quinta-feira, 31 de agosto de 2023

Ação conjunta da Polícia Civil prende no ES suspeito de assassinar homem a facadas em MG

 No momento da prisão, o suspeito estava saindo da casa de um parente. Na ocasião, a vítima Gilberto Vasconcelos da Silva de 30 anos, estava saindo do banheiro quando foi atingido com golpes de faca na região do pescoço.

Por g1 Vales de Minas Gerais 

30/08/2023  

Ação conjunta da Polícia Civil prende, no ES suspeito de assassinar homem a facadas em MG — Foto: DHPP Serra  

O suspeito de matar um homem de 30 anos a facadas em setembro do ano passado em Calixto, distrito de Resplendor/MG, foi preso nessa terça-feira (29), no bairro Carapina Grande, no município da Serra no estado do Espírito Santo. 

A prisão do suspeito de 33 anos, aconteceu durante uma Operação conjunta da Polícia Civil de Minas Gerais e do Espírito Santo.

 

De acordo com a PC, a medida judicial foi cumprida, após um trabalho de inteligência policial, que identificou a localização do foragido.

 

Por meio da delegacia de Polícia Civil de Resplendor, foi instaurado um inquérito, onde foi iniciado as investigações, representando pela prisão preventiva do homem ao Poder Judiciário. 

A partir disso, foi feito contato com a Polícia Civil do Espírito Santo, especificamente junto à Delegacia de Homicídios (DHPP) da comarca da Serra, comandada pelo delegado titular Rodrigo Sandi Mori, que deu cumprimento ao mandado. No momento da prisão, o suspeito estava saindo da casa de um parente.

 


Ação conjunta da Polícia Civil prende no ES, suspeito de assassinar homem a facadas em MG — Foto: DHPP Serra 

O homem foi entregue ao sistema prisional, onde permanece à disposição da Justiça.

 

CRIME

Segundo o boletim de ocorrência, o crime aconteceu durante uma cavalgada no dia 25 de setembro do ano passado, no distrito de Calixto, em Resplendor/MG.

 

De acordo com a Polícia Civil, a vítima Gilberto Vasconcelos da Silva de 30 anos, estava saindo do banheiro quando foi atingido com golpes de faca na região do pescoço.


Vítima Gilberto  — Foto: Redes sociais

 Ainda segundo o boletim, o homem teve o pescoço parcialmente cortado. Depois do crime, o suspeito fugiu do local e não tinha sido localizado até então.

 

Segundo a Polícia Civil, a vítima foi socorrida com vida ao Hospital São Camilo, na cidade de Resplendor, mas assim que deu entrada na unidade, não resistiu aos ferimentos.

 Durante as investigações do caso, a polícia descobriu, que a vítima estava se relacionando com a ex-companheira do suspeito.

 O caso continua sendo investigado pela Polícia Civil. 

https://g1.globo.com/mg/vales-mg/noticia/2023/08/30/acao-conjunta-da-policia-civil-prende-no-es-suspeito-de-assassinar-homem-a-facadas-em-mg.ghtml

segunda-feira, 28 de agosto de 2023

EXCLUSIVO: médicos não cumprem toda a carga horária e ainda fraudam a escala de plantões no SAMU do RS; veja flagrantes

 Investigação do repórter Giovani Grizotti aponta que, em média, de cada 100 horas que os médicos deveriam trabalhar presencialmente, 60 não eram cumpridas. São flagrantes de irregularidades na central do SAMU que atende a mais de 200 municípios.

Por Fantástico 

27/08/2023 


Flagrante. Médicos do Samu trabalham menos do que deveriam e causam uma grande demora nos atendimentos

Flagrante. Médicos do Samu trabalham menos do que deveriam e causam uma grande demora nos atendimentos

Flagrante. Médicos do Samu trabalham menos do que deveriam e causam uma grande demora nos atendimentos

 

O Fantástico deste domingo (27) destaca uma investigação jornalística que mostra um escândalo na saúde pública. Uma denúncia contra a central do SAMU, que funciona em Porto Alegre e que atende a chamados de mais de 200 municípios do Rio Grande do Sul. Médicos chegam atrasados, não cumprem toda a carga horária e trabalham menos do que deveriam - veja os flagrantes no vídeo acima.

 

A investigação do repórter Giovani Grizotti aponta que, em média, de cada 100 horas que os médicos reguladores deveriam trabalhar presencialmente, 60 não eram cumpridas: recebiam as 60 horas sem prestar nenhum atendimento. E há indícios de que a direção da central de regulação abonava as faltas irregularmente, alegando "problemas na marcação pelo relógio de ponto."

 

 

Toda vez que alguém liga para o 192 é atendido inicialmente por um telefonista. Depois, a pessoa aguarda um médico prosseguir no atendimento. É o chamado médico regulador, que aciona o serviço de socorro da cidade ou da região onde o paciente mora. Esse médico também indica o hospital para onde a pessoa deve ser levada.

 

São em média 70 mil ligações por dia, 70 mil pedidos de socorro. Entre o início da ligação e a chegada da ambulância, se passam em média mais de 40 minutos - um grande prejuízo para a população.

 

As irregularidades na central

O repórter Giovani Grizotti consegue entrar na sala da central telefônica do SAMU porque se passa por um socorrista interessado em conhecer a estrutura da sala de atendimento. E lá conhece Cleiton Felix, que era enfermeiro até então - trabalhou por 13 anos no local. E foi o enfermeiro que destacou as irregularidades que estão acontecendo.

 

"Depois que escurece, das 19 horas em diante, existe um revezamento. Escala da escala. É uma escala pactuada entre os profissionais que se ajustam para fazer um plantão mais curto", relata Cleiton.

Um ex-operador de rádio também confirma a situação. Segundo eles, com menos médicos reguladores nos plantões, o resultado é um grande prejuízo pra população: "Aquele número de profissionais se revezando acaba não dando conta de fazer um atendimento adequado", completa Cleiton.

 

 

A escala da escala

Com uma câmera escondida, o Fantástico flagrou a irregularidade durante três madrugadas. Os médicos reguladores deveriam trabalhar presencialmente durante 12 horas, das 19h às 7h. Mas eles não respeitam o horário de entrada, nem o horário de saída.

 

Renan Renno Schumann

 

O médico chega na central do Samu perto da meia-noite. Ele está cinco horas atrasado, fica no local por quatro horas e vai embora.

Segundo os relatórios internos da central, aos quais o Fantástico teve acesso, confirmam o horário de entrada e saída: o médico atendeu ao primeiro chamado às 23h59, e o último às 3h57.

Fabiane Andrade Vargas

 

A médica chega por volta de meia-noite ao local. E sai às 4h - só trabalhou quatro horas de uma jornada de 12 horas.

Os relatórios de atendimento confirmam que a médica começou a atender às 23h56, e terminou às 4h05.

Até então, médicos reguladores trabalhavam menos do que deveriam, mas sempre tinha pelo menos um deles atendendo a população. Mas houve uma situação mais surpreendente: no dia 6 de junho, às 6h30, não havia nenhum médico atendendo na central - certo, pela escala, era ter 7 médicos.

 

Nesse dia, 6 de junho, o então enfermeiro Cleiton Felix estava de plantão e afirma que durante toda a madrugada, de um total de sete médicos, só apareceu para trabalhar a doutora Giordana Vargas Correia. Segundo Cleiton, não atendeu ninguém entre 5h58 e 6h29, apesar do acúmulo de pedidos de socorro.

 

"A única plantonista que se encontrava de plantão sumiu. Foi dormir, foi não sei aonde, ela desapareceu do plantão. Até que ela voltou. Depois que acabou o plantão, que aquele tumulto passou, eu fiz uma comunicação direta as chefias e nenhuma conduta foi tomada", ressalta Cleiton.

O que dizem os médicos e os responsáveis pela central

O Fantástico procurou os médicos citados na reportagem, mas nenhum atendeu.

 

O Fantástico também procurou os responsáveis pela central de regulação do SAMU do Rio Grande do Sul. Jimmy Herrera, coordenador médico, confessa que sabia de tudo.

 

Repórter: O senhor tem conhecimento de que muitos médicos do Samu sistemicamente cumprem apenas uma parte da carga horária, quando cumprem?

 

Coordenador: Isso é verdade.

 

Repórter: Desde quando o senhor sabe disso?

 

Coordenador: Olha, na verdade, às vezes em que eu entro lá, né? As coisas funcionam de uma maneira diferente, né? Quando eles sabem que eu tô lá, dentro do SAMU, os atendimentos ocorrem mais rápido.

 

Jimmy Herrera também trabalha numa clínica particular de segunda a sexta-feira. Em três dias da semana, são pelo menos 10 horas por dia no setor privado.

 

"Eu não tenho dedicação exclusiva. Eu tenho isenção de ponto justamente porque eu estou à disposição do SAMU 24 horas por dia, sete dias da semana?”

O coordenador conta o que presenciou uma vez, dentro da central: "Fui nos quartos, no feminino e no masculino, onde estavam os colegas dormindo. Que tinha três colegas num quarto e um no outro quarto. Eram quatro que estavam ali”, diz.

 

O Fantástico também procurou o diretor do departamento de regulação do Rio Grande do Sul, Eduardo Elsade, chefe do Jimmy Herrera.

 

Repórter: O senhor desconhece que existe uma prática sistemática de descumprimento de horário aqui?

 

Diretor: Não, não existe uma prática sistemática de descumprimento de horário. Ninguém tem conhecimento de nenhum tipo de situação irregular administrativa.

 

O repórter apresenta então provas do escândalo, e o diretor diz que vai investigar. Por mensagem de texto, o diretor Eduardo Elsade diz "avaliamos tuas denúncias, consideramos relevantes. Duas delas, a principio, procedentes. Outras que merecem uma explicação técnica." 

A secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul informou que criou uma "comissão de sindicância", que tem 30 dias para apurar as denúncias mostradas pelo Fantástico. 

Ouça os podcasts do Fantástico 

ISSO É FANTÁSTICO

https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2023/08/27/exclusivo-medicos-nao-cumprem-toda-a-carga-horaria-e-ainda-fraudam-a-escala-de-plantoes-no-samu-do-rs-veja-flagrantes.ghtml

Três pessoas são mortas a facadas durante festa em zona rural de MG

 Um homem e duas mulheres foram mortos. O suspeito do crime já foi identificado e está foragido.

Por g1 Vales de Minas Gerais

 27/08/2023 

  Um homem e duas mulheres, foram assassinados a facadas na madrugada deste domingo (27) durante uma festa que estava acontecendo próximo à quadra esportiva, no distrito de Tipití, em Ataléia.

 

As vítimas foram identificadas como:

 

Roberto Soares, de 42 anos;

Sandra Lúcia Alves dos Santos, de 34 anos;

Francisca Alves de Jesus, de 48 anos.

De acordo com a Polícia Militar, o suspeito do crime atacou primeiro Sandra, depois Francisca e por último Roberto. Ele usou uma faca para ferir fatalmente as duas mulheres.

 

Em relação a Roberto, o homem o feriu com a faca e, quando ele estava caído, o suspeito saiu do local e voltou com uma arma semelhante a uma cartucheira, atirando na cabeça de Roberto.

 

Ainda de acordo com a PM, em conversa com o irmão de Roberto, ele explicou que a vítima apesar de ser casada, era um homem sedutor e já teve um caso amoroso com uma mulher que é atual namorada do suspeito do crime.

 

Para a polícia, o irmão de Roberto disse que embora não tenha certeza sobre a motivação do crime, ele acredita que o suspeito estava com ciúmes da namorada.

 

Moradores relataram à polícia, que as duas mulheres gostavam de consumir bebidas alcoólicas, mas não eram pessoas más e não conseguem entender o motivo pelo qual o homem matou as duas.

 

 

Também foi mencionado que uma das mulheres vítimas do homicídio mantinha um relacionamento amoroso com Roberto. Durante conversa com a namorada do suspeito do crime, ela contou aos militares que estava na festa com ele quando em certo momento, foi até o banheiro.

 

Em seguida, ouviu uma gritaria e uma grande confusão. Achando que era uma briga, ela saiu correndo junto com a filha de 12 anos até a casa dela que fica perto do local do evento. Foi nesse momento que ela ficou sabendo que o companheiro tinha assassinado três pessoas.

 

Quando perguntada pela polícia se ela sabia o que motivou o companheiro a cometer os crimes, a mulher disse que, embora esteja com ele apenas dois meses, acredita que a causa seja ciúmes, uma vez que ela já teve um relacionamento amoroso com Roberto até junho deste ano.

 

No entanto, ela afirmou aos militares, não saber qual a motivação dele para assassinar as duas mulheres.

