MILITAR É CONDENADO A MAIS DE 6 MIL ANOS DE PRISÃO
A Justiça da
Guatemala condenou ontem (12) a 6.060 anos de prisão o ex-militar Pedro
Pimentel por sua participação no massacre de 201 camponeses. O massacre
ocorreu em 7 de dezembro de 1982 na região de Dos Erres, em Petén, no
Norte do país. A juíza Irma Valdez disse que as provas apresentadas pelo
Ministério Público e os depoimentos das testemunhas afastaram dúvidas
sobre o envolvimento de Pimentel no crime.
O caso é um dos 660 massacres registrados pela Comissão do Esclarecimento Histórico (CEH) cometidos na Guatemala durante o conflito armado (1960-1996). No período, mais de 250 morreram ou desapareceram na região.
Pimentel é o quinto militar condenado pelo massacre de Dos Erres. Ele foi condenado a 30 anos de prisão por cada um dos 201 assassinatos e a mais 30 anos pelos crimes contra a humanidade, totalizando 6.060 anos de cadeia. Porém, o Código Penal da Guatemala determina pena máxima de 50 anos de prisão. Continue lendo no Tudo na Hora!
O caso é um dos 660 massacres registrados pela Comissão do Esclarecimento Histórico (CEH) cometidos na Guatemala durante o conflito armado (1960-1996). No período, mais de 250 morreram ou desapareceram na região.
Pimentel é o quinto militar condenado pelo massacre de Dos Erres. Ele foi condenado a 30 anos de prisão por cada um dos 201 assassinatos e a mais 30 anos pelos crimes contra a humanidade, totalizando 6.060 anos de cadeia. Porém, o Código Penal da Guatemala determina pena máxima de 50 anos de prisão. Continue lendo no Tudo na Hora!
Fonte:
POLICIAIS LONDRINOS ACIMA DO PESO SOFRERAM REDUÇÃO DE SALÁRIO
Pouco adianta um
rigoroso sistema de seleção para o ingresso em qualquer polícia, se
depois não existir um processo de acompanhamento da qualidade do
profissional. Nesta carreira, a máxima "corpo são, mente sã" é
fundamental, porém, é papel da corporação cobrar de seus membros a fiel
observância deste princípio.
Depois de sua
formação, o policial tende a esquecer do seu preparo físico. Ocorre que
muitos acabam ficando acima do peso, situação prejudicial para quem lida
constantemente em situações de grande esforço corporal:
***
Os policiais de
Londres se submeterão a controles físicos regulares e os que tiverem
sobrepeso poderão sofrer medidas disciplinares como redução do salário,
segundo novos planos divulgados nesta quinta-feira.Um estudo que revisa as formas de pagamento na Scotland Yard (Polícia Metropolitana de Londres) evidenciou o estado da forma física de seus agentes, mais da metade deles com sobrepeso, motivo pelo qual farão exames físicos a partir de setembro de 2013. Leia mais no site Terra
***
A iniciativa é
louvável, tirando a parte da redução no salário. No Brasil, por
exemplo,poderia haver, no entanto, premiações, pontos para uma futura
promoção, etc. Assim, aqueles mais preparados ou, os que assim desejarem
ser, mental e fisicamente melhores, ascenderiam mais rápido, causando
uma busca incessante pelo aperfeiçoamento técnico dos policiais.
Texto da Redação
Fonte:
Polícia descarta exumação de corpos de vítimas do acidente na BR-040
O
delegado regional de Ipatinga recebeu a garantia, da equipe do IML de
Curvelo, de que as identificações foram feitas com segurança
Tumulto marco enterro do mecânico de manutenção Nivaldo José Lourenço |
Suspeita
de erro na identificação das vítimas, troca de cadáveres e pedido de
exumação de corpos aumentaram a dor e o sofrimento de familiares na
despedida dos 15 mortos sábado no acidente entre um ônibus e uma
carreta, na BR-040, em Felixlândia, Região Central de Minas. A
desconfiança levou uma das famílias a abrir o caixão lacrado, ao lado da
cova. Na segunda-feira, a polícia cogitou a possibilidade de exames de
DNA e exumação de corpos, para confirmar a identificação dos restos
mortais.
Porém,
nesta terça-feira o delegado regional de Ipatinga, Geraldo Magela de
Morais, descartou a possibilidade de exumação do corpo do mecânico de
manutenção Nivaldo José Lourenço, de 33, cuja família tentou exigir a
retirada do cadáver para novo reconhecimento.
Saiba mais...
Empresa descarta erro na identificação das vítimas de tragédia na BR-040 Tragédia na BR-040 reflete risco das rodovias em Minas Famílias esperam depoimento de motorista envolvido em acidente na BR-040
O
delegado entrou em contato com a equipe de Curvelo, cidade onde foram
feitas as identificações dos corpos pelo Instituto Médico Legal e onde
correm as investigações sobre o acidente. Nessa conversa, o Morais
recebeu a garantia de que os procedimentos foram feitos com segurança.
Caso
a família de Nivaldo e os parentes de outras vítimas ainda exijam a
exumação, devem recorrer à delegacia de Curvelo. Porém, a família do
mecânico já mostrou que desistiu desse assunto.
A
expectativa é pelo depoimento do motorista do ônibus Armando Anselmo
Faria. Os condutores da carreta e da escolta acusaram o condutor do
ônibus de fazer uma ultrapassagem perigosa. Porém, ele só será ouvido
quando deixar o Hospital Imaculada Conceição, em Curvelo, onde está
internado desde sábado. O motorista passa bem e deve receber alta até o
fim desta semana.
Os condutores da carreta e da escolta acusaram o condutor do ônibus de fazer uma ultrapassagem perigosa |
O
ônibus da empresa Conenge, que seguia no sentido Paracatu/Paraopeba,
estava atrás de um caminhão de carvão e, no sentido contrário, vinha a
carreta, que transportava um imenso tubo de aço. O caminhão de carvão
teria saído para o acostamento, para dar passagem à carreta.
Interpretando o gesto como um sinal de ultrapassagem, o motorista do
ônibus teria seguido para o meio da pista, quando colidiu com a carreta.
Com o choque, o tubo invadiu a carroceria do ônibus e a partiu ao meio.
Dor, confusão e revolta marcam enterro de trabalhadores da Conenge
Os
parentes das vítimas do acidente que o ônibus da Conenge – que matou 15
trabalhadores -, enterraram ontem os corpos em meio à dor, angústia e
revolta. Algumas famílias reclamam que não puderam fazer o
reconhecimento do corpo. Em Ipatinga foram enterradas 5 vítimas.
