Ajude a ajudar Valadares
Com
a redução das chuvas na cidade de Governador Valadares e nas cabeceiras
do Rio Doce, o nível das águas baixou. Com isso a população de bairros
ribeirinhos já começa a voltar para o que restou das casas invadidas
pela terceira maior enchente na história em Valadares.
Segundo
dados da Defesa civil Valadarense 420 pessoas famílias estão em
situação de risco e 109 desalojadas. Em Teófilo Otoni uma campanha de
doações está sendo executada por um campus universitário.
O
professor Marcos César Ganen e o delegado Jéferson Botelho Pereira
coordenam as atividades, em favor das pessoas atingidas pelas chuvas no
vizinho município. Para Ganem é hora da população de Teófilo Otoni
ajudar os vizinhos em dificuldade. Quem desejar fazer doações deve
procurar o Campus da UNIPAC em Teófilo Otoni para entregar seu donativo.
Quem desejar outras informações pode ligar para o celular (33)88631010.
Chuva deixa bairros embaixo d'água em Governador Valadares
Nessa sexta-feira, o Rio Doce subiu 4,15 metros acima do seu nível normal, deixando grande parte da cidade debaixo d'água,
A população de Governador Valadares (Leste do estado) enfrenta uma das piores enchentes da história do município. Nessa sexta-feira, o Rio Doce subiu 4,15 metros acima do seu nível normal, deixando grande parte da cidade debaixo d'água, com centenas de pessoas desabrigadas e áreas completamente isoladas. Vários bairros também ficaram sem o fornecimento de energia e de água potável. O volume do rio aumentou mais ainda devido a um temporal que desabou sob a cidade na madrugada de ontem. Ainda em decorrência da tempestade, houve o soterramento de uma casa na localidade de Baguari (distante 15 quilômetros da área urbana), provocando a morte de um casal, sendo que duas meninas que estavam na mesma moradia escaparam por pura sorte.
Cerca de 20 bairros foram atingidos pela enchente do Rio Doce. De acordo com De acordo boletim divulgado pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Governador Valadares, às 18h18min de ontem o rio estava 4,09 metros acima do seu nível normal, deixando 126 famílias (490 pessoas) desabrigadas, até o final da tarde de ontem. 77 famílias foram encaminhadas para abrigos instalados nas Escolas Municipais José Ângelo de Marco (bairro Santa Rita), no anexo da Escola Municipal Santos Dumont (bairro Santa Terezinha), no ginásio da Praça de Esportes da cidade, além da Escola Estadual Israel Pinheiro, onde recebem assistência da prefeitura. Os demais desalojados foram encaminhados para as casas de parentes e amigos. Também no início da noite de ontem, a prefeitura informou que boletim da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) indicada a “tendência” de que o nível da água do Rio Doce pudesse cair gradativamente até às 21 horas de ontem.
Muitas famílias ficaram isoladas, sem condições de sair de suas casas, invadidas pela inundação. No resgate delas, realizado durante todo o dia de ontem , foram usados barcos do Corpo de Bombeiros e outras embarcações - incluindo até caiaques – cedidas por pescadores e voluntários. “Foi dada prioridade à retirada de idosos, pessoas acamadas, deficientes e crianças”, explicou Wilde Nonato da Silva Filho, da Coordenadoria Municipal Defesa Civil. A situação é mais grave na Ilha dos Araújos, região de classe média/alta da cidade, que foi totalmente inundada. A ponte que dá acesso ao bairro, coberta pelas águas, foi isolada pela Polícia Militar e pelo Corpo de Bombeiros, visando afastar curiosos e também de evitar possíveis saques. Os outros bairros bastante atingidos foram: São Tarcísio, São Paulo, Jardim Alice, Santos Dumont I e I, JK I e II, São Pedro, Vale Pastoril II, Vila União, Vila Rica, Santa Rita e Universitário. Na maioria deles, o nível da água dentro das casas passou de 1,5 metro.