 

Os corpos das vítimas foram encaminhados ao IML de Teófilo Otoni. As buscas pelo suspeito do crime continuam. 

Vídeos do Leste e Nordeste de Minas Gerais

https://g1.globo.com/mg/vales-mg/noticia/2023/08/27/tres-pessoas-sao-mortas-a-facadas-durante-festa-em-zona-rural-de-mg.ghtml

Jovem é morto a tiros em MG após ser absolvido dois dias antes pela justiça por crime de tentativa de homicídio

 Henrique estava voltando da padaria a pé, quando foi surpreendido pelos criminosos que atiraram diversas vezes contra ele, que acabou morrendo na hora.

Por g1 Vales de Minas Gerais 

27/08/2023  


Jovem é morto a tiros em MG após ser absolvido dois dias antes pela justiça por crime de tentativa de homicídio — Foto: Redes sociais

 

Um jovem identificado como Henrique Franco Soares de 24 anos, foi morto a tiros neste domingo (27), no bairro Amin El Auar, em Carlos Chagas.

 

De acordo com a Polícia Militar, a vítima foi liberada do presídio nesse sábado (26), após ser absolvida pela justiça nessa sexta-feira (25), pelo crime de tentativa de homicídio.

 

A tentativa de assassinato ocorreu no dia 14 de maio do ano passado. Ele teve a prisão decretada e cumprida no dia 16 de setembro de 2022.

 

Ainda segundo a PM, Henrique estava voltando da padaria a pé, quando foi surpreendido pelos criminosos que atiraram diversas vezes contra ele, que acabou morrendo na hora.

 

Jovem é morto a tiros em MG após ser absolvido dois dias antes pela justiça por crime de tentativa de homicídio — Foto: Arquivo pessoal

 

A perícia da Polícia Civil esteve no local e fez os procedimentos. No corpo do jovem foi encontrado várias perfurações e mais de 30 cápsulas deflagradas foram recolhidas no chão.

 

De acordo com os militares, a motivação e a autoria do crime são desconhecidas. O corpo do jovem foi encaminhado ao IML de Nanuque. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.

Jovem é morto a tiros em MG após ser absolvido dois dias antes pela justiça por crime de tentativa de homicídio — Foto: Redes sociais

 Vídeos do Leste e Nordeste de Minas Gerais

 https://g1.globo.com/mg/vales-mg/noticia/2023/08/27/jovem-e-morto-a-tiros-em-mg-apos-ser-absolvido-dois-dias-antes-pela-justica-por-crime-de-tentativa-de-homicidio.ghtml

                                                                  


Chefe do grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin é confirmado morto em acidente de avião, dizem autoridades russas


Yevgeny Prigozhin

CRÉDITO,CONCORD PRESS SERVICE

Legenda da foto,Yevgeny Prigozhin foi confirmado morto após análise genética dos corpos encontrados em acidente de avião, segundo autoridades russas

O chefe do grupo paramilitar Wagner, Yevgeny Prigozhin, foi confirmado morto após análise genética dos corpos encontrados em acidente de avião ocorrido na quarta-feira (23/8), dizem autoridades russas.

O Comitê de Investigação (SK, na sigla em russo) disse que as identidades de todas as 10 vítimas foram estabelecidas e correspondiam às da lista de passageiros do voo.

O jato particular de Prigozhin caiu a noroeste de Moscou, matando todos a bordo.

O Kremlin negou especulações de que teria sido culpado pelo acidente.

O SK disse que dará continuidade a uma investigação criminal.

Fim do Matérias recomendadas

“Os testes genéticos moleculares foram concluídos”, afirmou o comitê em comunicado.

“De acordo com os resultados, foram apuradas as identidades de todos os 10 falecidos e correspondem à lista publicada no manifesto de voo.”

As vítimas incluem várias figuras importantes do grupo Wagner, um grupo mercenário russo criado por Prigozhin e envolvido em operações militares na Ucrânia, na Síria e em partes da África.

Entre eles estava Dmitry Utkin, que administrou as operações militares do grupo Wagner.

Destroços do avião após acidente

CRÉDITO,REUTERS

Legenda da foto,Destroços do avião após acidente ocorrido na quarta-feira (23/8)

O acidente ocorreu dois meses depois de Prigozhin ter liderado um motim do grupo Wagner contra as forças armadas russas, tomando a cidade de Rostov, no sul, e ameaçando marchar sobre Moscou.

