia do Jequitinhonha

Nas cidades do Vale do Jequitinhonha, conforme o Imeet, para o mês de novembro está prevista uma variação da precipitação total na bacia de 130 mm a 300 mm, sendo que os menores volumes tendem a ocorrer nas áreas próximas ao baixo curso da bacia, especialmente na divisa com a Bahia, e os maiores volumes nos municípios localizados no alto curso da bacia/região do Espinhaço, na qual o relevo funciona como um mecanismo forçante à ocorrência das chuvas. 

 

Além disso, tal como está previsto para as bacias do Doce e do Mucuri, na bacia do Jequitinhonha também há a tendência de predomínio de chuvas acima da normal climatológica em quase toda a região.

 

Em relação à temperatura média prevista para novembro, os registros devem variar entre 17,5º e 27,5º C. Para a maior parte da bacia – regiões do alto e do baixo curso -, estão previstas anomalias, que poderão ser tanto positivas como negativas, com variação de 0,2º a -0,2º C em relação à média. Já na região mais central da bacia, a tendência é de que a anomalia seja apenas negativa, com variação de -0,2º a -0,4º C, ou seja, as temperaturas ficarão um pouco mais baixas em relação às médias.

  

Tags: chuvasdrdifmgtemperaturavaladareseregiao

https://drd.com.br/previsao-climatica-para-o-mes-de-novembro-e-de-bastante-chuva-em-valadares-e-regiao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário