CNN é “um dos centros onde a mentira fascista é fabricada” diz Pedro Cardoso, nesta segunda-feira
O ator, que participou de uma entrevista na emissora e ficou chocado com “a imprensa profissional brasileira organizada pelos comerciantes de notícias“, agora também critica matéria de Merval Pereira, do Globo – LEIA a íntegra do desabafo de Pedro Cardoso
Após participação na CNN Brasil, cujo vídeo viralizou nas redes sociais devido às críticas à emissora pelo palanque dado ao senador Sergio Moro (União Brasil-PR), o ator Pedro Cardoso faz, nesta segunda-feira (27/3), um desabafo, ainda no calor da provável “armação” do ex-juiz quanto ao suposto plano do PCC (Primeiro Comando da Capital) para sequestrar e matar personagens da vida pública, entre eles o próprio parlamentar.
No Instagram, Pedro Cardoso disse que a CNN é “um dos centros onde a mentira fascista é fabricada” e que a imprensa brasileira é “organizada pelos comerciantes de notícias“.
Leia a íntegra, conforme grafado pelo autor do texto em sua conta na plataforma:
“Bom dia. Desculpem insistir mas a minha indignação só aumenta depois de ter estado na CNN, um dos centros onde a mentira fascista é fabricada.
A imprensa profissional brasileira, organizada pelos comerciantes de notícias, se dirige a população como se em posse de uma perfeição moral estivesse. Pretendem não pertencer a podridão da nossa vida pública; mas pertencem!
Sempre que criticadas, em lugar de refletir, afirmam-se isentas, defensoras da liberdade e, para tanto, críticas do mundo político sem preferências.
Não é verdade! Foi por ação de uns jovens curiosos que soubemos do crime de conluio entre o juíz e o acusador de Luís (sic) Inácio.
E quem noticiou foi a filial de uma empresa estrangeira. Lembremos o qto a Lava Jato foi noticiada a-criticamente pois aos inimigos do Brasil interessava a demonização de Lula.
Agora, já pela chamada a coluna de Merval – O Globo – vão construindo essa simetria entre o torturador militar Messias e o líder operário criminosamente preso.
É falso! Lula, seja quais forem os defeitos que nele se veja ou se inventem que tem, é um político autêntico brasileiro; Jair é um torturador. Não há simetria alguma nem política nem humana entre eles.
O Brasil não está polarizado, como dizem, numa simplificação conveniente. O Brasil está sendo atacado pelo seu autoritarismo fascista formador. O outro lado, são os democratas a se defender.
Sou e fui crítico ao deslumbramento pelo poder que adoeceu o PT; mas humildemente. Jamais falo com autoridade dos inequívocos, dos perfeitos, dos cientistas. Sempre digo que o que falo é a minha opinião.
Jornalismo ñ é opinião; é ciência da informação. Mas qdo é comércio, nele atua o interesse ideológico do comerciante; e ele passa a ser mais opinativo do que objetivo.
Para melhorar a democracia precisamos de jornalismo onde o jornalista é mais poderoso q seu empregador; livre dos interesses ideológicos dele.
Alguém já leu em algum jornal algo q apontasse imperfeições do próprio jornal? Não q eu me lembre.
De nada nos melhora fingir q o jornalismo profissional ñ é parte da podridão da vida pública brasileira.
Fosse melhor e nem tantos de nós estariam afogados na desinformação alienante. Minha opinião”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário