domingo, 8 de novembro de 2020

Lítio aquece a economia em Araçuaí e Itinga

O Crea-MG informou que o Vale do Jequitinhonha, na região Leste de Minas Gerais, cresce com a força mineral. Apesar do cenário conturbado de 2020, os investimentos para exploração das reservas de lítio (“petróleo branco”), 90% delas concentradas nas áreas de Araçuaí e Itinga, não foram interrompidos. O recurso é explorado pela Companhia Brasileira de Lítio (CBL), e é utilizado especialmente na fabricação de baterias (acumuladores de energia elétrica).

A instalação de uma fábrica em Juiz de Fora, e não na região do Vale, onde estão concentradas as reservas, foi objeto de uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Presente na reunião, o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico do estado, Fernando Passalio Avelar, argumentou que transportar o lítio metálico (necessário para as células da Oxys) até o Jequitinhonha seria perigoso. “Daí, a escolha da Oxis Energy por Juiz de Fora. A matéria-prima que será utilizada na produção virá do Reino Unido” – acrescentou.

O conselheiro da Câmara de Mecânica e Metalurgia (CEMM) do Crea-MG, engenheiro mecânico Cláudio Messias, diz que é preciso promover a participação da comunidade local, em forma de reuniões, para esclarecimentos sobre impactos e correções ambientais, sociais e econômicas, para evitar interferir na cultura local. “Queremos que nossas riquezas naturais sejam utilizadas para o desenvolvimento das cidades que estão sendo exploradas e que os engenheiros ali envolvidos sejam valorizados. Temos que ter respeito à economia local e realizar a extração e beneficiamento do lítio com responsabilidade ambiental” – reforçou Messias.

A Região Leste do Crea-MG possui uma área de 112.388,92 km², com 205 municípios. As unidades de atendimento que a compõem são Almenara, Araçuaí, Barão de Cocais, Caratinga, Governador Valadares, Guanhães, Ipatinga, Itabira, João Monlevade, Manhuaçu, Nanuque e Teófilo Otôni. Nesta região, há mais de 2.600 empresas e atuam mais de 9 mil profissionais registrados no conselho (10%). (Fonte: Crea-MG – Foto: Watts On/Reprodução)

Lítio aquece a economia em Araçuaí e Itinga - Diário do Mucuri

Nenhum comentário:

Postar um comentário