IPATINGA
- Após um fim de semana de dor e comoção, as famílias das vítimas do
trágico acidente ocorrido na tarde do último sábado (17) na BR-040, em
Felixlândia, na região Central de Minas, com um ônibus da Conenge,
enterraram seus parentes na manhã desta segunda-feira (19). Morreram15
passageiros do ônibus que levava trabalhadores de Paracatu, no Noroeste
de Minas, para Ipatinga, no Vale do Aço, e se chocou com uma carreta que
transportava um suporte de turbina eólica.
Em Ipatinga, cinco corpos foram enterrados na manhã desta segunda.
As demais vítimas também já foram sepultadas nas suas cidades de origem, como Belo Oriente, Vargem Alegre, Ipaba e Dores de Guanhães.
As demais vítimas também já foram sepultadas nas suas cidades de origem, como Belo Oriente, Vargem Alegre, Ipaba e Dores de Guanhães.
NOTA
Por meio de nota, o Governo de Minas
afirmou que “se solidariza com os familiares das vítimas do acidente e
que, neste momento de dor que atinge toda a comunidade de Ipatinga e do
Vale do Aço, externa suas condolências a todos os que direta ou
indiretamente foram atingidos por este triste episódio”. A nota também
deseja o pronto restabelecimento dos feridos.
CONFUSÃO
Além de toda a dor de enterrar um
parente, a família de uma das vítimas do acidente passou por outro
momento difícil na manhã desta segunda. O caixão onde estava o último
corpo a ser sepultado foi aberto por familiares. A irmã de Gilberto de
Souza Gonçalves, 51 anos, pediu para abrir o caixão depois que recebeu
uma certidão de óbito dando-o como indigente. Com a confusão, outras
famílias exigem que os caixões sejam abertos. Mais informações, você
confere a qualquer momento no site e na reportagem completa na edição
impressa de amanhã.
http://www.diariopopularmg.com.br/vis_noticia.aspx?id=609
Polícia autoriza família a abrir caixão para identificar vítima de acidente na BR-040
O delegado de Ipatinga, Geraldo Magela de Morais, é aguardado no cemitério da cidade para acompanhar os procedimentos. Rumores de trocas de corpos geraram confusão na cidade nesta manhã
Parentes de outra vítima conseguiram, após grande confusão, abrir o caixão para identificar o corpo |
O
delegado adjunto de Ipatinga, Geraldo Magela de Morais, autorizou, na
tarde desta segunda-feira, que a família do operário Nivaldo José
Lourenço, de 33 anos, uma das vítimas do grave acidente na BR-040,
retire o caixão dele, que já foi enterrado no cemitério da cidade, para
identificar o corpo. A suspeita sobre a troca de corpos gerou uma
confusão na manhã desta segunda-feira, em Ipatinga, no Vale do Aço.
Algumas famílias chegaram a quebrar as urnas para tentar identificar as
vítimas.
O
delegado é esperado no cemitério Parque Senhora da Paz, para iniciar os
procedimentos. A chegada dele estava prevista para as 14h, porém, até
às 15h30 ele não havia chegado. Em contato com a reportagem, ele afirmou
que estava em uma reunião.
Saiba mais...
Seis pessoas do acidente entre carreta e ônibus na BR-040 ainda estão internadas Corpos de vítimas de acidente entre ônibus e carreta na BR-040 são identificados Motorista de ônibus coletivo morre após reagir a assalto em Contagem Acidente entre ônibus e carreta deixa 15 mortos e vários feridos em Felixlândia
Durante
a manhã, os parentes do mecânico de manutenção Gilberto de Souza
Gonçalves, 51, outra vítima do acidente, velaram o trabalhador durante a
noite, mas interromperam o sepultamento por causa da dúvida sobre o
corpo. Por causa de rumores sobre trocas durante a preparação dos seis
enterros dessa cidade, os parentes resolveram abrir o caixão.
Eles
quebraram parte da urna e viram o corpo enrolado em um pano. Embora
alguns irmãos tenham reconhecido Gilberto, a mãe negou ser o filho e a
esposa ficou em dúvida. Uma confusão de quase uma hora e meia se
instalou no cemitério e foi necessária a intervenção da Polícia Militar
(PM). Os parentes acusaram a empresa Conenge de ter agilizado os
sepultamentos sem conhecimento dos parentes. A família foi convencida a
encerrar o enterro e depois procurar a delegacia, mas afirmou que vai
pedir a exumação do corpo do mecânico.
Ao
lado de Gilberto seria enterrado o corpo de Nivaldo. Diante da
confusão, os parentes dele também exigiram a abertura do caixão, mas a
urna já havia descido pela cova e estava coberta por cimento. A mãe de
Nivaldo chegou a se posicionar em cima do buraco impedindo que os
coveiros jogassem terra para finalizar o sepultamento.
No
fim desta manhã, todos os 15 corpos já haviam sido enterrados nas
cidades de Ipatinga, Belo Oriente, Ipaba, Vargem Alegre e Dores Gunhães.
Tudo indica que os sepultamentos ocorreram normalmente em outras
cidades.http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2012/03/19/interna_gerais,284262/policia-autoriza-familia-abrir-caixao-para-identificar-vitima-de-acidente-na-br-040.shtml
O TEMPO /FOTO: FOTOS SAMUEL AGUIAR
Corpos. Vítimas foram identificadas na funerária de Curvelo; corpos foram levados ontem para Ipatinga
Curvelo.
"Estou triste porque perdi um irmão, mas feliz porque vou poder
enterrá-lo". Foi assim que o mecânico Davi Malta, 34, descreveu o
sentimento de alívio ao reconhecer em Curvelo, na região Central, o
corpo do também mecânico Isaías Vieira, 31, vítima do acidente que
deixou 15 mortos, anteontem, na BR- 040. O ônibus em que ele estava
levava trabalhadores de Paracatu, no Noroeste de Minas, para Ipatinga,
no Vale do Aço, e se chocou com uma carreta que transportava um suporte
de turbina eólica, na altura de Felixlândia.
Segundo
Davi, o processo de reconhecimento foi longo e a faltaram informações.
"Primeiro, não sabiam se ele tinha morrido e nos falaram que havia dois
feridos graves em Belo Horizonte. Fomos lá e não os reconhecemos. Aqui
em Curvelo, fui ao Instituto Médico Legal (IML) porque três corpos
estavam sem identidade, mas também não eram do meu irmão. Então, nos
autorizaram a abrir os 12 caixões com os corpos já identificados e, no
décimo, eu vi meu irmão. Ou seja, ele ia ser enterrado com o nome de
outra pessoa, por outra família".
