Há 20 anos, 'igreja dos pelados' foi destaque no 'Notícias Populares'

 DO BANCO DE DADOS FOLHA

08/12/2017 05h00


No templo da Igreja Nudista Cristã, nos EUA, não há constrangimento durante os cultos. Nas missas de domingo, tanto o pastor quanto os fiéis celebram nus a adoração ao Senhor.

A "igreja dos pelados", como foi denominada pelo "Notícias Populares" em reportagem de 7 de dezembro de 1997, foi fundada em 1983, pelo pastor Harry Westcott, no espaço naturista Cedar Waters Village, em Nottingham, nos EUA.


O novo templo, que passou a funcionar dentro do campo nudista, não causava indignação a outros religiosos ou moradores daquela região, que muitas vezes, por curiosidade ou mesmo por interesse, assistiam à insólita pregação cristã. Na igreja, porém, os seguidores não eram obrigados a se despir durante os cultos.

"Nós ficamos nus o tempo todo. Quando chega a hora da missa, as pessoas só largam os seus afazeres e vão até a igreja", contou o pregador Harry, que tinha 73 anos na época e morava num trailer dentro do espaço nudista.

Na concepção do pastor, não importava a nudez e a forma física da pessoa. Conforme argumentou na época, "Deus nos fez à imagem e semelhança de sua perfeição. Não temos nada para esconder".

REGRAS

Para manter a disciplina nos cultos, uma vez que "sempre tem um engraçadinho querendo bagunçar o coreto", o pastor teve que criar regras "para o negócio não virar zona". Entre as principais normas estabelecidas pela igreja estavam a proibição de ingestão de bebida alcoólica e a censura à entrada de solteiros.

Leia entrevista exclusiva com o pastor Harry concedida por telefone à repórter Mariana Weber, do "Notícias Populares"

*

"Oramos como Deus nos fez"

Para saber um pouco mais sobre a tal igreja dos pelados, o "NP" conversou por telefone com o pastor Harry Westcott, fundador do estranho templo.

Com um jeito calmo e voz mansa, o religioso contou porque vive sem roupa.

Para ele, o nudismo é uma forma de se aproximar de Deus. Segundo o pastor, as roupas só servem para se proteger do frio.

Leia abaixo alguns trechos dessa conversa.

Notícias Populares - Por que você e seus fiéis ficam pelados durante a missa?

Harry Westcott - Porque ficamos nus o tempo todo. Não há razão para se vestir na hora da missa. As pessoas só param os seus afazeres e vão para a igreja como Deus as fez.

NP - Mas por que você escolheu o nudismo?

Harry - O Senhor nos fez à imagem e semelhança de sua perfeição. Não precisamos de roupas quando não sentimos frio. Isso é natural. Dessa forma nos aproximamos do Senhor.

NP - Uma igreja nudista não choca as pessoas?

Harry - Não há motivos para isso. Nossas missas são a pura expressão de amor por Deus e Jesus. Nós cantamos, oramos, pedimos bênçãos e lemos a "Bíblia". Com roupas ou como viemos ao mundo, o propósito é louvar e glorificar o Senhor.

NP - Mas a nudez muitas vezes está ligada ao sexo.

Harry - Existem pessoas que não entendem o nudismo e acham que ele é uma forma de expressão sexual. Acreditam que estamos insultando Deus. É o contrário. No meio nudista, não se demonstra sexualidade.

NP - Como você impede que pessoas que não pensam entrem no grupo?

Harry - A gente tem regras para evitar essas coisas essas coisas. O ambiente é familiar, não é qualquer um que pode entrar. Também não admitimos bebidas alcoólicas.

Há 20 anos, 'igreja dos pelados' foi destaque no 'Notícias Populares' - 08/12/2017 - Banco de Dados - Folha de S.Paulo


Nenhum comentário:

Postar um comentário