segunda-feira, 31 de julho de 2023

A família que abandonou civilização e acabou morrendo em montanha nos EUA

Eles queriam viver desconectados, longe do caos e da desordem do mundo, mas não conseguiram superar os obstáculos da natureza.

TOPO

Por BBC 29/07/2023 

 


Parque Nacional das Montanhas Rochosas do Colorado — Foto: GETTY IMAGES via BBC

Eles queriam viver desconectados, longe do caos e da desordem do mundo, mas não conseguiram superar os obstáculos da natureza.

 

Duas irmãs e o filho de uma delas morreram enquanto tentavam viver longe da civilização nas Montanhas Rochosas no Estado do Colorado, informaram as autoridades locais.

 

Os restos mortais de Christine e Rebecca Vance, assim como os do filho de 14 anos desta última, foram encontrados em um acampamento neste mês.

 

E na terça-feira (25/7), após um exame forense, os especialistas concluíram que provavelmente eles morreram de fome ou por exposição ao frio do inverno. 

Aparentemente, eles começaram a acampar durante o verão. 

A meia-irmã de Rebecca Vance, Trevala Jara, disse ao jornal The Washington Post na quarta-feira: "Ela não gostou da maneira como o mundo estava indo e pensou que seria melhor se ela, seu filho e Christine estivessem sozinhos, longe de tudo". 

Sem experiência

As irmãs, que estavam na casa dos 40 anos, e o adolescente não tinham experiência de sobrevivência na selva. Eles apenas assistiram a vídeos online para aprender como sobreviver no terreno acidentado do Colorado, disse Jara.

 

"Você não pode acessar a internet e assistir a vídeos sobre como viver sem água e eletricidade e depois realizar isso se não tiver experiência", afirmou a familiar ao jornal Colorado Springs Gazette.

 

"Você simplesmente não pode fazer isso. Eles morreram de fome porque não estavam preparados", acrescentou.

Todos os três vieram da cidade de Colorado Springs. Os investigadores dizem que a causa das mortes ainda não foi determinada e não será divulgada até que os relatórios toxicológicos sejam concluídos. 

Em 9 de julho, um trilheiro encontrou alguns restos decompostos no acampamento Gold Creek, na Floresta Nacional de Gunnison. 

De acordo com o legista do condado de Gunnison, Michael Barnes, dois corpos foram encontrados em uma barraca, enquanto outro foi localizado do lado de fora, a uma altitude de cerca de 3.000 metros  

O nome do adolescente não foi divulgado. 

"Parece que eles tentaram construir um abrigo, mas desistiram quando o inverno chegou e passaram um tempo dentro de uma barraca", disse o legista à agência de notícias Associated Press.

 

"Eu me pergunto se o inverno chegou rapidamente e de repente eles estavam no modo de sobrevivência na barraca", disse Barnes.

"Eles tinham muitos guias com eles sobre sobrevivência na mata, busca por comidas e coisas assim. Mas parece que eles [compraram suprimentos] em uma mercearia."

 

No início de agosto passado, o grupo chegou à casa da meia-irmã das mulheres "para se despedir".

 

"Tentamos impedi-los", explicou Trevala Jara. "Mas eles não quiseram ouvir. Já estavam decididos." 

 https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/07/29/a-familia-que-abandonou-civilizacao-e-acabou-morrendo-em-montanha-nos-eua.ghtml

Agressão a atacante do Flamengo: o que se sabe e o que falta saber sobre o caso

 Pedro Guilherme foi agredido com um soco no rosto, na noite do último sábado (29), em Belo Horizonte, após a vitória do rubro-negro sobre o Atlético-MG. O suspeito da agressão é o preparador físico do próprio time que foi demitido.

Por g1 Minas — Belo Horizonte 

31/07/2023  

Pedro Guilherme, atacante do Flamengo  — Foto: Instagram/Reprodução 

O atacante do Flamengo Pedro Guilherme, de 26 anos, foi agredido com um soco no rosto, na noite do último sábado (29), em Belo Horizonte, após a vitória do rubro-negro sobre o Atlético-MG. O suspeito da agressão é o preparador físico do próprio time, Pablo Fernández, de 54 anos. 

Veja o que se sabe e o que falta saber sobre o caso:

O que ocorreu?

O atacante do Flamengo Pedro Guilherme afirma que foi agredido com um soco e tapas no rosto pelo preparador físico do time, no último sábado (29), após a vitória do rubro-negro sobre o Atlético-MG, por 2 a 1.