Ainda,
segundo Davi, a identificação dos corpos, muitos mutilados com o
impacto do acidente (a carreta, segundo a Polícia Civil, pesava 40 t),
foi feita apenas com os documentos dos trabalhadores, o que pode ter
gerado o equívoco.
Feridos.
Em Belo Horizonte, dois feridos seguem em estado grave. "Ele teve
traumatismo craniano, quebrou as duas pernas e também a costela", contou
a aposentada Zélia Ferreira dos Santos, 58, mãe do mecânico Walace
Ferreira, 32. O outro ferido é Douglas Senna, 20.
Quarenta
e três pessoas estavam no ônibus. Seis feridos seguem internados em
Curvelo, Sete Lagoas e na capital. Os demais voltaram ontem cedo para
Ipatinga. (Com Jhonny Cazetta)
Mortos
Adriano Ferreira Lopes, 28
Altair Bicalho, 44
Carlos Ferreira dos Santos, 46
Cleudes Gomes, 26
Davi de Farias Mendes*
Edson Gomes Silva, 26
Gerson Souza, 61
Gilberto de Souza Gonçalves, 51
Isaías Vieira Silva, 31
Ivanildo Gomes, 29
Jadson Lage, 29
Joel Lucindo Andrade, 52
José Maria Barreto, 33
Nivaldo José Lourenço dos Santos, 40
Thadeu Schubert*
* sem idade revelada
Empresa
Apoio. O presidente da Conenge, Heleno
Conte, disse que presta toda ajuda necessária aos feridos e às famílias
dos mortos (velórios, traslados, hospedagem e alimentação). E ele
afirma ainda que se o motorista da carreta estivesse devagar, "a
tragédia seria menor".
CULPOSO
Motorista do ônibus pode ser indiciado
[O
delegado de Curvelo, André Pelli, informou ontem que pode indiciar o
motorista do ônibus por homicídio culposo (quando não há intenção de
matar). A afirmação veio depois do policial colher os depoimentos do
condutor da carreta e dos motoristas de dois carros batedores que o
acompanhavam. "Na versão dos três, o motorista do ônibus tentou fazer
uma ultrapassagem em local proibido, uma curva, e não conseguiu retornar
a tempo para sua pista, apesar de um batedor ter sinalizado".Armando
Farias, 38, sofreu uma fratura exposta no braço e passou ontem por uma
cirurgia. Ainda não há data para ele ser ouvido pela polícia. Mas, se
for condenado por homicídio culposo, pode pegar de dois a quatro anos de
prisão. O ônibus tinha 25 anos de uso e estava com a documentação em
dia. Farias trabalhava na empresa há um ano e seis meses e nunca havia
se envolvido em acidentes. (AG, com Felipe Pedrosa)
Familiares denunciam que vítima de acidente seria enterrada por engano
Parentes querem a exumação de corpos das vítimas da colisão de ônibus e carreta, em Curvelo, que deixou 15 mortos
LEONARDO MORAIS
A família de Gilberto de Souza Gonçalves quebrou o caixão antes que fosse enterrado
Familiares
das vítimas do grave acidente na tarde de sábado (17), na BR-040, estão
indignados com o tratamento dado aos corpos das 15 vítimas. A família
de Gilberto de Souza Gonçalves, de 51 anos, quebrou o caixão antes que
fosse enterrado e descobriu que não se tratava dele. Com isso, a família
agora busca descobrir em qual caixão o trabalhador foi colocado.
Seis corpos já foram enterrados, dois em Ipatinga e quatro em Cachoeira Escura, distrito de Belo Oriente, ambos na região do Vale do Aço. Algumas famílias souberam do erro e estão impedindo que o enterro seja concluído, enquanto as demais procuram as autoridades para pedir que os corpos sejam exumados para nova identificação. De acordo com o delegado André Pelli, que acompanha o caso, a exumação dos corpos somente poderá acontecer com autorização judicial.
Já
o delegado de Ipatinga, Geraldo Magela de Morais, afirmou no final a
manhã, que o corpo de Nivaldo José Lourenço, outra vítima do
acidente, será encaminhado ao IML de Ipatinga, para que a família possa
identificá-lo. Familiares do trabalhador ficaram sabendo da troca do
corpo de Gilberto de Souza Gonçalves e impediram que ele fosse enterrado
até uma confirmação, já que os mortos foram colocados em caixões
lacrados, devido ao estado em que se encontravam.
Seis corpos já foram enterrados, dois em Ipatinga e quatro em Belo Oriente, na região do Vale do Aço (Foto Leonardo Morais)
A Polícia Civil abriu inquérito para apurar as causas e a culpa do acidente. Já foram ouvidos os motoristas do caminhão e da carreta envolvidos no acidente. Ambos afirmaram que o motorista do ônibus se precipitou e fez uma ultrapassagem perigosa, ao interpretar mal o movimento de um dos caminhões, que foi para o acostamento para dar passagem à carreta. O motorista do ônibus permanece internado, sem risco de morrer, e ainda não foi ouvido.
Com isso, a Polícia Civil trabalha com a hipótese do motorista ser acusado de homicídio culposo (quando não há a intenção de matar). André Pelli ainda aguarda que Armando Anselmo de Fariua, que conduzia o ônibus receba alta,o que ainda não há previsão de acontecer.
O acidente
Na tarde de sábado (17), 15 pessoas morreram na colisão envolvendo um ônibus que levava trabalhadores de uma empresa de Ipatinga e uma carreta que transportava um gigantesco tubo de aço. O acidente foi no km 395 da BR-040, na altura da cidade de Felixlândia, região Central do Estado. Outras 29 pessoas ficaram feridas, várias delas presas às ferragens. Muitos feridos permanecem internados em hospitais de Curvelo, Sete Lagoas e Pronto-Socorro João XXIII. em BH.
Segundo testemunhas, o motorista do ônibus tentava ultrapassar um caminhão num local de faixa contínua. O motorista do caminhão contou aos policiais que teria visto a aproximação da carreta, com batedores, vindo em sentido contrário. Ele teria descolado o veículo para a direita, permitindo a passagem.
Ônibus ficou com o lado esquerdo completamente destruído (Foto: Carlos Roberto)
O motorista do ônibus teria interpretado o gesto como uma liberação de passagem e fez a manobra. Nesse momento, o ônibus atingiu o tubo levado pela carreta. Toda a lateral esquerda do ônibus foi rasgada. Ainda segundo as testemunhas, os mortos e feridos graves estariam sentados deste lado.