Desabrigados
O drama foi enfrentado pela autônoma Rutineide Barbosa Francisco, de 39 anos, moradora do bairro Santa Rita, que teve a casa invadida pela inundação. Ela conta que há dois anos, houve grande enchente no Rio Doce, mas que não chegou atingir sua residência. Desta vez foi diferente. “A água entrou de casa e não deu tempo de salvar quase nada. Perdi tudo”, conta Rutineide, acrescentando que entre suas perdas está um guarda-roupa, comprado em seis prestações de R$ 85,00. A última delas foi paga no mês passado. Juntamente com o marido e três filhos pequenos, a mulher foi levada para o abrigo da José Ângelo de Marco, onde se encontram 12 famílias que ficaram desalojadas.
O design Alessandro Miguel Cassarello, que também mora no bairro Santa Rita, teve melhor sorte. Ele também sofreu com a inundação. Mas, agiu a tempo e levou todos os móveis para o segundo pavimento da moradia, evitando prejuízos. O nível da água atingiu cerca de 40 centímetros no pavimento térreo da casa. Mesmo evitando os danos, Alessandro Miguel conta que também sofreu com a tempestade da madrugada de ontem e com a enchente. “Ficamos muito tensos com a subida do nível do rio. A gente nem conseguiu dormir direito”, revela o design.
A costureira Larissa Rodrigues de Almeida, de 22 anos moradora do bairro Jardim Alice, conta que só conseguiu retirar de sua casa apenas poucas peças de roupas. Queria ter carregado pelo menos o colchão para dormir com os filhos no abrigo da Escola Santos Dumont, mas não foi possível. “O rio subiu rápido demais e o único bem que consegui salvar foram meus filhos”, relata a costureira,que, no final da tarde ontem, estava desesperada, em busca de noticias do paradeiro do marido, Francisco Fernandes da Costa, que ficou no Jardim Alice. “Perdi o contato e não sei onde ele está”, disse Larissa.
Jornal da Alterosa 2ª Edição
Governador Valadares está debaixo d'água
Em alguns bairros, só é possível chegar de barco | ||||||
06 de janeiro de 2012 - Situação de emergência em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce. Até o momento, são 490 pessoas desalojadas, vítimas da enchente que já é considerada a terceira maior da história do município. Veja imagens do alagamento na cidade! Em vários bairros, só é possível chegar de barco. A equipe do Jornal da Alterosa sobrevoou a cidade e comprovou a dimensão dos estragos provocados pela água. Enchente em Governador Valadares -MGGovernador Valadares. Ilha dos Araújos Enchente Janeiro 2012ENCHENTES EM GOVERNADOR VALADARES MG. HOJE DIA 06.01.DE 2012, ATUALIZADO: NÍVEL DO RIO DOCE ÀS 13.00HS, FOI DE 4.30 MTS, A PREVISÃO É DE 4,50 AO FIM DA TARDE. VEJA AS FOTOS NESTE POST E NO ANTERIOR. TODA A PARTE BAIXA DA ILHA ALAGADA, RUAS 18, 16, 14, 12, 10, 08 E RUAS TRANSVERSAIS COM ÁGUA NAS GARAGENS DOS PRÉDIOS E NAS CASAS. AVENIDA MUCURI TOTALMENTE ALAGADA. HÁ PREVISÕES QUE O NÍVEL DO RIO ULTRAPASSE OS 4.97MTS DE 1997. PARTE BAIXA DO STA RITA, ALAGADA. STA TEREZINHA, SÃO PAULO, SÃO PEDRO, JARDIM ALICE, PARTE DO BAIRRO JK 1 E 2 ALAGADOS. UM ACIDENTE FATAL. CASAL É MORTO EM DESMORONAMENTO DE BARRANCO QUE SOTERROU CASA NO BAGUARI, 3 ADOLESCENTES, SÃO SALVOS. ESTÃO DESCONSOLADOS E DESESPERADOS, FOI TRÁGICO. NÃO CONSEGUI ME INFORMAR DO GRAU DE PARENTESCO, POR ISTO NÃO POSSO INFORMAR SE FORAM SEUS PAIS QUE MORRERAM. ATUALIZAÇÃO: GRAÇAS A DEUS PREVISÕES NÃO SE CONFIRMARAM, A ESTIAGEM FOI TOTAL, VEJA NOVAS FOTOS DA SITUAÇÃO NO MOMENTO, NÍVEL DO RIO ESTÁ AGORA A 3,42 MTS, E COM PREVISÃO DE BAIXA. VAZÃO DA UHE DE BAGUARI ESTAVA A A 4.178,95 MTS POR SEDUNDO ÀS 8.00HS DA MANHÃ DE HOJE DIA 07.01.2012.