 


 Estádio Independência em Belo Horizonte — Foto: Arena Independência/Divulgação 

Segundo o jogador, as agressões ocorreram no vestiário da Arena Independência, no bairro Horto, na Região Leste de Belo Horizonte. 

Quem são os envolvidos?

A vítima é o atacante Pedro Guilherme, de 26 anos, que está no Flamengo desde 2020. O suspeito da agressão é o preparador físico do próprio time, o argentino Pablo Fernández, de 54 anos.

 

Pablo Fernández, preparador do Flamengo — Foto: Davi Barros/ge

  Essa não é a primeira vez que Fernández se envolve em um episódio de agressão. Em agosto de 2021, durante o jogo entre Nice e Olympique de Marselha, pelo Campeonato Francês, ele deu um soco em um torcedor que havia invadido o gramado e participado da confusão entre jogadores e comissões técnicas dos dois times.

 

O que diz a vítima?

Pedro Guilherme prestou queixa sobre o caso, na madrugada de domingo (30), em uma delegacia da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG). Aos policiais, o atacante disse que estava no vestiário conversando com familiares pelo celular, após a partida pelo Brasileirão, quando foi abordado por Fernández.

 

Segundo o boletim de ocorrência, o preparador físico questionou por que o jogador abandonou o aquecimento na beira do gramado, nos minutos finais do jogo. Em seguida, deu tapas na cara de Pedro. O atacante, então, tirou a mão de Fernández, que, na sequência, lhe deu um soco no rosto. Pedro afirma que outros jogadores do Flamengo tiveram que conter o preparador físico.

 

O que alega o suspeito?

Neste domingo (30), o preparador físico publicou uma nota. Ele pediu desculpas e lamentou ter reagido "da pior forma". Veja abaixo a nota na íntegra:

  

"Eu poderia começar essas palavras de mil maneiras, mas a única que realmente faz sentido é pedir desculpas. Ao Pedro, aos colegas, aos trabalhadores e ao Flamengo.

 

Entrei no vestiário muito chateado, querendo resolver logo a situação e fiz errado. Foi planejado que hoje seria um dia de folga. É uma pena, porque eu gostaria de poder, primeiro, falar sobre isso pessoalmente com todos os funcionários do clube. Senti-me muito magoado com uma situação e reagi da pior forma.

 

Estive pensando sobre o que aconteceu por horas e gostaria de poder voltar no tempo. Mas não se pode. O que existe é o presente e o futuro. Isso é pedir perdão e tentar novamente. Todas as vezes que for necessário. Lamento e gostaria de corrigir.

 

A alta competição geralmente tem coisas que nos fazem mal. Situações de alto estresse que nos fazem reagir e pensar mal. Não pretendo situar esse contexto como uma desculpa, mas como uma explicação.

 

Definitivamente, se eu tivesse divergências com o Pedro deveria tê-las resolvido em outro momento e de outra forma. Vou tentar fazer isso acontecer. Vou trabalhar para mudar e ser melhor."

 

O que diz a Polícia Civil?

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) disse que os envolvidos foram encaminhados e ouvidos por meio da Central Estadual do Plantão Digital. O atacante também passou por exame de corpo de delito, que apontou lesões no rosto e na boca. Veja nota da instituição abaixo:

 


Foto mostra ferimento na boca de pedro após soco — Foto: Reprodução

 "A vítima, de 26 anos, foi encaminhada ao Instituto Médico-Legal André Roquete (IMLAR) para realizar o exame de corpo de delito, onde foram constatadas lesões leves no rosto e na boca. Após as procedimentos de polícia judiciária, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), em que o envolvido, de 54 anos, assumiu o compromisso de comparecer à audiência no Juizado Especial Criminal para as medidas legais cabíveis, conforme previsão legal, foi liberado", disse a PCMG.

 

Qual foi a repercussão do caso?

A primeira manifestação de Pedro sobre o caso foi em uma rede social, horas após o episódio. Ele disse que foi agredido covardemente e se queixou do tratamento da comissão técnica do Flamengo, liderada pelo treinador Jorge Sampaoli. Pedro, que atualmente é reserva, não entrou em campo no sábado (29).