O ônibus, fretado pela empresa Conenge, de Ipatinga, transportava de volta da cidade de Paracatu trabalhadores que estavam na mineradora de ouro Kinross desde a última terça-feira.
O empresário Heleno Conti, proprietário da Conenge, afirmou que, o que for preciso será feito para resolver o problema, inclusive o exame de DNA para identificação das vítimas. No domingo, ele, inicialmente, descartou que tenha havido imprudência do motorista da empresa no acidente. "O que nós sabemos é que à frente do ônibus trafegava um caminhão de carvão. O condutor do caminhão de carvão viu que os batedores da carga que vinha em sentido contrário piscaram os faróis e ele então foi para o acostamento. O motorista do nosso ônibus achou que o veículo à frente encostou para ele ultrapassar. Foi fazer isso e deu de frente com a carreta com o excesso lateral, um tubo de aço. Esse tubo pegou a lateral do ônibus, onde viajavam a maioria dessas vítimas”, detalhou.
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Polícia vai abrir inquérito para apurar causas de acidente na BR-040, em MG
Quinze pessoas morreram; duas estão internadas em estado grave.
A
Polícia Civil vai abrir inquérito para apurar a causa do acidente que
matou 15 pessoas na BR-040, neste sábado (17). Segundo testemunhas, o
motorista teria tentado fazer uma ultrapassagem irregular, em faixa
contínua. “A gente aguarda uns dias para receber a ocorrência da PRF
[Polícia Rodoviária Federal] e para evolução dos casos mais graves, das
vítimas que estão em estado grave nos hospitais, pra gente verificar o
número total de óbitos e, posteriormente, vão ser ouvidas todas as
vítimas que estavam dentro do veículo”, explicou o delegado André Pelli.
De
acordo com a polícia, o ônibus estava com a documentação em dia. Se for
considerado culpado, o motorista pode pegar de dois a quatro anos de
prisão, pena que pode ser agravada pelo fato de ele estar conduzindo
passageiros. O caso é considerado homicídio culposo, provocado por
imperícia, imprudência ou negligência. Duas pessoas continuam internadas
em estado grave e correm risco de morrer.
saiba mais
Os corpos das vítimas do acidente na BR-040 foram encaminhados para Ipatinga, na Região Leste de Minas Gerais. O acidente envolvendo um ônibus e uma carreta foi na tarde de sábado, entre Curvelo e Felixlândia, deixou ainda 16 feridos, segundo o Corpo de Bombeiros.
De acordo com a assessoria do Hospital João XXIII, em Belo Horizonte, dois feridos estão internados na unidade de saúde em estado grave.
Os
43 ocupantes do veículo trabalhavam da empresa Conenge, de montagem e
manutenção industrial, sediada em Ipatinga, no Leste de MG. O gerente
administrativo da empresa, Lindolfo Viana, disse ao G1 que os trabalhadores retornavam para Ipatinga, após prestarem serviço durante a semana em uma obra em Paracatu, no Noroeste de Minas. Viana também informou que a empresa decretou luto.
O acidente
De
acordo com a Polícia Militar (PM), uma carreta larga, acompanhada de
batedores, seguia no sentido Brasília, quando o ônibus, que ia no
sentido contrário fez uma ultrapassagem. O motorista de um dos batedores
disse à polícia que alertou pelos faróis, mas o ônibus não teve como
parar e esbarrou em uma das pontas da carreta, tombando. O acidente
aconteceu na BR-040 entre Curvelo e Felixlândia, na Região Central de Minas Gerais, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Hospitais de Curvelo, Belo Horizonte e Sete Lagoas ainda atendem vítimas
No acidente, 15 pessoas morreram e outras 16 feridas |
Seis
pessoas que ficaram gravemente feridas em um acidente na tarde de
ontem, na BR-040, na divisa dos municípios de Felixlândia e Curvelo, na
Região Central de Minas, seguem internadas em hospitais de três
municípios. Das sete vítimas que foram encaminhadas para o Hospital
Municipal Monsenhor Flávio da Mota, em Sete Lagoas, cinco já foram
liberadas e duas permanecem na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).
Saiba mais...
Corpos de vítimas de acidente entre ônibus e carreta na BR-040 são identificados Acidente entre ônibus e carreta deixa 15 mortos e vários feridos em Felixlândia
No
Hospital de Pronto-Socorro João XXIII (HPS), em Belo Horizonte, Wallace
Ferreira Silva, 32 anos, está setor de politraumatismo, em estado
grave. Outro homem não ainda não identificado, com cerca de 30 anos,
também está no mesmo setor.
No
Hospital Municipal de Curvelo, uma vítima ainda está no Centro de
Tratamento Intensivo (CTI), mas não corre risco de morte. Uma segunda
também está internada, mas na ala de obervação ainda sem previsão de
alta.
O ACIDENTE
De
acordo com o Heleno Conte, diretor-presidente da Conenge – empreiteira
que presta serviço de montagem eletromecânica -, o acidente foi uma
fatalidade. Segundo ele, o motorista da empresa seguia atrás de um
caminhão carregado de carvão. Os batedores da carreta teriam sinalizado
para o caminhão, que diminuiu a velocidade e ficou mais a direita da
pista. Neste momento o condutor do ônibus teria interpretado como uma
sinalização ultrapassagem, e colidiu com a lateral da carreta que vinha
no sentido contrário.
VÍTIMAS
Algumas
vítimas são funcionários antigos da empresa, que presta serviços há 15
anos, e outros foram contratados especialmente para essa empreitada. De
acordo com informações do Corpo de Bombeiros, além dos 15 mortos, sete
pessoas tiveram ferimentos leves e outras nove ficaram gravemente
feridas. Veja a lista de vítimas que morreram no acidente:
Altair Bicalho, 45 anos, mecânico de manutenção;
Carlos Ferreira dos Santos, 47 anos, encarregado de manutenção;
Cleudes Macedo Gomes, 27 anos, mecânico de manutenção;
Davi de Faria Mendes, mecânico de manutenção;
Edson Gomes da Silva, 28 anos, mecânico de manutenção;
Gerson Batista de Souza, 51 anos, mecânico de manutenção;
Gilberto de Souza Gonçalves, 51 anos, mecânico de manutenção;
Isaías Vieira Silva;
Ivanildo Vieira Gomes, 33 anos, mecânico de manutenção;
Jadson Gonçalves Lage, 30 anos, encarregado de mecânico;
Joel Lucindo de Andrade, 53 anos, encarregado de mecânico;
José Maria Barreto, 34 anos, técnico de segurança do trabalho;
Nivaldo José Lourenço, 33 anos, mecânico de manutenção;
Tadeu Fernandes Schubert;
Todos
os corpos das vítimas do acidente entre um ônibus da empresa Conenge e
um caminhão na BR-040, em Felixlândia, região Central de Minas, já foram
identificados. Os restos mortais serão levados para a sede da Conenge,
em Ipatinga, no Vale do Aço.
