Governistas determinaram a primeira derrota aos aliados na comissão, que tem ganhado holofotes e também críticas, desde que o PL indicou Nikolas para seu comando -  (crédito: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados)

Governistas determinaram a primeira derrota aos aliados na comissão, que tem ganhado holofotes e também críticas, desde que o PL indicou Nikolas para seu comando

crédito: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

O presidente da Comissão de Educação, Nikolas Ferreira (PL-MG), e outros aliados bolsonaristas sofreram a primeira derrota nesse colegiado numa votação nesta quarta-feira (27/3). A base do governo derrotou uma proposta demoção de repúdio contra um professor de educação básica da cidade de São Bonifácio, em Santa Catarina, que teria feito ataques a Jair Bolsonaro numa sala de aula. O autor dessa moção foi o deputado Gustavo Gayer (PL-GO).

 

Por 20 votos contra e 13 favoráveis, os governistas determinaram a primeira derrota aos aliados na comissão, que tem ganhado holofotes e também críticas, desde que o PL indicou Nikolas para seu comando.

 

A moção era contra o professor Jadir Ribeiro Anchieta, que dá aula na Escola Estadual de Educação Básica São Tarcísio daquela cidade catarinense. Ele teria demonstrado "viés ideológico não condizente com a neutralidade exigida pela profissão", diz a moção. Anchieta teria se referido a Bolsonaro como "nazista e ladrão".

 

"É inadmissível que um educador, cuja função primordial é fornecer uma educação imparcial e crítica, utilize sua posição para propagar opiniões políticas partidárias de forma unilateral e desrespeitosa", justificou Gayer.

 

Os governistas reagiram. Tarcísio Motta (PSol-RJ) disse que a extrema-direita faz da comissão um palanque eleitoral e busca dividendos políticos.

 

"Há pessoas que gostam de pegar detalhes, elementos a vigiar na vida de cada profissional de educação e tentam criar um pânico moral. Ninguém é professor porque sonha em ser milionário, mas é para ajudar a construir um mundo melhor", disse Motta.

 

Duda Salabert (PDT-MG) disse ser um absurdo a Comissão de Educação gastar dinheiro público e usar suas estruturas para "perseguir professores de História do Brasil".


A deputada Bia Kicis (PL-DF) defendeu a moção de repúdio e acusou o governo do PT de promover a ideologia de gênero nas escolas "e ensinar que menino não é menino e que menina não é menina".

https://www.em.com.br/politica/2024/03/6826817-nikolas-e-outros-bolsonaristas-sofrem-1-derrota-na-comissao-de-educacao.html