 

"Poderia estar aqui falando dos escassos minutos recebidos nos últimos jogos, mas o que aconteceu hoje foi mais grave do que pode acontecer dentro das quatro linhas. Covardemente, sem motivo e inexplicavelmente, fui agredido, com um soco no rosto. A covardia física se sobrepôs diante da covardia psicológica que tenho sofrido nas últimas semanas", escreveu Pedro.

 

O que diz o Flamengo?

O Flamengo demitiu Pablo Fernández no começo da noite deste domingo (30). A direção ainda terá uma reunião com Jorge Sampaoli para definir o futuro do treinador. Nas redes sociais, o técnico do clube postou sobre a confusão.

 

"Não acredito na violência como solução. Isso não nos leva a lugar nenhum. Nem na vida, nem no futebol. O que aconteceu ontem me deixou muito triste. Ofuscamos uma vitória impressionante com uma disputa interna cujas razões existem, mas neste momento não importam. A história me mostrou que a única solução é a conversa", escreveu o treinador.

https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2023/07/31/agressao-a-atacante-do-flamengo-o-que-se-sabe-e-o-que-falta-saber-sobre-o-caso.ghtml

Tragédia em silo de grãos: imagens exclusivas mostram explosão em armazém no Paraná

Acidente em cooperativa de Palotina (PR), na quarta-feira (30), deixou 8 mortos. Vizinhos sentiram impacto, e estrondo chegou a 2 km de distância.

Por Fantástico 

30/07/2023 20h43  Atualizado há 9 horas

 Mais do G1


Tragédia em silo no interior do Paraná: imagens exclusivas mostram explosão em armazém  

O Fantástico teve acesso a imagens exclusivas da explosão em um armazém de grãos, em Palotina, no interior do Paraná, na tarde de quarta-feira (26). Câmeras de segurança da cooperativa C.Vale registraram o acidente que deixou 8 mortos. Uma pessoa segue desaparecida. Veja no vídeo acima. 

A vizinhança sentiu o impacto. Em um bar, que fica na rua ao lado, os clientes se levantam e saem correndo. Um escritório de arquitetura, que fica a cerca de 2 km da cooperativa, tremeu no momento da explosão.

 

Escritório de arquitetura tremeu no momento da explosão de silo de grãos no Paraná.  — Foto: Reprodução/Fantástico

 

Casas na rua ao lado da C.Vale foram danificadas. "Foi como que se o mundo tivesse acabado", diz a dona de casa Maria Rosane Teixeira Góes. "Eu vi aquele estrondo. Daí quando eu saí lá pra fora, que eu vi o estrago que tinha feito."

 

LEIA MAIS: 

7 haitianos e um brasileiro morreram; saiba quem são as vítimas

Silo de grãos: o que é e o que pode causar explosões

Trabalhador é resgatado com vida após oito horas de buscas

Um vídeo registra quatro estrondos. Mas por enquanto a Polícia Científica do Paraná trabalha com a hipótese de uma única explosão.

 

Imagem inédita mostra explosão em silo de grãos em cooperativa no Paraná — Foto: Reprodução/Globo  

"É como se fosse uma explosão em mais de uma etapa", diz o perito Lennon Biancato Ruhnke. "O som, ele se propaga no ar e reflete nas construções, então a gente não pode se basear na evidência do barulho pra saber o número de explosões."

Imagens inéditas mostram os bombeiros procurando e resgatando vítimas.

 

Equipes de resgate buscam vítimas após explosão em silo de grãos no Paraná — Foto: Reprodução/Fantástico 

O capitão do Corpo de Bombeiros do Paraná Guilherme Rodrigues de Lima diz que o local era muito instável e o simples fato de conversar com as vítimas fez com que mais estruturas caíssem sobre as guarnições. "Completamos a segurança do local para poder trazer esse funcionário e aí sim fazer o contato novamente com essas vítimas", diz.  

Vítimas 

Dos oito mortos, sete eram haitianos. Todos estavam legalmente no Brasil. O primo de um deles, que trabalha pra C.Vale mas estava de folga, diz que o local era seguro. 

"Eles deram muita atenção, muitos treinamentos para que o estrangeiro consegue tipo aprender o trabalho deles mesmo, sabe? Eles tipo foca muito sobre a segurança no trabalho", diz Cosner Meritus, primo de Jean Michee Joseph.

As equipes ainda buscam pelo corpo de uma vítima, desaparecida desde o acidente. O corpo pode ter sido soterrado pelos grãos. 