A
empresa já divulgou a lista com o nome das vítima e informou que todo
apoio está sendo dado às famílias. No fim da manhã deste domingo, a
diretoria da Conente, localizada no bairro Iguaçu, em Ipatinga, divulgou
a lista oficial de mortos e os respectivos locais para o sepultamento. A
chegada dos corpos está prevista para o fim da tarde.
1 Adriano Ferreira Lopes, 28 anos
2 Altair Bicalho, 44 anos
3 Carlos Ferreira dos Santos, 46 anos
4 Cleudes Macedo Gomes, 26 anos
5 Davi de Farias Mendes, não teve a idade revelada
6 Edson Gomes da Silva, 26 anos
7 Gerson Batista de Souza de 61 anos
8 Gilberto de Souza Gonçalves, 51 anos
9 Isaías Vieira de Souza Gonçalves, 29 anos
10 Ivanildo Vieira Gomes, 29 anos
11 Jadson Gonçalves Lage de 29 anos
12 Joel Lucindo de Andrade, 52 anos
13 José Maria Barreto, 33 anos
14 Nivaldo José Lourenço dos Santos, 40 anos
15 Thadeu Fernandes Shubert, que não teve a identidade revelada
Além
dos mortos, outras seis pessoas feridas gravemente continuam internadas
sendo duas em Belo Horizonte, duas em Curvelo e duas em Sete Lagoas.
Em
declaração, André Pelli, delegado regional de Curvelo, disse que vai
esperar o motorista do veículo receber alta para ouví-lo. O motorista,
um dos internados em Curvelo, quebrou o braço e precisou passar por uma
cirurgia. Ele não corre o risco de morrer, mas ainda não há previsão de
alta.
O
acidente, que envolveu o ônibus e uma carreta, deixou 15 pessoas mortas
e 28 feridas, de acordo com o Corpo de Bombeiros de Sete Lagoas. De
acordo com a empresa que transportava os trabalhadores, no veículos
tinha 43 pessoas.
Atualizada às 14h54
Galeria de fotos
»
N
Com o impacto da batida envolvendo um caminhão, o ônibus que transportava trabalhadores se partiu ao meio
CRISTIANO COUTO
Os corpos estavam no Instituto Médico-Legal de Curvelo e foram encaminhados a Ipatinga
O Corpo de Bombeiros divulgou neste domingo (18) a identidade dos mortos e feridos no grave acidente ocorrido na BR-040, em Felixlândia, região Central de Minas Gerais. A batida envolvendo um ônibus e um caminhão aconteceu na tarde de sábado (17).
Segundo os militares, treze mortos foram identificados como Adriano Ferreira Lopes, de 28 anos, José Mario Barreto, 33, Gilberto de Souza Gonçalves, 51, Carlos Ferrreira dos Santos, 46, Cleudes Macedo Gomes, 26, Gerson Batista de Souza, 61, Altair Bicalho, 44, Joel Lucindo de Andrade, 52, Jadson Gonçalves Lage, 29, Edson Gomes da Silva, 26, Ivanildo V. Gomes, 29, Isaias Vieira Silva, 29, Nivaldo José Lourenço dos Santos, 40. Os outros dois mortos não foram identificados.
Chuva atrapalhou os trabalhos de resgate dos feridos; vários deles ficaram presos às ferragens. (Foto: Carlos Roberto)
As feridos, internadas em hospitais de Curvelo, Sete Lagoas e Belo Horizonte, são dois homens identificados apenas como André e Armando, Rogerio Souza Silva, Jader Oliveira dos Santos, Antunes Constantino, Eloizio Martins Rosa, Reginaldo Rodrigues da Silva, Luis Claudio Silva e Wallace Ferreira Silva, este último internado em estado grave no Hospital de Pronto-Socorro João XXIII. Para lá, também foi levado em estado grave um homem, ainda não identificado.
Todos eles trabalhavam para a empresa Conenge e estavam sendo conduzidos de Paracatu a Ipatinga pelo ônibus placa GVH -5638, de Ipatinga. O acidente aconteceu por volta das 14h30 no km 395 da BR 040. Ao tentar uma ultrapassagem, o ônibus bateu na lateral de um caminhão carregado com um grande tubo de aço. Toda a lateral esquerda do veículo foi arrancada pelo impacto.
O empresário Heleno Conti, da Conenge, afirma que inicialmente descarta imprudência do motorista no acidente com ônibus da empresa. “O que nós sabemos é que à frente do ônibus trafegava um caminhão de carvão. O condutor do caminhão de carvão viu que os batedores da carga que vinha em sentido contrário piscaram os faróis e ele então foi para o acostamento. O motorista do nosso ônibus achou que o veículo à frente encostou para ele ultrapassar. Foi fazer isso e deu de frente com a carreta com o excesso lateral, um tubo de aço. Esse tubo pegou a lateral do ônibus, onde viajavam a maioria dessas vítimas”, detalhou.
*Com Diário do Aço
Sai a lista oficial das vítimas de tragédia na BR-040
Acidente entre ônibus de trabalhadores de Ipatinga e carreta, em Felixlândia, deixou 15 mortos e 29 pessoas com ferimentos graves
Acidente entre ônibus de trabalhadores de Ipatinga e carreta, em Felixlândia, deixou 15 mortos e 29 pessoas com ferimentos graves
CARLOS ROBERTO / JORNAL HOJE EM DIA
DA REDAÇÃO -
O acidente, foi na tarde deste sábado, quando um ônibus da empreiteira
Conenge trazia um grupo de trabalhadores mineradora de ouro Kinross, de
volta para casa em Ipatinga.
No KM-395, da BR-040, segundo
informações extraoficiais (a perícia da Polícia Civil só sai dentro de
30 dias, no mínimo), o motorista do ônibus iniciou uma ultrapassagem. Em
sentido contrário, trafegava uma carreta com excesso lateral, levando
uma torre de usina eólica.
O carro batedor sinalizou para o
coletivo, mas o condutor do coletivo não conseguiu desviar o suficiente e
evitar que o tubo de aço, transportado pela carreta, rasgasse a lateral
esquerda do coletivo.