GRAÇAS AO DEUS DE SPINOSA( A NATUREZA), AS NOTÍCIAS AGORA NO MOMENTO SÃO AS MELHORES POSSÍVEIS. A ESTIAGEM ESTÁ LONGEVA E TUDO INDICA QUE O NÍVEL DO RIO DOCE DESCERÁ TÃO RÁPIDO COMO SUBIU.
OCORRE QUE ONTEM OS ORGÃO QUE MEDEM A PRECIPTAÇÃO FLUVIAL, "COMERAM BOLA" E ESQUECERAM DE ATENTAR-SE PARA A REGIÃO DO VALE DO RIO DOCE, JÁ QUE ESTAVAM ATENTOS Á REGIÃO DA ZONA DA MATA, ONDE ESTÃO OS MAIORES AFLUENTES DO RIO DOCE. E EXATAMENTE NESTA ÁREA(VALE DO RIO DOCE E VALE DO AÇO), HOUVE GRANDE PRECIPICITAÇÃO DE CHUVAS O QUE LEVOU O RÁPIDO AUMENTO NO VOLUME DE ÁGUAS DO RIO DOCE E CONSEQUENTEMENTE, HOUVE PREVISÕES QUE NÃO SE CONFIRMARAM PARA A NOSSA SORTE.
ESTE BLOG EM POST MAIS RECENTE A ESTE, TRATOU DE ACALMAR A POPULAÇÃO. ESTOU POSTANTO AS INFORMAÇÕES NESTE POTS PELO FATO DO MESMO ESTAR SENDO MAIS ACESSADO.
SITUAÇÃO ATUAL ÁS 16.OOHS:
NÍVEL DO RIO: 3,42 MTS ACIMA DO NÍVEL.
VAZÃO DA UHE DE BAGUARI ÀS 8.00HS: 4.178,95 M/S.
PORTANTO SITUAÇÃO VOLTANDO AO NORMAL.
VEJAM AS FOTOS FEITAS NA PARTE DA MANHÃ, QUANDO O RIO DOCE ESTAVA À 3.69 MTS ACIMA DO NÍVEL:
ÁREA DE POUSO DOS PARAGLIDER HOJE DE MANHÃ, JÁ BEM VAZIA.
ÁREA DE POUSO DOS PARAGLIDER.
O RIO COM 3.69 MTS ACIMA DO NÍVEL, COMEÇA A VOLTAR PARA O LEITO.
FOTOS ANTIGAS, RIO A 4.15 MTS ACIMA DO NÍVEL:
pça DOS SKATISTAS.
RUA DA PRAINHA.
ENTRADA PARA O BAIRRO.
SAIDA DO BAIRRO, AS ÁRVORES DA PRAINHA , JÁ QUASE COBERTAS.
AS ÁRVORES DA ENTRADA DO BAIRRO AO LADO DA PÃO TOTAL, JÁ QUASE COBERTAS.
ENTRADA DO BAIRRO DO LADO DA PÃO TOTAL.
A PADARIA PÃO TOTAL JÁ FECHADA, ÀS 9.00HS DA MANHÃ.
PRACINHA DA ILHA ENTANDO PARA A SÃO FRANCISCO, SENTIDO IGREJA CATÓLICA.
CALÇADÃO EM FRENTE À PÃO TOTAL.
NOVAMENTE CALÇADÃO EM FFRENTE Á PÃO TOTAL.
TRANSEUNTES EM FRENTE À PÃO TOTAL DEPOIS DESTA FOTO ALAGOU MAIS AINDA.
TRANSEUNTE VINDO DA RUA 16, JÁ CHEGANDO NO CALÇADÃO EM FRENTE Á PÃO TOTAL.
DEPOIS DESTA FOTO A ÁGUA ENTROU NAS DEPENDÊNCIAS DA LOJA DA PÃO TOTAL.