Onze trabalhadores foram resgatados com vida, entre eles Fernando Mota Cardoso. "Só escutei o estouro, depois... Acordei no chão, deitado", diz Fernando. "Perdi amigos próximos. Os haitianos, tinha convivência com eles todos os dias". 

A Polícia Civil abriu uma investigação sobre o acidente. O Ministério Público do Trabalho informa que abriu investigação para apurar as circunstâncias e causas do acidente. 

Em nota, a C. Vale afirma que está custeando despesas hospitalares das vítimas e de locomoção, hospedagem e alimentação dos familiares, além da contratação de cuidadores para as famílias que têm filhos pequenos. A empresa diz ainda que cumpre todas as normas de segurança no trabalho e as vistorias estavam em dia e que, se constatados danos em consequência da explosão, vai ressarcir moradores prejudicados. 

https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2023/07/30/tragedia-em-silo-no-interior-do-parana-imagens-exclusivas-mostram-explosao-em-armazem.ghtml

Vídeo: Polícia prende “Anão”, suspeito de liderar assaltos, e zomba: “Pega a escada”

 

Foto: ReproduçãoLast updated: 2023/07/28 at 5:38 PM

ByXV CURITIBA

A Polícia Civil de Taboão da Serra, na Grande São Paulo, confirmou a prisão de um foragido da Justiça, identificado como o líder de uma quadrilha especializada em invasões e roubos residenciais. A detenção ocorreu na manhã desta sexta-feira (28/7), na Praia Grande, localizada no litoral sul de São Paulo.

Rodrigo dos Santos Amaral, 25 anos, mais conhecido no meio criminoso pelo apelido de “Anão”, devido à sua condição de nanismo, estava com um mandado de prisão temporária expedido desde abril deste ano. As autoridades já haviam iniciado as investigações logo após o primeiro roubo registrado no início do ano, que apontaram Amaral como o principal responsável pela organização criminosa.

Segundo a Polícia Civil, Amaral atuava principalmente na coordenação financeira da quadrilha. “Logo no primeiro roubo à residência, iniciamos as investigações e identificamos que o ‘Anão’ é o cabeça do bando. Ele cuidava da parte financeira da quadrilha”, explicou o porta-voz da Polícia Civil. 

Contudo, a prisão de Amaral ganhou contornos controversos. Durante a operação, o detido foi alvo de chacota por parte dos policiais que, zombando da sua dificuldade para subir na viatura, teriam proferido comentários jocosos, como “Pega a escada”.

A postura dos agentes envolvidos no caso tem gerado debates e críticas quanto ao respeito e profissionalismo durante o exercício de suas funções. A Polícia Civil ainda não se pronunciou oficialmente sobre a conduta dos oficiais durante a operação de prisão.

Operação da PM para prender suspeito de assassinar policial da Rota deixa ao menos 10 mortos em Guarujá, diz ouvidor

Segundo o ouvidor das polícias de SP, Claudio Aparecido da Silva, moradores do município relataram que policiais torturaram e mataram um homem e prometeram matar ao menos 60 pessoas em comunidades da cidade. Suspeito de matar agente da Rota foi preso neste domingo (30).

Por Gustavo Honório e Isabela Leite, g1 SP, TV Globo e GloboNews — São Paulo

 

30/07/2023 22h11  Atualizado há 7 horas


Operação da PM para prender suspeito de assassinar policial da Rota deixa ao menos 10 mortos, diz ouvidor

Operação da PM para prender suspeito de assassinar policial da Rota deixa ao menos 10 mortos, diz ouvidor

Operação da PM para prender suspeito de assassinar policial da Rota deixa ao menos 10 mortos, diz ouvidor

  

A Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo afirmou que policiais no Guarujá, no litoral paulista, mataram ao menos 10 pessoas durante a Operação Escudo, que foi estabelecida na sexta-feira (28) após o assassinato do PM Patrick Bastos Reis, que era soldado das Rondas Ostensivas Tobias Aguiar (ROTA).

 

Segundo o ouvidor Claudio Aparecido da Silva, moradores do Guarujá relataram que policiais torturaram e mataram um homem e prometeram matar ao menos 60 pessoas em comunidades da cidade.

 

O número de mortes pode ser ainda maior, de acordo com Claudio. "A gente tem informação de que talvez no fim [deste domingo (30)] outras duas mortes tenham ocorrido. Não temos, ainda, a confirmação, que a gente só faz após verificar o boletim de ocorrência dessas mortes", disse ele em entrevista à GloboNews.