A maioria dos trabalhadores, sentada
desse lado do coletivo, morreu na hora ou saiu com ferimentos muitos
graves. Na madrugada de hoje saiu a primeira lista, divulgada pelo Corpo
de Bombeiros em Curvelo.
No fim da manhã deste domingo a
diretoria da Conente, localizada no bairro Iguaçu, em Ipatinga, divulgou
a lista oficial de mortos e os respectivos locais para o sepultamento. A
chegada dos corpos está prevista para o fim da tarde de hoje.
1 Adriano Ferreira Lopes, 28 anos
Residia na rua Noêmia dos Progídeos, Vargem Alegre
Será sepultado em Vargem Alegre
2 Altair Bicalho, 44anos
Residia na rua 4, bairro Planalto, Ipatinga
Será velado na Igreja Assembleia de Deus, no Planalto II
Sepultamento: Cemitério Parque Senhora da Paz
3 Carlos Ferreira dos Santos, 46 anos
Residia na rua Manoel Bandeira, Cachoeira Escura, Belo Oriente
Será velado na Igreja Assembleia de Deus, na rua Gonçalves Dias
Sepultamento: Cachoeira Escura
4 Cleudes Macedo Gomes, 26 anos
Residia na rua Montes Claros, Centro de Ipatinga
Será velado em Vargem Alegre
Sepultamento: Vargem Alegre
5 Davi de Farias Mendes
Residia na rua Omar Coutinho, Cachoeira Escura, Belo Oriente
Será velado na Igreja Assembleia de Deus, na rua Gonçalves Dias
Sepultamento: Cachoeira Escura
6 Edson Gomes da Silva, 26 anos
Residia na rua Piauí, Cachoeira Escura, Belo Oriente
Será velado na rua Piauí
Sepultamento: Cachoeira Escura
7 Gerson Batista de Souza de 61 anos
Residia na rua Vista Alegre, bairro Codesta, Belo Oriente
Será velado na Chácara do Jurandir, em Cachoeira Escura.
Sepultamento: Cachoeira Escura
8 Gilberto de Souza Gonçalves, 51 anos
Residia na rua Manoel Nero, bairro Industrial, Santana do Paraíso
Será velado na avenida Falaerte Lopes, Centro, de Santana do Paraíso
Sepultamento: Cemitério Parque Senhora da Paz
9 Isaías Vieira de Souza Gonçalves, 29 anos
Residia na rua São Borja, bairro Caravelas Ipatinga
Será velado na Capela do Cemitério Parque Senhora da Paz
Sepultamento: Cemitério Parque Senhora da Paz
10 Ivanildo Vieira Gomes, 29 anos
Residia na rua Neômio, bairro Imbaúbas, Ipatinga
Será velado na Capela do Cemitério Parque Senhora da Paz
Sepultamento: Cemitério Parque Senhora da Paz
11 Jadson Gonçalves Lage de 29anos
Residia na Fazenda Boa Vista, área rural de Dores de Gunhães
Será velado em e sepultado no povoado de Macaquinhos Lagos
12 Joel Lucindo de Andrade, 52 anos
Residia na rua Mestre Vitalino, bairro Ideal em Ipatinga
Será velado na Igreja Presbiteriana, na rua Quirino, em Ipaba
Sepultamento: Ipaba
13 José Maria Barreto, 33 anos
Residia na rua Mesquita, bairro Novo Oriente, Belo Oriente
Será velado na rua Timóteo, em Belo Oriente
Sepultamento: Belo Oriente
14 Nivaldo José Lourenço dos Santos, 40 anos
Residia na rua 4 Planalto II em Ipatinga
Será velado na Igreja Assembleia de Deus, bairro Planalto II
Sepultamento: Cemitério Parque Senhora da Paz
15 Thadeu Fernandes Shubert
Residia na rua Flox, bairro Bom Jardim, Ipatinga
Será velado na capela do Cemitério Parque Senhora da Paz
Sepultamento: Cemitério Parque Senhora da Paz
Vítimas feridas levemente: Foram sete conduzidas por ambulâncias da região;
Vítimas feridas gravemente: Nove pessoas conduzidas pelas aeronaves Arcanjo e Pegasus ao Pronto Socorro de Curvelo, Sete Lagoas e Belo Horizonte:
1 Rogerio Souza Silva
2 Jader Oliveira dos Santos
3 Antunes Constantino
4 Eloizio Martins Rosa
5 Reginaldo Rodrigues da Silva
6 Luis Claudio Silva
7 Wallace Ferreira Silva
8 André
9 Armando.
O acidente envolveu o ônibus placa GVH-5638 de Ipatinga, de
propriedade da empresa Conenge e a carreta placa DAJ-9556 de Santo
André/SP. O motorista da carreta nada sofreu. Já o motorista do ônibus
teve ferimentos leves e deverá prestar esclarecimentos ainda neste
domingo, no inquérito que será instaurado para apurar o caso.
Helicóptero e viaturas se deslocaram para socorro.
Carreta seguia no sentido Brasília quando ônibus fez uma ultrapassagem.
Um
grave acidente na tarde deste sábado (17) entre um ônibus e uma carreta
deixou ao menos 15 mortos na BR-040, entre Curvelo e Felixlândia, na
Região Central de Minas Gerais, de acordo com a Polícia Rodoviária
Federal (PRF). Um helicóptero do Corpo de Bombeiros e viaturas foram
acionados para ajudar no resgate. O Batalhão de Operações Aéreas
informou que aeronaves das polícias Militar e Civil também foram
deslocadas para o local do acidente.
De
acordo com a Polícia Militar (PM), uma carreta larga, acompanhada de
batedores, seguia no sentido Brasília, quando o ônibus, que ia no
sentido contrário fez uma ultrapassagem. O motorista de um dos batedores
disse à polícia que alertou pelos faróis, mas o ônibus não teve como
parar e esbarrou em uma das pontas da carreta, tombando.
As vítimas foram encaminhadas para um hospital de Curvelo e
para o Hospital de Pronto-Socorro João XXIII, em Belo Horizonte. De
acordo com o Batalhão de Operações Aéreas, por volta das 18h00, uma
pessoa gravemente ferida, ainda não identificada, chegou de helicóptero à
unidade de saúde na capital.
O Corpo de Bombeiros informou que 54 pessoas estavam no
ônibus, incluindo o motorista e o auxiliar. Segundo a PRF, o veículo
seguia de Paracatu para Ipatinga, cidade sede da empresa proprietária do
ônibus acidentado. O G1 tentou entrar em contato com a empresa, mas até
as 18h45 ninguém foi encontrado.
