quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Vídeo mostra funcionário do Carrefour sendo humilhado por gerente enquanto limpa chão no MS

Imagens foram gravadas por uma cliente do hipermercado e o caso gerou revolta entre os internautas

Por Fabio Nóbrega

26/10/21 às 11H53 atualizado em 26/10/21 às 12H05

Circula nas redes sociais vídeo que mostra uma gerente humilhando um funcionário em uma unidade do Carrefour de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. 

A gerente manda o homem limpar o chão da loja de joelhos. As imagens foram gravadas por uma cliente do hipermercado, e o caso gerou revolta entre os internautas.


De acordo com o G1, o funcionário se chama Pedro Henrique Monteiro da Silva, de 23 anos, e o caso teria ocorrido no final de setembro. 

Pedro Henrique explicou ao portal que uma fita para marcar o distanciamento social da pandemia teria deixado um pouco de cola no chão, o que teria chateado a supervisora.

"Eu tinha terminado de fazer minhas tarefas, e ela [a gerente] pediu para eu dar uma mão para um colega. Eu falei que tudo bem. Limpei os fogões, limpei geladeira, fiz minha parte. Depois, eu estava limpando lá, ela viu uma fita no chão, eu acho que é aquela de demarcação de distanciamento da Covid, ficou aquela cola preta. Ela falou: a gente tem que tirar isso. Eu chamei a equipe de limpeza, eles tentaram tirar e também não conseguiram, disseram que precisava usar uma máquina. Eu falei para ela que não tinha como a equipe limpar, porque a máquina não estava na loja. Ela falou que eu tinha que fazer e já começou a ficar nervosa”, relembrou o funcionário.

Pedro ainda afirmou que não foi a primeira vez que tinha sido vítima da mesma gerente. 

“Já é costume ela ser assim, desde que chegou. Mas eu não queria mídia, não queria manchar o nome da empresa. Eu tinha outros gerentes muito bons. Eles me deram uma oportunidade, eu quero crescer. Tenho medo de ser demitido”, acrescentou o funcionário.

O vendedor ainda disse que passou a ser alvo de chacote entre colegas e precisou se afastar do trabalho. "Poucos ficaram do meu lado. Eu não sou de ficar me 'vitimizando', mas acho que merecia pelo menos um pedido de desculpas", completou Pedro Henrique.

 

Por meio de nota enviada à reportagem, o Carrefour informou que afastou a gerente e apura o caso internamente.

"O Carrefour repudia todo e qualquer comportamento indevido por parte de seus colaboradores", diz o texto.

Assédio moral?
Para a professora de Recursos Humanos do Centro Universitário UniFBV Wyden Carolina Franca, é preciso cautela na hora de classificar o caso como assédio moral, uma vez que é necessário analisar os lados e ouvir as versões do caso.

"O assédio moral é caracterizado, a princípio, por ser dentro do ambiente de trabalho e tem a ver com o processo de conduta", explicou. 

O assédio moral ocorre quando há a exposição de uma pessoa a situações de constrangimento, humilhação e perseguição de forma contínua e prolongada. 

Durante o exercício das funções no ambiente de trabalho, essas situações, quando ocorrem, têm a participação de uma hierarquia autoritária e despreparada para o trabalho de gestão e em equipe. É um dos tipos de assédio mais comum.  

Segundo a professora, o assédio pode ocorrer dos dois lados da hierarquia: tanto do funcionário para com o subordinado, quanto o contrário. 

"A gente percebe que ainda é algo que existe dentro das organizações. As empresas precisam trabalhar no sentido de cortar pessoas que elas veem que praticam o assédio", acrescentou Carolina.

"Existem aquelas pessoas que gostam de praticar esse tipo de atitude. Quando a empresa detectar, tem que impedir que isso aconteça", completou a professora.

Casos de assédio moral podem desencadear até mesmo doenças físicas em quem sofre. Por isso, é fundamental a denúncia, que deve, preferencialmente, ser feita baseada em provas e testemunhas.

"É importante se municiar de provas, pois, às vezes, é um processo velado, silencioso. É importante ter os fatos que comprovem o que está acontecendo", finalizou Carolina Franca.

https://www.folhape.com.br/noticias/video-mostra-funcionario-do-carrefour-sendo-humilhado-por-gerente/203236/

Nenhum comentário:

Postar um comentário