"A Polícia Militar, ao que nos consta, tem dito que os policiais tenham atuado com câmeras corporais. Diante disso, vamos pedir essas imagens para que nada fique escondido nisso tudo e a gente possa verificar, através das imagens, se houve ou não ilegalidades nas ações da polícia naquele território", completou.

 

Um vendedor ambulante teria sido morto com 9 tiros na sexta (28). A família dele teria encontrado o rapaz com queimaduras de cigarro e um corte no braço.

 

Erickson David da Silva, apontado como responsáveis pelos disparos que mataram o soldado Patrick Reis, foi preso neste domingo (30), em São Paulo.

 

O governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), anunciou uma coletiva de imprensa para falar sobre a prisão do suspeito. A reunião está marcada para as 9h desta segunda-feira (31), no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista.

 

PM da Rota morto era da capital de SP e estava em serviço quando foi atingido por criminosos — Foto: Arquivo Pessoal

  

Patrick patrulhava uma área próxima à comunidade da Vila Zilda na noite de quinta-feira (27) quando foi atingido a tiros no tórax, por um sniper. Ele chegou a ser atendido no Pronto Atendimento da Rodoviária (PAM), mas não resistiu. Um outro policial foi baleado na mão esquerda e encaminhado para um hospital da região.

 

O g1 procurou a Secretaria da Segurança Pública para obter mais informações e aguarda retorno.

 

Suspeito foi capturado

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) anunciou, por meio das redes sociais, que o suspeito foi "capturado na Zona Sul de São Paulo". O político acrescentou que três envolvidos já estão presos, após trabalho de inteligência da Polícia Militar.

 

"A justiça será feita. Nenhum ataque aos nossos policiais ficará impune", declarou Tarcísio de Freitas.

 

O crime aconteceu em uma comunidade em Guarujá, no litoral paulista, no último dia 27 de julho. Erickson teria atirado em direção ao soldado da Rota de uma distância de mais de 50 metros.

 

Segundo informações da polícia, Erickson tem 28 anos, é solteiro e era o 'sniper' utilizado pelos traficantes.

 


Erickson David da Silva é um dos apontados como responsáveis pelos disparos contra o PM em Guarujá (SP). — Foto: Reprodução

 

https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2023/07/30/operacao-para-capturar-sniper-que-assassinou-pm-no-guaruja-deixa-12-mortos-diz-ouvidoria.ghtml

Segundo semestre no STF terá julgamento sobre drogas, novo ministro e Barroso na presidência

Corte retoma atividades nesta terça. Ação que pode descriminalizar porte de drogas será analisada na quarta. Na quinta, Cristiano Zanin, indicado de Lula, toma posse no cargo de ministro. Em setembro, Rosa Weber deixa comando do Supremo, e atual vice, Luís Roberto Barroso, assume função.

Por Fernanda Vivas e Márcio Falcão, TV Globo — Brasília 

30/07/2023  

Plenário do Supremo Tribunal Federal em sessão — Foto: Carlos Moura/SCO/STF

  

Após um mês de recesso, o Supremo Tribunal Federal (STF) retoma as atividades a partir da próxima terça-feira (1º), com a previsão de julgamentos de temas de grande repercussão social, a posse de um novo ministro e a sucessão na presidência da Corte, marcada para o fim de setembro.

 

Entre os temas que devem ser analisados ainda em agosto no plenário da Corte, estão:

 

a validade da figura do juiz de garantias nos processos penais

aplicação da tese da "legítima defesa da honra" em tribunais do júri, nos casos de feminicídio

se o porte de drogas para consumo próprio pode ser considerado crime

 

Além disso, a Corte vai realizar a cerimônia de posse do ministro Cristiano Zanin, o primeiro indicado pelo presidente Lula neste terceiro mandato presidencial. O evento está marcado para o dia 3 de agosto.

 

Zanin foi indicado por Lula no dia 1º de junho. O advogado passou por sabatina e foi aprovado no Senado no dia 21 de junho. Ele vai ocupar a cadeira deixada pelo ministro Ricardo Lewandowski, que se aposentou em abril.

 

O Supremo terá ainda neste segundo semestre a eleição para a presidência do tribunal, já que a ministra Rosa Weber deverá deixar o cargo e a Corte no fim de setembro.