Por causa da batida, o tráfego chegou a ser totalmente
interrompido no local, deixando o trânsito lento na BR-040. Por volta
das 20h40, a polícia informou que a pista foi liberada.
BR-135
Outro acidente, ocorrido próximo a Curvelo,
provocou a morte de duas pessoas na tarde deste sábado. De acordo com a
Polícia Rodoviária Federal, dois carros bateram na BR-135. Ainda segundo
a PRF, as vítimas são os motoristas dos veículos.
Sidney Melo / JVA
15 pessoas morreram na batida entre
a carreta e o ônibus
|
DA REDAÇÃO -
Um grave acidente envolvendo trabalhadores da empresa Conenge, de
Ipatinga, chocou o estado. Por volta das 14h30, na BR-040, quilometro
395, próximo a Felixlândia, Região Norte de Minas, um ônibus com
trabalhadores da empresa ipatinguense se chocou com uma carreta, que
seguia sentido Brasília. Ela transportava um grande tubo de aço, e
segundo testemunhas, tinha excesso na lateral do veículo. O ônibus
tentou uma ultrapassagem, e o lado do tubo ‘rasgou’ o ônibus de ponta a
ponta. De acordo com o Corpo de Bombeiros, no mínimo 15 trabalhadores
morreram, e 29 ficaram feridos.
No
acidente de Felixlândia, aproximadamente 29 pessoas ficaram feridas,
sendo que várias ficaram presas às ferragens. Os feridos foram
encaminhados a hospitais de Curvelo e Sete Lagoas. Pelo menos duas
pessoas foram levadas de helicóptero para o Hospital de Pronto-Socorro
João XXIII. Os mortos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal
(IML) de Curvelo.
Para
o salvamento, o Corpo de Bombeiros contou com dois helicópteros (o
Arcanjo, da corporação, e o Pégasus, da Polícia Militar) e várias
viaturas das unidades de Curvelo e Sete Lagoas. Segundo a PRF, a pista
ficou fechada nos dois sentidos e o salvamento das vítimas foi
atrapalhado pela chuva constante e intensa. Segundo informações da PRF, a
pista foi totalmente liberada às 20h 40.
O
ônibus, fretado pela empresa Conenge, de Ipatinga, transportava de
volta da cidade de Paracatu trabalhadores que estavam na mineradora de
ouro Kinross desde a última terça-feira (13). A maioria dos
trabalhadores era formada por mecânicos de manutenção. Segundo
trabalhadores que não se feriram, o tubo de aço transportado pelo
caminhão, que seguia em direção contrária, teria se chocado ao ônibus,
enquanto este veículo tentava uma ultrapassagem. O tubo rasgou toda a
lateral esquerda do ônibus. Todos os mortos e feridos graves estavam
sentados deste lado (Com informações do jornal Hoje em Dia)
Acidente com ônibus da Conenge mata 15 trabalhadores de Ipatinga
Ônibus
saiu de Paracatu e seguia para Ipatinga quando bateu de frente com uma
carreta causando a morte de 15 trabalhadores e deixando outros 20
feridos
O
acidente entre um ônibus da empreiteira Conenge, de Ipatinga, e uma
carreta cegonha deixou 15 trabalhadores mortos. A batida ocorreu na
BR-040, em Felixlândia, Região Central de Minas, na tarde deste sábado,
deixou ainda várias pessoas feridas e presas entre as ferragens. A
informação sobre o número de mortos foi divulgada pelo Corpo de
Bombeiros. Conforme o Corpo de Bombeiros, cerca de 20 pessoas ficaram
presas às ferragens. Várias equipes de salvamento, além do helicóptero
Arcanjo, foram enviadas das cidades de Sete Lagoas e Curvelo. De acordo
com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o ônibus, que saiu
de Paracatu e seguia para Ipatinga, fazia transporte de passageiros da
empreiteira quando bateu de frente com a carreta. Todos os feridos foram
levados para o Hospital de Pronto-Socorro de Curvelo. O trânsito no
local ficou fechado até à noite, quando houve liberação da pista no
sentido Paracatu, e o tráfego passou a ser feito de maneira alternada.
Os corpos das 15 vítimas foram levados para o Instituto Médico Legal
(IML) de Curvelo.
Vítimas de tragédia na BR-040 devem chegar ainda hoje
Funerárias preparam começo do traslado, para Ipatinga, dos corpos das vítimas do acidente de Felixlândia
CARLOS ROBERTO / JORNAL HOJE EM DIA
DA REDAÇÃO –
Está programado para começar, na manhã deste domingo, o traslado dos
corpos das vítimas do acidente na BR-040, em que morreram vários
trabalhadores da construtora Conenge, de Ipatinga.
O
número oficial de mortos é incerto. Inicialmente foi divulgado pela
Polícia Rodoviária Federal que seriam 15, mas a lista oficial, liberada
pelos Bombeiros Militares contém 13 nomes de vítimas já identificadas. A
14ª vítima está sem identificação.
Em
Curvelo, o dirigente de uma funerária confirma que a maioria dos corpos
já está nos carros, prontos para iniciar a viagem, que deve durar entre
4 e 6 horas. O funcionário também acreditam que sejam 15 os mortos no
acidente.
Curvelo
fica a 385 quilômetros de Ipatinga. Uma das rotas possíveis é via Sete
Lagoas/Belo Horizonte/BR-381 até chegar a Ipatinga.
Vários
familiares dos operários que estavam nessa viagem foram para a região
de Felixlândia. O problema é que as vítimas estão em locais diferentes.
Algumas em Curvelo, outras em Sete Lagoas e ainda uma em Belo Horizonte.
“Agora
há pouco chegou uma família e tivemos que abrir os caixões para que
procurasse um determinado parente, mas esperamos resolver rapidamente e
iniciar a viagem”, informou o funcionário de uma das funerárias
responsável pelo traslado.
Segundo
informação do delegado regional de Curvelo, André Pelli, informou em
entrevista no começo da manhã de hoje, à Rádio Itatiaia, confirmou que
representantes da empresa empregadora dos operários passaram a noite em
contato com familiares para agilizar a documentação para se chegar à
identificação e liberação dos corpos das vítimas.
A
Conenge Manutenção e Montagem Industrial, tem sede na rua Guaicurus, no
bairro Iguaçu em Ipatinga. A empresa ainda não informou, oficialmente, o
local do velório dos corpos.
“Os
corpos que foram facilmente identificados já foram liberados. Para
outros ainda vamos precisar de procedimentos de identificação. Mas vamos
tentar agilizar, dentro do que for possível, para aliviar o sofrimento
das famílias”, explicou o delegado.