GUINCHO REBOCANDO CARROS, PASSANDO EM FRENTE AO INTER-ESCOLAR.
AV. JEQUITINHINHA EM DIREÇÃO AO BAR DO MORAES.
AV. JEQUITINHINHA, RUAS 28,26,24 E MUCURI TODAS ALAGADAS, SÓ NÃO VAI ÁGUA NA 22 QUE É PARTE ALTA DA ILHA.
MULTICAR, ESQUINA DA SÃO FRANCISCO COM 14.
DEFRONTE AO INTER-ESCOLAR.
DEFRONTE À IGREJA PRESBITERIANA.
JEQUITINHINHA AO LADO DO INTER.
JEQUITINHONHA.
INTER-ESCOLAR.
ENTRE A 14 E PÇA DA ILHA.
RUA 30 AO LADO DA MULTICAR.
JEQUITINHONHA INDO PARA O BAR DO MORAES.
AV RIO DOCE EM FRENTE AO BNH.
AV. RIO DOCE EM FRENTE AO BNH.
BLOCO DO BNH, ÁGUA QUASE NO 1o ANDAR.
OUTRO BLOCO DO BNH, VAMOS TORCER PARA QUE A ÁGUA NÃO CHEGUE AO 1o ANDAR.
O RIO JÁ QUASE BATENDO NA PARTE INFERIOR DA PPISTA DE ROLAGEM DA PONTE DA ILHA.
CONJUNTO HABITACIONAL DITADOR MÉDICI. QUEM DEU ESTA LICENÇA AMBIENTAL? FIZERAM OS PRÉDIOS QUASE NO LEITO DO RIO.
SÓ NA ÉPOCA DO DITADOR MÉDICI MESMO, PARA LIBERAR UMA CONSTRUÇÃO DENTRO DO LEITO DE UM RIO.
O RIO DOCE PEDE QUE LHE ABRAM ALAS QUE ELE QUER IR PARA O MAR. HOMENS, PAREM DE BRINCAR COM A NATUREZA, TENTANDO DOMÁ-LA, MALTRATANDO-A.
HELICÓPTERO DA DEFESA CIVIL, ORIENTANDO AS EQUIPES DE TERRA.
A FUNDO ONDE É A PISTA DE POUSO DE PARAGLIDER,ASA DELTAS E PARAGLIDERS.
TRABALHO AÉREO DA DEFESA CIVIL.
PISTA DE POUSO DOS PARAGLIDERS. MENINOS GUIANDO CAVALOS PARA FORA D´ÁGUA. BARRACO QUE FUNCIONA COMO ALMOXARIFADO DAS OBRAS QUE ESTÃO SENDO EXECUTADAS NA ORLA DO RIO DOCE.
PICO DO IBITURUNA COBERTO DE NUVENS. ÁRVORES À BEIRA DO RIO NA PARTE ABAIXO DO BANCO DO BRASIL, COBERTAS PELA ÁGUA. AO FUNDO O BNH DA ILHA.
GARFO CLUBE, VISTO DO SÃO TARCISO.
BAIRRO SÃO TARCISO, PARTE BAIXA, TODA ALAGADA.
O RIO DOCE VISTO DO SÃO TARCISO.
PARTE BAIXA DO SÃO TARCISO.
QUADRAS DO CLUBE FILADÉLFIA NO BAIRRO SÃO PEDRO. TUDO ALAGADO.
CAMINHÃO DOS BOMBEIROS DE PRONTIDÃO NA RUA ISRAEL PINHEIRO EM FRENTE AO FILADÉLFOA NO BAIRRO SÃO PEDRO.
RUA ISRAEL PINHEIRO, BAIRRO SÃO PEDRO.
ENTRADA DO CLUBE FILADÉLFIA NO SÃO PEDRO.
ESQUINA DA ISRAEL PINHEIRO COM A RUA LATERAL DO FILADÉLFIA, NO SÃO PEDRO.
RUA EM FRENTE AO FILADÉLFIA, SENTIDO ISRAEL PINHEIRO RIO DOCE.
http://ptremdas13e13.blogspot.com.br/2012/01/enchentes-em-governador-valadares-mg.html |
Nenhum comentário:
Postar um comentário