 

Em outubro, ela completa 75 anos, a idade limite para que os ministros exerçam suas funções – uma vez alcançada, a Constituição prevê a aposentadoria compulsória para os magistrados. Com isso, Lula fará a segunda indicação para o STF neste ano.

Julgamento sobre o porte pessoal de maconha no STF foi novamente adiado



Reproduzir vídeo
00:00/12:46

Ações em julgamento

Na primeira semana da volta do recesso, o Supremo terá três sessões de plenário – na terça, quarta e quinta-feira. Geralmente, a Corte realiza sessões de plenário às quartas e quintas.

 

Na sessão de terça, estão previstos os julgamentos dos seguintes processos:

 

Legítima defesa da honra: conclusão do julgamento da ação que questiona a possibilidade de se aplicar a tese da "legítima defesa da honra" em julgamentos de feminicídio em tribunais do júri. Já há maioria para tornar o uso da tese inconstitucional. A tese era utilizada em casos de agressões ou feminicídios para justificar o comportamento do acusado em casos, por exemplo, de adultério, na qual se sustentava que a honra do agressor havia sido supostamente ferida. Faltam os votos das ministras Cármen Lúcia e Rosa Weber.

Anulação de decisão do júri: os ministros também devem analisar se é possível anular um veredicto do tribunal do Júri, sob alegação de ser a decisão contraria às provas dos autos.

Na quarta-feira (2), o STF tem os seguintes destaques:

 

Porte de drogas para consumo próprio: os ministros podem retomar o julgamento do recurso que discute se é crime o porte de drogas para o consumo pessoal

Lei de Tocantins que cria cadastro de usuários de drogas: a ação contesta uma lei de Tocantins que prevê a criação de um cadastro de usuários e dependentes de drogas. A legislação foi questionada pela Procuradoria-Geral da República, que afirmou que o banco de dados funciona, na prática, como um cadastro de antecedentes e pode violar princípios como o da dignidade da pessoa humana, os direitos à intimidade e à vida privada, bem como o devido processo legal e a presunção de inocência

 



Presidente do STF, ministra Rosa Weber, recebe Cristiano Zanin, futuro ministro da Corte, nesta quinta-feira (22). — Foto: Fellipe Sampaio/STF

 

Novo ministro

No dia 3 de agosto, a sessão será dedicada à posse do ministro Cristiano Zanin. A cerimônia será presidida pela ministra Rosa Weber e deverá ter a presença de autoridades de outros Poderes, como o presidente Lula e os presidentes da Câmara e do Senado, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

 

O roteiro da posse conta com:

 

abertura da sessão pela presidente Rosa Weber, com a execução do Hino Nacional;

conforme a tradição, o ministro mais antigo da Corte presente na sessão e o mais novo conduzem Zanin ao plenário.

o ministro Cristiano Zanin faz o juramento de cumprir a Constituição. Após a leitura pelo diretor-geral do STF, o termo de posse é assinado e o novo ministro é declarado empossado pela presidente do tribunal. 

Após assumir o cargo, o novo ministro herdará 530 processos do gabinete de Lewandowski, assumindo a relatoria de casos como: 

validade de regras da Lei das Estatais sobre nomeação de conselheiros e diretores;

validade de decreto do presidente Lula que restabelece as alíquotas de PIS/Pasep e Cofins, que haviam sido reduzidas à metade;

investigações sobre supostos desvios do chamado "orçamento secreto";

omissões do governo Jair Bolsonaro (PL) durante a pandemia de Covid-19;

a validade de decreto de Bolsonaro que flexibilizava a exploração de cavidades subterrâneas, como grutas e cavernas.

Se mantidas as regras atuais, Zanin poderá ocupar o cargo de ministro do STF até completar 75 anos. Ou seja, se resolver se aposentar com a idade máxima prevista por lei, Zanin ficará na Corte por 28 anos. 

Aposentadoria

A ministra Rosa Weber, presidente da Corte, deverá deixar o tribunal até o fim de setembro, já que em outubro ela completa 75 anos – a idade limite para que um magistrado atue. 

O vice-presidente do tribunal, ministro Luís Roberto Barroso, assumirá o cargo. A posse está prevista para o fim de setembro. 

https://g1.globo.com/politica/noticia/2023/07/30/segundo-semestre-no-stf-tera-julgamento-sobre-drogas-novo-ministro-e-barroso-na-presidencia.ghtml