O impasse foi resolvido depois que um acordo foi fechado, o que levou os combatentes de Prigozhin e do grupo Wagner a se mudarem para a Bielorrússia

No entanto, o presidente russo, Vladimir Putin, descreveu o motim como uma "facada nas costas" e tem havido especulações de que as forças de segurança russas estiveram de alguma forma envolvidas no acidente.

Na sexta-feira, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que os rumores eram uma "mentira absoluta".

A trajetória de Prigozhin

Fotos e flores em hmenagem a Yevgeny Prigozhin

CRÉDITO,REUTERS

Legenda da foto,Acidente aéreo ocorreu dois meses após Prigozhin ter liderado um motim do grupo Wagner contra as forças armadas russas
Pule WhatsApp e continue lendo

No WhatsApp

Agora você pode receber as notícias da BBC News Brasil no seu celular

Entre no canal!

Fim do WhatsApp

Yevgeny Prigozhin nasceu em São Petersburgo, que também é a cidade natal de Vladimir Putin.

Ele foi condenado na Justiça pela primeira vez em 1979, com apenas 18 anos, e teve uma pena de dois anos e meio por roubo, que cumpriu em liberdade. Dois anos depois, ele foi condenado a 13 anos de prisão por roubo e furto, nove dos quais cumpriu atrás das grades.

Após ser solto, Prigozhin montou uma rede de barracas que vendiam cachorro-quente em São Petersburgo. Ele se deu bem nos negócios e em poucos anos — ao longo da década de 1990, período de transição das leis na Rússia — Prigozhin conseguiu abrir restaurantes caros na cidade.

Foi lá que ele começou a ter contato com as pessoas mais poderosas de São Petersburgo e, depois, da Rússia.

Um de seus restaurantes, o New Island, era um barco que navegava pelo rio Neva. Vladimir Putin gostava tanto do restaurante que, depois de se tornar presidente, começou a levar seus convidados estrangeiros para comer lá.

Foi provavelmente assim que os dois se conheceram.

Em 2003, Putin já confiava em Prigozhin o suficiente para comemorar seu aniversário no New Island.

Anos depois, a empresa de alimentação em eventos de Prigozhin, a Concord, foi contratada para fornecer comida ao Kremlin, o que rendeu ao líder o apelido de "chef de Putin".

As empresas ligadas a Prigozhin também ganharam contratos para fornecer comida a escolas militares e empresas estatais.

Homem em traje militar atrá de vidro com logotipo do grupo Wagner

CRÉDITO,REUTERS

Legenda da foto,O grupo mercenário foi identificado pela primeira vez em 2014

Após a Revolução Ucraniana de Maidan em 2013-14 e a anexação da Crimeia pela Rússia, surgiram os primeiros relatos da existência da empresa militar privada Wagner.

O grupo Wagner também desempenhou u

No verão de 2022 no Hemisfério Norte surgiram relatos de que o grupo Wagner lutava na Ucrânia.m papel proeminente na Síria – e foi então que seu comandante, Dmitry Utkin, apareceu pela primeira vez como colaborador próximo de Prigozhin.

Em poucas semanas, Prigozhin estava visitando prisões russas, recrutando presos para o esforço de guerra.

Mas a relação entre Prigozhin e Putin seria irremediavelmente abalada pelo motim do chefe do grupo Wagner em junho deste ano.

https://www.bbc.com/portuguese/articles/cmmr569qve9o

                                                    

Obs desafiou um homem muito perigoso e Poderoso

                               


                               


... Grupo Wagner. #CNNBrasil Inscreva-se no canal da CNN Brasil no YouTube. ACOMPANHE A CNN BRASIL TAMBÉM NAS OUTRAS PLATAFORMAS: Podcasts ...
YouTube · CNN Brasil · 25 de jun. de 2023
O presidente da Rússia, Vladimir Putin ... Your browser can't play this video. Learn ... Putin diz que traição do Grupo Wagner é uma “punhalada nas ...
YouTube · CNN Brasil · 24 de jun. de 2023
Vladimir Putin fala sobre a morte de Yevgeny Prigozhin, líder do Grupo Wagner, em queda de avião ... [AO VIVO] JORNAL DA BAND - 03/05/2024. Band ...
YouTube · TV Cultura · 25 de ago. de 2023