sábado, 21 de novembro de 2020

Gerente de loja do GV Shopping diz que perdoa injúria racial sofrida

 Gerente de loja do GV Shopping diz que perdoa injúria racial sofrida

Bruno Mendes foi ofendido no último sábado por um casal de idosos que ainda não foi identificado

O gerente de uma loja do GV Shopping, Bruno Mendes, recebeu ofensa de cunho racista na noite do último sábado (14), após se apresentar para um casal de idosos que entrou na loja e procurou pelo gerente. A frase pronunciada – “que era inadmissível que um negro gerenciasse uma loja do tamanho daquela” – gerou desconforto e levou o gerente ao choro por um momento. Mas, dias depois do ocorrido, ele se diz mais forte e que até perdoa o casal de idosos, que ainda não foi identificado.

Bruno Mendes conta que ficou um pouco assustado quando ocorreu a ofensa, mas deseja que esse exemplo sirva como um momento de reflexão para toda a sociedade, que ainda registra casos de racismo e injúria racial.

“Diretamente, nunca tinha sofrido isso, mas, por trabalhar com público, já recebi olhares diferentes. Infelizmente, aconteceu pela primeira vez dessa forma. Mas, por incrível que pareça, isso só me deixou mais forte. Estou um pouco assustado com a repercussão, mas feliz por ter a oportunidade de dar voz a um povo que precisa. Foram 20 segundos de uma situação desagradável que aconteceu no sábado à noite, mas que está servindo de lição para muita gente. É um momento de reflexão para a sociedade. Acho que a própria penalidade é o peso da consciência. Quero que o peso disso que sofri seja para o lado positivo”, disse.

Na segunda-feira (16), Bruno Mendes recebeu uma homenagem dos colegas de trabalho quando estava chegando a uma das portas de entrada do Shopping. O vídeo viralizou nas redes sociais. A homenagem recebida o deixou muito emocionado.

“É algo impagável, um momento ímpar na minha vida. Os meninos têm um carinho grande por mim. Quando cheguei à porta de entrada do shopping e recebi aquela homenagem, me senti muito querido. Foi mais um exemplo de que o bem prevalece sobre o mal”, disse.

Sobre o casal que fez a ofensa, as câmeras da loja não registraram por causa da posição em que eles estavam, em frente de uma quina. Apesar da injúria racial sofrida, Bruno Mendes diz que perdoa as duas pessoas.

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“Eu perdoo e falo mais, até abraçaria, se tivesse a oportunidade de encontrá-los. Queria que eles sentissem meu abraço de alguma maneira. Os vídeos, as reportagens, com certeza devem chegar ao conhecimento deles. Quero dizer que eu os amo em Cristo Jesus. Talvez a pessoa não seja um racista, pode ser que ela teve um dia ruim e se expressou daquela forma. Talvez tenha se arrependido, e eu estou focando nisso. Deus abençoe essas pessoas e que tenha misericórdia da vida delas”, afirmou.

Advogado explica que caso não será levado adiante

De acordo com o advogado Harife Mansur, o seu cliente Bruno Mendes sofreu injúria racial, que é quando a ofensa está ligada diretamente ao ofendido, seja por causa da raça, cor, religião ou etnia. Já o crime de racismo é diferente e atinge a coletividade. Se um estabelecimento, por exemplo, não permitir a entrada do negro no local, nesse caso se configuraria racismo.

Vídeos


Segundo o advogado, Bruno Mendes, após conversas com a família, decidiu não levar o caso adiante. Na situação de injúria racial, a continuidade do caso na justiça depende de a vítima querer seguir com a denúncia.

Nota do GV Shopping

Em nota enviada à imprensa, o GV Shopping se solidarizou com Bruno Mendes, repudiou qualquer atitude de preconceito e ainda parabenizou os colegas do gerente que fizeram a homenagem. Segue a nota na íntegra.

“A administração do GV Shopping presta solidariedade ao Sr. Bruno Mendes, gerente da Loja Ponto Frio, em relação ao ocorrido no último sábado (14), no qual foi vítima de suposto racismo. Diante do fato, gostaríamos de reafirmar nosso repúdio a qualquer atitude preconceituosa e racista e reforçar nosso compromisso com o bem-estar de todos os clientes, colaboradores e fornecedores do empreendimento.

Gostaríamos também de parabenizar os colaboradores da loja Ponto Frio pela nobre demonstração de respeito e carinho ao Sr. Bruno Mendes, pois são atitudes como essa que vencem qualquer indiferença e preconceito e nos fazem acreditar que dias melhores virão”.

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