André
Pelli também afirmou na entrevista, que para atender à emergência o
contingente de pessoal da polícia em Curvelo, suficiente apenas para
demandas normais, teve que ser reforçado com profissionais enviados pelo
14º Departamento da Polícia Civil da cidade de Diamantina.
MAIS:
Google Maps
Repórter : Plantão da Reportagem Diário do Aço - Alex Ferreira
Sai a lista parcial das vítimas de tragédia na BR-040
Acidente
entre ônibus de trabalhadores de Ipatinga e carreta, em Felixlândia,
deixou 14 mortos e 29 pessoas com ferimentos graves
CARLOS ROBERTO / JORNAL HOJE EM DIA
DA
REDAÇÃO - O acidente, foi na tarde deste sábado, quando um ônibus da
empreiteira Conenge trazia um grupo de trabalhadores mineradora de ouro
Kinross, de volta para casa em Ipatinga.
No
KM-395, da BR-040, segundo informações extraoficiais (a perícia da
Polícia Civil só sai dentro de 30 dias, no mínimo), o motorista do
ônibus iniciou uma ultrapassagem. Em sentido contrário, trafegava uma
carreta com excesso lateral, levando uma torre de usina eólica.
O
carro batedor sinalizou para o coletivo, mas o condutor do coletivo não
conseguiu desviar o suficiente e evitar que o tubo de aço, transportado
pela carreta, rasgasse a lateral esquerda do coletivo.
A
maioria dos trabalhadores, sentada desse lado do coletivo, morreu na
hora ou saiu com ferimentos muitos graves. Na madrugada de hoje saiu a
primeira lista, divulgada pelo Corpo de Bombeiros em Curvelo.
Ainda
falta identidade de algumas vítimas e não se sabe ao certo como está a
situação dos sobreviventes internados em estado grave. Os números podem
mudar, na medida em que as informações forem apuradas. Confira:
Mortos no local
1 Adriano Ferreira Lopes de 28 anos
2 José Mario Barreto de 33 anos
3 Gilberto de Souza Gonçalves de 51anos
4 Carlos Ferrreira dos Santos de 46 anos
5 Cleudes Macedo Gomes de 26 anos
6 Gerson Batista de Souza de 61 anos
7 Altair Bicalho de 44 anos
8 Joel Lucindo de Andrade de 52 anos
9 Jadson Gonçalves Lage de 29 anos
10 Edson Gomes da Silva de 26 anos
11 Ivanildo V. Gomes de 29 anos
12 Isaias Vieira Silvade 29 anos
13 Nivaldo José Lourenço dos Santos de 40 anos
14 Vítima masculina,não identificada,de aproximadamente 30 anos
Vítimas feridas levemente: Foram sete conduzidas por ambulâncias da região;
Vítimas feridas gravemente: Nove pessoas conduzidas pelas aeronaves Arcanjo e Pegasus ao Pronto Socorro de Curvelo, Sete Lagoas e Belo Horizonte:
1 Rogerio Souza Silva
2 Jader Oliveira dos Santos
3 Antunes Constantino
4 Eloizio Martins Rosa
5 Reginaldo Rodrigues da Silva
6 Luis Claudio Silva
7 Wallace Ferreira Silva
8 André
9 Armando.
O
acidente envolveu o ônibus placa GVH-5638 de Ipatinga, de propriedade
da empresa Conenge e a carreta placa DAJ-9556 de Santo André/SP. O
motorista da carreta nada sofreu. Já o motorista do ônibus teve
ferimentos leves e deverá prestar esclarecimentos ainda neste domingo,
no inquérito que será instaurado para apurar o caso. As informações são
do Corpo de Bombeiros Militares.
Debaixo
de chuva, a colisão entre um ônibus da empreiteira Conenge, de
Ipatinga, e uma carreta, deixou 29 pessoas feridas e pelo menos 14
trabalhadores mortos. Outras 10 pessoas saíram com ferimentos leves. O
acidente foi por volta das 14h30, no km 395 da BR-040, próximo à cidade
de Felixlândia.
Os
sobreviventes feridos foram transportados para hospitais de Curvelo e
Sete Lagoas, as duas cidades maiores e mais próximas do local do
acidente.
O
corpo de Bombeiros precisou usar um helicóptero para chegar ao local,
onde as vítimas eram resgatadas entre as ferragens. Dois sobreviventes
foram levados para o Pronto-Socorro João XXIII, em Belo Horizonte. Já os
mortos foram levados para o Instituto Médico Legal (IML) de Curvelo. Há
dificuldades para se identificar a lista completa de mortos, o que só
deve sair neste domingo.
A
chuva intensa desse sábado, na região central de Minas dificultou ainda
mais o trabalho de resgate das vítimas. A Polícia Militar empenhou
viaturas e um helicóptero no apoio aos trabalhos da Polícia Rodoviária
Federal.
CARLOS ROBERTO / JORNAL HOJE EM DIA
Segundo
as primeiras informações, dos Bombeiros Militares e do jornal Hoje em
Dia, o ônibus placas GVH-5638, fretado pela empresa Conenge, de
Ipatinga, transportava de volta da cidade de Paracatu trabalhadores que
estavam na mineradora de ouro Kinross.
O
grupo tinha iniciado um trabalho na mina terça-feira passada. A maioria
dos trabalhadores era formada por mecânicos de manutenção, do Vale do
Aço.
Os
sobreviventes relataram que um tubo de aço, transportado pelo caminhão
que colidiu no sentido contrário com o ônibus, rasgou toda a lateral
esquerda do ônibus. Todos os mortos e feridos graves estavam sentados
deste lado.
Entre
os sobreviventes estão os operários César Júnior e Marcos José Nunes,
que contam os momentos que viveram durante o acidente.
Relatos
A
carreta, da transportadora Tomé, seguia no sentido a Brasília, levando
um grande tubo de aço, com excesso lateral. Entretanto, o deslocamento
rodoviário da peça tinha acompanhamento de batedores.
O
motorista de um dos veículos batedores disse à PRF que o ônibus fez uma
ultrapassagem. O batedor garante que alertou pelos faróis, mas o ônibus
não parou e esbarrou em uma das pontas da carga da carreta, que
"rasgou" de fora a fora uma das laterias do coletivo.
CARLOS ROBERTO / JORNAL HOJE EM DIA
Repórter : Plantão da Reportagem Diário do Aço - Alex Ferreira
Fonte:
Publicado em 12/05/2012 por junnper
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