sexta-feira, 3 de março de 2023

De 1969 a 2022: Atlético sempre foi uma pedra no sapato do Democrata

 Em 66 partidas, Pantera venceu somente em três oportunidades, e sempre que o time de Governador Valadares pôde chegar mais alto no estadual, parou na equipe da capital.

Por Samuel Bonicontro, ge Grande Minas Vales

 03/03/2023 14h54  Atualizado há 3 horas 

Democrata GV x Atlético-MG em Governador Valadares — Foto: Globo

  Neste sábado, 4, Democrata e Atlético vão jogar oficialmente pela 67ª vez na história.

 

A Pantera venceu somente em três oportunidades, mas sempre que esteve perto de conquistar o título mineiro, o Alvinegro foi a principal pedra no sapato.

 

A história dos confrontos entre os dois clubes começou no Campeonato Mineiro de 1969, quando o Democrata disputou a elite estadual pela primeira vez.

 

No dia 23 de fevereiro daquele ano, o Atlético venceu por 2 a 1 em Belo Horizonte. No dia 22 de junho, houve um empate por 2 a 2 em Governador Valadares.

 

A primeira vitória do Democrata sobre o Atlético foi na primeira fase do Mineiro de 1982. O jogo foi disputado em uma quarta-feira, 6 de outubro, e o Democrata venceu por 2 a 1.

  

Em 1991, ano da melhor campanha do Democrata na história do estadual, os times se enfrentaram quatro vezes. Na primeira fase, as duas equipes dominaram o Grupo B.

 

Houve um empate por 1 a 1 em Valadares e outro por 0 a 0 em Belo Horizonte. No hexagonal final, os times voltariam a se enfrentar em duas oportunidades. o Atlético venceu por 2 a 0, no Mamudão.

 

Na última rodada, a Pantera chegou para o confronto do returno. no Mineirão, precisando da vitória para garantir o título, mas perdeu, por 2 a 0 e deixou a taça escapar.

 

- Na semana que empatamos com o Atlético por 1 a 1 em Valadares, o técnico José Maria Pena teve vários problemas para escalar a equipe. Ele teve que colocar jovens jogadores e conseguimos um grande resultado. Ali foi uma situação em que nós vimos que tínhamos condições de fazer uma grande campanha. Nós fizemos um grande campeonato e ficou na história. Espero que sirva de incentivo para que o Democrata faça um grande jogo e um excelente fim de competição -, disse Gilmar Estevam, jogador do Democrata em 1991 e que também já foi técnico da Pantera.

Três anos depois, o Democrata venceria o Atlético pela terceira vez na história, novamente no Mineirão. A Pantera venceu por 1 a 0 pela sexta rodada do estadual daquele ano.

 

A terceira e última vitória da Pantera sobre o Galo foi em 2007. E foi a primeira vez que o triunfo aconteceu no Mamudão: 2 a 0.

 

Atlético e Democrata terminaram a primeira fase do estadual em segundo e terceiro, respectivamente, e voltaram a ser enfrentar em duas partidas nas semifinais.

 

Os dois jogos foram disputados no Mineirão. O Atlético se classificou para a final após vencer no placar agregado por 3 a 2 (2 a 1 no jogo de ida e 1 a 1 na volta).

 

Na semifinais do Campeonato Mineiro de 2010, Democrata e Atlético voltaram a disputar um lugar na final.

 

Desta vez, a Pantera havia ficado em segundo lugar ao fim da primeira fase, e o Galo em terceiro. Na primeira partida, disputada no Ipatingão, o Atlético venceu por 2 a 1.

 

No jogo de volta, no Mineirão, o Democrata precisava de uma vitória simples. A Pantera chegou a mandar uma bola na trave, mas o 0 a 0 não saiu do placar, e, mais uma vez, o Atlético encerrava o sonho do Democrata de conquistar o título mineiro.

 

Nos últimos 13 jogos entre Atlético e Democrata, foram 11 vitórias do Galo e dois empates. O time da capital venceu as últimas seis partidas.

 

 

A 67ª partida entre as equipes acontece neste sábado, 4, às 16h30, no Mamudão.

https://ge.globo.com/mg/grande-minas-vales/noticia/2023/03/03/de-1969-a-2022-atletico-sempre-foi-uma-pedra-no-sapato-do-democrata.ghtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário